Olhares sobre o ESC2018: Montenegro


Montenegro
Intérprete(s): Vanja Radovanovic
Tema: Inje


André Fernandes - Montenegro a ser Montenegro. Bastante étnico, gosto quando os países são autênticos e se assumem desta maneira. A canção sofreu alterações e melhor, em termos gerais. No entanto, alguns vídeos live do interprete levam-me a esperar o pior! Esperar para ver…

1 ponto


Hugo Sepúlveda - Gosto que Montenegro tenha regressado aos sons balcânicos! É daqueles gostinhos que o ESC este ano nos volta a trazer! Se é a melhor balada balcânica que já ouvimos nos últimos tempos? Não, de longe. Gosto de Inje e talvez ao vivo resulte melhor, mas falta um toque mais deslumbrante ao instrumental. Aquela melodia que nos vicia. Tem um certo traço dramático que obviamente tinha de ter, mas ainda assim não chega. Penso que acabe por parecer demasiado repetitiva e se torne cansativa. Ainda assim, espero que ao vivo consiga criar uma atmosfera que nos envolva mais e ser mais convincente.

3 pontos


Margarida Martins -  Palmas para a língua nativa e para o estilo épico a que o Montenegro nos tem habituado. Não diria que chega ao pódio, mas é uma canção interessante e emocionante, que vai crescendo até culminar no final, sempre acompanhada por uma orquestra de instrumentos REAIS! (Demasiado? Desculpem…)

7 pontos


Miguel Braga - Não gosto!! Acho que Montenegro já levou canções bem melhores para a eurovisao.
Falta algo nesta canção, algo que preencha e deixe a música no ouvido.

1 ponto


Nuno Conceição - O Montenegro aprendeu com as lições do passado e decidiu voltar a apostar num tema cantado em montenegrino, exponenciando as hipóteses de qualificação. O problema reside, contudo, na proposta que nos traz este ano… A canção é agradável ao ouvido, harmoniosa, a interpretação é segura, mas falta-lhe algo que a torne distintiva da restante competição (só um idioma diferente não será suficiente). Deverá digladiar-se por um lugar na Final mas sem grandes hipótese de assegurar o apuramento.

4 pontos


Paulo Morais - Parabéns pela escolha da língua e pelas sonoridades balcânicas. Numa primeira audição passou-me despercebida, mas depois de ouvir com mais atenção gostei, mas acho que não é suficientemente forte para conseguir o passe para a Final. Mas o caminho para este país talvez seja este, umas baladonas balcânicas mas mais poderosas e profundas…

7 pontos


Rúben Ameixa - E venha de lá mais uma balada numa boa voz. Mas, lá está, mais uma balada. A voz do Vanja apesar de boa, não será suficiente para garantir um lugar na final. A prestação em palco também não me parece que vá surpreender. Acho que mas um ano, Montenegro vai ficar pela semifinal. A canção por ser uma balada, será como tantas outras, apenas “mais uma”.

3 pontos


Tiago Alves - Finalmente temos de volta uma balada balcânica. Não é a balada que queremos mas a balada que merecemos. Apesar de ser muito bonita torna-se muito monótona faltando-lhe um momento de explosão enfraquecendo assim a proposta montenegrina. Acredito que ficará pela semi final mas caso passe será uma agradável surpresa e resultado de um maravilhoso trabalho por parte do artista e da delegação na performance em palco. Espero que os outros países dos Balcãs tirem notas e tragam as baladas de volta…

5 pontos



Total: 146 pontos

2 comentários:

  1. Bonita melodia. Não percebo nada do que ele diz, mas vejo que tem uma voz potente e boa imagem. Merece bem os meus 7 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Montenegro tenta expor este ano uma arma forte depois de Salvador demonstrar que a riqueza reside na composição músical e em cantar no idioma nativo que é mágico e capaz de transportar-nos aos mundos que cada ser deseja pela incógnita e desconhecimento do idioma.
    O intérprete Vanja Radovanovic sem dominio total no vocal (demonstrado em directos incluindo o pre-party madrid) e sem forte presenta dramática que é o que pede o tema. Aquí reside no meu ponto de vista mais um problema, o maior problema, o tema: Inje.
    (Geada, gelado, congelado, nevado etc) um sem fim de adjetivos fríos dramáticos e distantes em que o tele-espectador e ouvinte sem entender o idioma e com uma interpretação pouco chamativa vai navegar por um dramatismo que o absorve numa negatividade imaginária e não apelativa ao voto. Não há notas místicas neste tema apenas reside nele notas dramáticas. Um tema quando não se entende têm que transportar-nos a um mundo místico que te toque o sentimento, o coração, o cérebro ou a razão. Os toques musicais e a interpretação desta canção convidam-me a ... 1 ponto. Montenegro volta para casa dia día 10.

    ResponderEliminar