Olhares sobre o ESC2018: Espanha


Espanha
Intérprete(s): Amaia & Alfred
Tema: Tu Canción



André Moreira - Espanha oferece-nos de novo a possibilidade de ouvir espanhol em terreno eurovisivo, e isso é um ponto de valorização. Alfred e Amaia protagonizam um momento muito intimista e de muita ternura. “Tu Cancion” é leve, e embora não culmine em apoteose, sensibiliza e embala. Gosto muito da escolha realizada este ano pelos espanhóis. O facto de dividir tanto os gostos pessoais entre a adoração e o ódio, confere-lhe popularidade. De todos os modos, sinto que um bom resultado estará dependente da atuação de ambos, e essa, terá de ser menos pretensiosa que na OT (onde pesa o factor Reality Show, para o voto). Aqui, os olhares e os abraços podem percecionar-se como clichê e cringe.

8 pontos


Cláudio Gonçalves - Este duo não me conquista, mesmo com o revamp que a música levou (Ainda estou tão mal com a injustiça que houve na Operación Triunfo). Esta canção é uma imitação barata do Salvador com mistura de Stig&Elina. Não consigo encontrar harmonia, química, paixão; antes encontro algo foleiro, algo forçado, uma desilusão. E sim, isto deverá cativar o júri, mas não sei até que ponto sairá do bottom 5, pois o público pode não achar muita graça a este “romance”. Talvez eu esteja errado e tenha um coração de pedra. Desculpa Espanha, tenta de novo e tenta melhorar!

4 pontos


Dalal Midhat-Talakić - Cantores com grandes vozes, em defesa de uma balada clássica com alguns sons modernos. Em jeito geral, gosto.

8 pontos


Filipe Batista - A música espanhola é uma das que divide mais opiniões este ano. Eu estou do lado dos que não gostam. Não consigo entender o romance entre dois miúdos que estão claramente a ser peças num jogo de promoção exagerado, nada me parece verdadeiro e tenho até o pressentimento de que este “amor” só vai durar até à Final. Quanto à canção, já fiz um esforço para gostar dela mas não consegui. Acho-a extremamente aborrecida e não tem nada que me prenda. Prevejo um lugar a meio da tabela.

3 pontos


Mónica Lourenço - Lindo, arrebatador, tudo! Para mim a canção vencedora!! O espanhol é uma língua lindíssima, poderosa, que, por si só falada, já é uma canção! O arranjo de piano e violinos está perfeito, a voz feminina, angelical e frágil da Amaia e a voz de timbre ligeiramente rouco mais robusto do Alfred complementam-se.  Espero que ganhem e que eu possa ir a Espanha ver o próximo ESC. Mais uma vez comprova-se: “Music is not fireworks, music is feeling”

12 pontos


Nelson Costa - Alfred e Amaia são artistas talentosos e a química entre ambos oferece um certo charme a esta atuação. Contudo, quando vi esta participação pela primeira vez, classifiquei-a entre o emocional e o kitch. Ao mesmo tempo, temo que ‘Tu Canción’ não seja memorável o suficiente para fazer com que um comum telespectador pegue no telefone e vote no final das 26 canções a concurso na final. Para ser honesto, eu não consigo me recordar a melodia depois da primeira audição. 

7 pontos


Pedro Caramba - Nuestros hermanos apresentam uma balada fantástica, a meu ver. Gosto principalmente da interpretação da Amaya e da cumplicidade “fofinha” dos dois interpretes. Uma proposta decente, muito a “la Disney”, mas que me agrada bastante.

8 pontos




Total: 258 pontos

4 comentários:

  1. A Espanha é para mim uma grande desilusão.Estava à espera da garra espanhola com uma música de forte ritmo e conteúdo e afinal apresenta-nos o romantismo no seu lado mais lamechas. Dou 1 ponto como voto de boa vizinhança.

    ResponderEliminar
  2. Não quería evaluar as canções de Portugal e Espanha por serem os países que levo comigo cada dia mas seria injusto. Chegou então o momento.
    Espanha- O erro começou desde o minuto um quando os tele-espectadores decidiam que Amaia era a nova sucessora de Rosa López. (Amaia de España). Depois o erro continuou porque deixaram-se levar por um amor que não há, e «tu canción» perde todo o sentido. «Arde» sería uma forte canção assim como «lo malo» sería um tema muito bem aceite e atractivo seguindo a linha eufórica de «despacito».
    «Tu canción» será então o tema apresentado e defendido por Espanha onde Alfred tem sentimento puro e verdadeiro e esse é o sentimento que lhe falta a Amaia que apenas é capaz de transmitir timidez quando o tema pretende é inocência. «Tu canción» não era a melhor canção precisamente porque é um tema onde a verdade é a arma essencial e essa foi a grande arma de Salvador Sobral.
    É um tema agradável, simples, intimista e bem elaborado mas temo que o verdadeiro amor não consiga ser transmitido de igual forma por ambas partes. 7 pontos. 18° posição no meu ranking embora espere que obviamente suba muito muito muito mais no dia da grande verdade. SORTE ESPANHA.

    ResponderEliminar
  3. Não quería evaluar as canções de Portugal e Espanha por serem os países que levo comigo cada dia mas seria injusto. Chegou então o momento.
    Espanha- O erro começou desde o minuto um quando os tele-espectadores decidiam que Amaia era a nova sucessora de Rosa López. (Amaia de España). Depois o erro continuou porque deixaram-se levar por um amor que não há, e «tu canción» perde todo o sentido. «Arde» sería uma forte canção assim como «lo malo» sería um tema muito bem aceite e atractivo seguindo a linha eufórica de «despacito».
    «Tu canción» será então o tema apresentado e defendido por Espanha onde Alfred tem sentimento puro e verdadeiro e esse é o sentimento que lhe falta a Amaia que apenas é capaz de transmitir timidez quando o tema pretende é inocência. «Tu canción» não era a melhor canção precisamente porque é um tema onde a verdade é a arma essencial e essa foi a grande arma de Salvador Sobral.
    É um tema agradável, simples, intimista e bem elaborado mas temo que o verdadeiro amor não consiga ser transmitido de igual forma por ambas partes. 7 pontos. 18° posição no meu ranking embora espere que obviamente suba muito muito muito mais no dia da grande verdade. SORTE ESPANHA.

    ResponderEliminar
  4. Não queria avaliar as canções de Portugal e Espanha por serem os países que levo comigo cada dia, mas seria injusto. Chegou então o momento. Espanha- O erro começou desde o minuto um quando os tele-espectadores decidiam que Amaia era a nova sucessora de Rosa López. (Amaia de España). Depois o erro continuó porque se deixaram levar por um amor que não existe, e «tu canción» perde todo o seu sentido. «Arde» sería uma forte canção assim como «lo malo» seria um tema muito bem aceite e atractivo seguindo o eufórico caminho de «despacito».
    Alfred têm sentimento puro e verdadeiro e esse é o sentimento que lhe falta a Amaia que apenas é capaz de transmitir tímidez quando o tema pretende ser inocente.
    «Tu canción» não era a melhor canção precisamente porque é um tema onde a verdade é a arma esencial e essa fui a grande arma de Salvador Sobral e Amaia e Alfred necesitam correr muito caminho para poderem transmitir esse sentimento em «tu canción». É um tema agradável, simples, intimista e bem elaborado mas intuio que o verdadero amor não seja correctamente transmitido.
    7 pontos.

    ResponderEliminar