Olhares sobre o ESC2017: ARJ da Macedónia


ARJ da Macedónia
Intérprete(s): Jana Burceska
Tema: Dance Alone 



André Moreira - Um dos países que me orgulho de dizer que nunca sei o que esperar, mas que se faz representar com artistas com tanta história e impacto. Creio que a Macedónia padece, ano após ano, por ser simplesmente a Macedónia que nem assim pode ser chamada. Jana Burceska é uma artista bastante completa, imagem, voz e personalidade e que poderá cativar bastantes votos simplesmente por ser ela própria. Dance Alone tem um conceito muito moderno e ótimo para 2017. Gosto da música, gosto da forma como está produzida, gosto do tom da artista e só lhe posso desejar o melhor possível em palco. Creio que passará facilmente à final, e que nessa não alcançará mais que um 14º-15º lugar. 

10 pontos

Diogo Quintais - Bem, temos aqui outro flop nas mãos! Aqui, a minha opinião é muito parecida com a que tenho da Bélgica: amo a versão estúdio de Dance Alone, então o segundo refrão é impossível de resistir, no entanto ao vivo acho um desastre, porque ela não consegue vender a canção. Eu quando vi as atuações em Amsterdão, Londres e Tel Aviv, até tive vergonha alheia. Espero que no palco em Kiev seja diferente, mas a canção é mais uma das que este ano só funciona na sua versão estúdio.

7 pontos

Hélder Simões - Penso que ninguém estava à espera disto depois do fracasso que Kaliopi foi em Estocolmo. Dance Alone é uma composição interessante, com uma boa onda. Só temo por um pormenor, o "live"… A voz dela na música está modificada, como é que isto soará em Kiev, em cima do palco? Pois… Todavia, menção honrosa para a Macedónia, que lutará pelo melhor lugar de sempre! 

7 pontos

Joana Martins - A música não é má, no entanto, não há nenhum ponto característico que a distinga das restantes. O cenário é demasiado escuro.

5 pontos

João Diogo - A Macedónia decidiu surpreender tudo e todos em 2017 e apostar num pop eletrónico moderno, bastante sofisticado, a puxar para o alternativo. É totalmente diferente de tudo o que já levaram à Eurovisão e, por isso, um risco (que espero que compense). O grande desafio da Macedónia vai ser fazer resultar este tema em palco, pois não será fácil. Desde a primeira vez que o ouvi que o digo. A Jana também deixou um pouco a desejar nas festas pré-eurovisivas. Com estes fatores todos conjugados ponho a passagem à final em dúvida. 

7 pontos

Luís Florindo - O país não tem tradição de passar à final mas talvez o consiga com esta canção. É um tema moderno e fresco se bem que um pouco "flat". Não me enche completamente as medidas mas reconheço potencial com uma boa apresentação em palco. É um dos vídeos mais vistos no canal YouTube da Eurovisão, o que denota algum sucesso e adesão popular.  

6 pontos

Patrícia Gargaté - Ora aqui está outra música que me tem passado ao lado até agora. A meu ver uma sonoridade pouco apelativa, daquelas como eu digo, é cantada em 2017 mas também dava para 2010. Este "é para o menino e para a menina" já era. E atenção, não defendo que a Eurovisão tenha que ser um show para mostrar quem é mais moderno e mais arrojado. Só que de propostas destas já está a Eurovisão cheia e de maus resultados com temas destes também. 

4 pontos

Ricardo Leal - Sejam bem-vindos de volta à final Macedónia! A Macedónia quer mesmo arrasar com tudo, algo que se notou logo aquando da revelação da música. Adoro tudo, uma canção fantástica, única, mágica… A melhor proposta de sempre da Macedónia. Acho que deverá alcançar o top10. Uma música mexida, com uma letra bonita. Vai correr bem em Kiev, tenho a certeza.

10 pontos

Sérgio Rego - A Macedónia envia-nos, provavelmente, a proposta mais arrojada na sua história eurovisiva. Uma canção pop muito moderna, bastante bem produzida e com um refrão muito orelhudo. Considero o videoclip bastante bom também. Tenho fé que esta canção passe à final, tendo em conta que terá a mesma coreógrafa das canções da Geórgia e Arménia em 2016.

8 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

2 comentários:

  1. Certo casal, deveras vistoso, envolto numa relação tão amorosa quanto agressiva e que adora dançar é desfeito com o passar dos anos e num ambiente que antes fora testemunha de uma evidente paixão assolapada prevalece agora apenas a nostalgia dos belos tempos vividos. É assim que eu vejo este vídeo, verdade ou não o que interessa para o caso é que ao assistir com alguma atenção a esta película fiquei a gostar desta música bastante dançável.A FYR Macedónia em termos eurovisivos não me diz muito, o que não me impede de lhe atribuir neste particular os meus 7 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Esta canção é mais uma das encomendas a compositores suecos, feita a regra e esquadro para entrar no ouvido. A interprete tem pouca habilidade vocal para defender esta música ao vivo. O Live Act na Eurovisão conta e muito e é por isso ou muito me engano vai ser um dos flops deste ano. 6 pontos pela versão estúdio.

    ResponderEliminar