Olhares sobre o ESC2018: Itália


Itália
Intérprete(s): Ermal Meta & Fabrizio Moro
Tema: Non Mi Avete Fatto Niente



Adão Nogueira - Este ano, Itália, tal como nos tem vindo a habituar, surge com mais uma grande aposta. Com uma forte mensagem e alta qualidade, este duo masculino pode destacar-se, até porque são carismáticos e a junção das suas vozes resulta na perfeição. Quanto ao instrumental tem um toque dramático soando como o background de um filme, que apela muito ao sentimento. 

12 pontos

Hélder Simões - A primeira que me fez chorar este ano. E foi na primeira vez que pus a letra debaixo dos meus olhos. Se por acaso eles conseguirem os subtítulos durante a prestação, acredito que esteja ganho. As vozes conjugam-se na perfeição. a melodia é linda, o tema é atual e interessante. Quais Olsen Brothers quais quê, o que eu quero é MetaMoro a chegar ao topo da tabela e não tenho dúvidas de que isso aconteça. A Itália merece depois do upgrade deste ano. O macaco já lá vai! E bem

12 pontos


Luís Florindo - Se o festival deste ano alinhar pelo do ano passado esta canção pode ser a vencedora deste ano, pelo menos no júri, pelo televoto talvez não. É um “dark horse”. Tem tudo para ter sucessivos 12 por parte dos “experts” de música. É uma canção bem construída, com uma letra profunda mas pesada, muito pesada. Não há pachorra para canções sobre a paz no mundo, menos ainda para canções sobre a guerra, terrorismo e refugiados. Esta canção tem também muita gritaria desnecessária à medida que o refrão vai subindo de tom.


6 pontos


Nuno Carrilho - Desde o regresso de Itália ao concurso que, ano após ano, o país tem figurado no topo das minhas preferências. Este ano não é excepção... Uma canção fortíssima, em italiano, com uma mensagem poderosa e duas vozes de outro mundo. Por mim, será a grande vencedora do Festival Eurovisão 2018 (mas sendo Itália duvido...).

12 pontos


Patrícia Gargaté - A Itália é um dos países que me deixa com o coração mais dividido este ano. Por um lado adoro a canção na sua versão de estúdio, por outro fico apreensiva quanto à prestação da final nacional. Acredito que o videoclip e a letra ajudem muito e este é sem dúvida um dos problemas de apresentar videoclip como vídeo principal: quando nos agarramos demasiado às versões de estúdio e ao vivo não corresponde ao que esperamos ficamos desiludidos. É o que acontece, ao vivo soa um pouco confuso e os cantores contrastam de forma pouco harmoniosa. Creio que o conseguirão corrigir esse ponto até maio. Não deixa de ser uma das minhas favoritas.

10 pontos


Ricardo Matias - Itália apresenta-se bastante forte, com qualidade, mensagem e emoção suficientes para ver este país no Top10. É contudo de salientar que este ano encontra-se repleto de canções com mensagens (por exemplo França com refugiados, Malta com distúrbio mental), significados (por exemplo Hungria e Portugal) e emoções (por Exemplo Espanha e Lituânia), pelo que esta canção poderá ser considerada “mais uma” deste género. Contudo, a qualidade da música é inegável, pelo que, apesar de não ver Itália a vencer em 2018, vejo facilmente um Top10 para Itália este ano.

6 pontos


Sérgio Costa - De Itália só podemos falar bem: voz, parte instrumental, composição e letra. A canção parece ter como pano de fundo uma intenção humanitária de alertar para o terrível mundo que vivemos atualmente. Mas será a beleza deste tema suficientemente forte para ganhar o concurso? O fenómeno “Jamala” pode não funcionar aqui, sobretudo por questões políticas e geográficas. Facilmente os europeus associam a Itália à Romanização / Invasão, à diferença social: uns conduzem carros muito potentes e caros, outros não possuem automóvel. Veremos…

3 pontos


Total: 273 pontos

1 comentário:

  1. Um tema bonito que evoca sentimentos muito nobres, servindo-se de duas vozes que se complementam maravilhosamente bem.Dou:12 pontos.

    ResponderEliminar