Olhares sobre o FC2017: Nunca Me Fui Embora (Lena D'Água)


Tema: Nunca Me Fui Embora
Intérprete: Lena D'Água
Compositor: Pedro Silva Martins
Letra: Pedro Silva Martins



Aaron Garcia-Alvarez: A pontuação não corresponde na realidade ao sentimento que me transmite esta canção. Mas não me transmitiu tudo o que poderia ter transmitido em direto. Com o seu som tradicional e mesmo para dizer 100% feito em Portugal. Vou adorar ouvir mais vezes, mas não no festival. Foi uma semifinal difícil - muito mais que a primeira - e isto faz com que as pontuações fiquem mais “forçadas”. 5 pontos

Eurico Alves: Uma das canções mais esperadas e que abriu portas a ser criada uma versão mais forte, que deixe de ser só agradável e passe a ser também impactante (este último ponto só o conseguiu ser por estar numa semifinal profundamente sonolenta). Divertida, alegre e jovial, deu uma lufada de ar fresco ao FC2017 e merece sem dúvida a final; esperava uma melhor classificação pelo televoto mas, no fim de contas, acabou por rumar justamente à final. Um excelente regresso da Lena D'Água que merece tornar-se num agradável hit de rádio. 6 pontos

Fabiana Silva: Lena D'Água pode ter uma certa fama e, principalmente, o apoio dos jurados, mas não vejo motivos para tê-la na final. Nunca Me Fui Embora é uma ótima canção, mas não é para ela. Ao ver sua apresentação durante a semifinal, tive logo a impressão de que estava vendo uma competição de karaokê. Gosto muito do colorido do telão e da forma como Lena se mostra confortável em cima do palco, como ela está tão solta e despreocupada ao se apresentar para os espectadores (é a experiência). 4 pontos

João Diogo: Não entendo a passagem deste tema à final do Festival da Canção. Para mim sempre foi dos que menos expetativas me levantou e, quando o ouvi, percebi que estava correto. Ainda assim, Nunca Me Fui Embora somou 10 pontos do júri, quase inexplicavelmente. Um dos jurados tentou defender-se das críticas dizendo que "estava lá para votar consoante o meu gosto pessoal". Não! Para isso existe o televoto. O júri deve ver mais à frente e pôr de parte qualquer simpatia por cantores e compositores. Tenho a certeza que a Lena D'Água merece todo o apoio do mundo mas eu não o consigo dar pois não gosto deste tema. 2 pontos

Luís Florindo: Boa disposição é o que fica desta canção e da aparição de Lena D'Água. Contudo, a sua presença animada pode levar-nos a esquecer o intuito do Festival. Nas palavras da RTP em comentário nas redes sociais, o Festival teve o propósito de mostrar a música portuguesa e não tanto a Eurovisão. Tem-se a sensação de estar a assistir a um "A Tua Cara Não Me É Estranha", versão RTP Memória, onde as glórias do passado voltaram em catadupa. Ainda assim, uma menção à indumentária da cantora que não lhe assenta nada bem. O styling escolhido para Lena, e para a maior parte dos participantes, é simplesmente de fugir. 4 pontos

Nelson Costa:  Gostei muito de ver e ouvir Lena D'Água no Festival da Canção! É uma voz que marcou os anos 80 em Portugal e que, apesar de nunca se ter ido embora, está há demasiado tempo fora das luzes da ribalta. É uma canção agradável, com um refrão viciante, que alia duas gerações – a da intérprete e a dos músicos – que fica muito bem nesta canção. Esperamos que Nunca Me Fui Embora ganhe vida na televisão e nas rádios para além do Festival. Nota muito positiva para o autor e compositor Pedro da Silva Martins que demonstra aqui uma versatilidade de criação digna de registo. 8 pontos

Nuno Carrilho: Pedro da Silva Martins era um dos compositores de que tinha mais curiosidade de conhecer a sua composição... e diga-se que não me defraudou as expectativas: um tema animado, descontraído e, apesar de alguns problemas, muito bem defendido por Lena D'Água. Contudo, daí a ser a segunda mais votada pelo júri... Temos de pensar um pouco mais à frente: Eu Nunca Me Fui Embora teria o mesmo impacto que teve Ik Ben Verliefd em Oslo: animada e tal... mas longe dos lugares cimeiros. Na grande final deve ficar na parte inferior da tabela. 6 pontos

Patrícia Gargaté: Assisti a esta semifinal em casa com alguns familiares e todos me disseram que esta música soava como um tema para crianças... e não é que se ouvirmos bem parece? Gostei de ver a Lena D'Água a interpretar de forma tão positiva em palco, mas definitivamente não merecia um lugar na final. 4 pontos

Pedro Coelho: Lena D'Água gritou e pareceu perdida no meio da canção, numa interpretação perfeitamente plain que nunca conseguiu valorizar a música. Um tema divertido, despretensioso, que se aloja de forma confortável nos nossos ouvidos e que podia ter resultado muito melhor no Festival, mesmo não sendo canção para levarmos à Eurovisão. Os coros e Lena também nunca tiveram um encontro muito harmonioso. Esperamos que, até ao dia 5, as coisas melhorem. 2 pontos

Raquel Costa: É uma tradição nos concursos nacionais: ir recuperar um artista veterano, algo esquecido do público, e tentar capitalizar o lado kitsch, revivalista. Pequeno problema: lá fora ninguém sabe quem é Lena d'Água. Ainda assim, foi refrescante ver uma interpretação fresca, profissional, clean e sem truques de electrónica. 6 pontos

Rui Lavrador: Lena D'Água regressou ao Festival da Canção para interpretar um tema de Pedro da Silva Martins, Nunca me Fui Embora. A pior atuação da noite. Pedro da Silva Martins é um genial compositor e letrista, a canção é muito boa, mas teve na sua intérprete um desastre em palco. Não foi bonito nem apoteótico o regresso de Lena DÁgua ao Festival da Canção. 2 pontos

Rui Ramos: Este Festival da Canção vive de controvérsia, criada pela RTP. Ora diz que o festival existe para escolher o representante português na Eurovisão, ora já diz que é para escolher apenas a melhor música portuguesa. Ora porque quer fazer renascer o festival mas, em contrapartida, faz dele o mais real funeral possível. Seja qual for o objetivo, Lena D'Água nunca seria hipótese de escolha. Desculpem-me os seus fãs. Eu Nunca Me Fui Embora não é música que alguém queira como representante, nem como "melhor música portuguesa". Vai marcar presença no Coliseu, mas a lutar na liga dos últimos. Pontuo esta música pela voz, da Lena, que continua fiel a si mesma. 1 ponto


Total: 50 pontos
Nota: Os comentários de Fabiana Silva estão escritos em português do Brasil dada a origem dos autores.

1 comentário:

  1. Tenho muito respeito pelo trabalho da Lena d'Água mas considero que a sua passagem à Final foi injusta (substitui-la-ia pela Helena Kendall)

    ResponderEliminar