[Olhares sobre o Festival da Canção 2018] Daniela Onís - "P'ra Lá do Rio"


Intérprete(s): Daniela Onís
Tema: P'ra Lá do Rio



Adão Nogueira - Um instrumental com laivos de Fado e Jazz, onde se destaca ao fundo a concertina, é interessante e bem construído dirigindo bem a música até ao refrão. Daniela é dona de uma voz bonita e potente e interage bem com as câmaras. A parte final da interpretação, quase sem instrumental,  é de derreter qualquer um.

8 pontos

Cátia Azevedo -  Gosto francamente mais da voz que da música em si. Reconheço-lhe qualidade, mas faltou ali qualquer coisa. Deixou-me demasiado indiferente.

2 pontos

Fabiana Silva - Parabéns à RTP por abrir as portas a jovens talentos da música portuguesa, por dar a eles a chance de pisar num palco tão mítico como o do Festival da Canção. Daniela não tinha a música mais competitiva, e nem o melhor trabalho com as câmeras, mas ela demonstrou paixão pelo que estava fazendo e conseguiu transmitir sentimentos através de sua voz, que tem timbre agradável e um vibrato lindo. Há alguns elementos nesse tema que me agradam: o minimalismo da introdução, o uso pontual da concertina e a forma como ganha um certo gingado depois do primeiro refrão.

6 pontos

Francisco Branco - Mais uma das canções que se perde neste Festival. Não querendo desprestigiar o trabalho da Daniela Onís, confesso que chego a meio da canção e já não consigo quase suportar a melodia. Não trouxe nada de novo a esta semifinal. Uma das mais fracas desta edição.

2 pontos

Gonçalo Vieira - A apurada através do concurso "Masterclass" da Antena 1 teve a sua vez através da posição número 12. Ainda que eu tivesse uma ideia diferente do que poderia vir daqui, a canção revelou-se como uma agradável surpresa. Sentida, bem interpretada por uma bonita cantora. As coisas para ali funcionaram bem. Infelizmente, não recebeu o reconhecimento de quem vota.

6 pontos

Hugo Sepúlveda - P’ra Lá do Rio despertava a minha curiosidade, o suficiente para pensar que poderia ficar mais surpreendido do que fiquei. O melhor de toda esta proposta é mesmo a voz de Daniela Onís, muito cativante e conseguia transmitir o sentimento saudosista que a música pedia. Só o instrumental é que não esteve à altura da voz e interpretação de Daniela, apesar de não me desagradar de todo. Ainda cresceu e ganhou alguma força e ritmo, mas ficou-se por aí. Talvez se tivesse mais força no instrumental, se tivesse destacado mais.

5 pontos

João Diogo - Mais uma proposta agradável neste Festival da Canção que não passa disso. O meio termo foi mesmo o mote para esta edição, com a exceção de pouquíssimas canções. "P'ra Lá Do Rio" não traz nada de novo à competição e perdeu-se no desfile musical, ainda que tenha conseguido somar pontos do júri e do público. Faltou-lhe força e personalidade para ir mais longe.

3 pontos

João Duarte - A proposta da Daniela Onís surpreendeu-me, uma linda canção com muita portugalidade, com bastante qualidade e uma bonita voz. Sem dúvida que foi uma boa escolha por parte da Antena 1. Não merecia de todo ter ficado fora da final.

6 pontos

Nelson Costa - Reconheço mérito no poder vocal de Daniela Onís e a interpretação ao tema “Pra Lá do Rio”, ainda para mais sendo este de sua total autoria. Penso, contudo, que a canção estaria melhor num Festival da Canção dos anos 90.

3 pontos

Nuno Carrilho - Com "P'ra Lá Do Rio", Daniela Onís foi outra das candidatas que não é oriunda dos convites diretos para a competição, mostrando que essa é uma fórmula a repetir (e a ampliar). Um tema bastante português, mas que foge à típica melancolia deste estilo de canções. Pecou pela atuação muito monótona, apesar da presença da cantora e a sua interação com as câmaras ter sido um fator bastante positivo. Na primeira semifinal provavelmente teria sido finalista...

7 pontos

Nuno Reis Conceição - Uma melodia rica, com um toque de fado (também gostei do recurso ao acordeão). A letra, embora simples, é bonita e há muita entrega na interpretação por parte da Daniela Onís, com a sua voz segura. É uma proposta com qualidade embora não se consiga destacar de outras a concurso; ocupa um “meio-termo” e recebe 5 pontos.

5 pontos

Patrícia Gargaté - Fiquei rendida à interpretação e à beleza da Daniela. A mistura de sonoridades deu um jeito muito interessante à canção e a voz da Daniela esteve no ponto. P'ra Lá do Rio consegue crescer de forma muito agradável, o que faz com que se destaque de outras na mesma semifinal. Tive pena porque acho que esta canção tinha lugar na final. 

8 pontos

Pedro Coelho - Daniela Onís é uma mulher lindíssima, que canta muito bem este "fadinho ladinho" chamado P'ra Lá do Rio. A canção é, no entanto, um pouco repetitiva e sem aquele fator X que faz a diferença no palco de um Festival da Canção. Uma intérprete com muito potencial para ocasiões futuras, muito segura na apresentação em palco e com ótima relação com a câmara.

2 pontos

Pedro Fernandes - Mais um tema bonito para passar nos roteiros turísticos de Lisboa, mas não para a Eurovisão. Desejo os maiores sucessos para a Daniela Onís e para a sua carreira futura, que veio da 1.ª edição do programa da Antena 1, Master Class, e cuja 2.ª edição arrancou já este mês.

4 pontos

Total: 68 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários