Olhares sobre o ESC2016: França



França
Intérprete(s): Amir
Tema: J'ai Cherché



André Moreira - A primeira palavra que me lembrei de dizer quando ouvi esta proposta francesa foi: “finalmente!” Após 2009 nenhum representante francês me cativara tanto quanto Amir. Em termos de voz, não foi ao calhas que disputou uma final do “The Voice” com Kendji Girac. Relativamente à imagem, Amir revela uma “ingenuidade” muito inteligente, não precisando de grandes esforços para cativar a atenção. Sobre a música – é impossível ficar indiferente a algo tão divertido e que faz a junção do francês e inglês de maneira tão inteligente. Amir é apaixonado pelo festival da Eurovisão e com certeza estará ciente do que precisará de fazer em palco. Espero ver um Amir desinibido e com uma performance inteligente para este “J’ai Cherché”. É um dos possíveis candidatos a vencer e considero-o merecedor de tal, quer por ser talentoso, pela humildade e pelo facto de representar um país que poderia trazer esperança eurovisiva ao ocidente. Em suma, escolha fortíssima, com enorme potencial de um TOP5 e quiçá vencer.

12 pontos


André Pereira - Amir, tem uma excelente voz e uma grande capacidade vocal, o seu sorriso faz com que a música se torne alegre, e o mesmo se vai notar na atuação! A versão feita para a Eurovisão de J'ai Cherche ficou bastante melhor com os novos arranjos, principalmente logo na introdução, a meio da música a mudança para o refrão fica bastante "catchy" e com um mega final! França este ano faz de tudo para ganhar e fica em risco de vencer a Eurovisão 2016! Temos aqui, para mim a melhor canção do ano! Grande música!

12 pontos


Daniel Fidalgo - E finalmente vemos os franceses na ribalta, a competir pelos lugares mais desejados da competição. O tema é uma canção pop, bem ritmada, contagiante e muito bem interpretada. Gosto da postura descontraída de Amir em palco e do seu timbre envolvente. Adoraria ver Amir a pegar o troféu de cristal depois das votações. A Eurovisão precisa de regressar às origens…

12 pontos


Fabiana Silva - É, sem dúvida, uma das grandes canções da temporada! Não me espantaria ver a França ganhando o Eurovision – para mim, Amir está ainda mais perto da vitória do que estava Amaury Vassili, em 2011. “J’ai cherché” é memorável e, assim que você começa a ouví-la, logo já está repetindo o ‘you-uuu’. O uso do inglês no refrão não prejudicou em nada o conjunto, que foi muito bem construído e que combina perfeitamente com o estilo e com o timbre do intérprete. 

12 pontos


Hugo Sepúlveda - França chega com mudanças internas e as mesmas deram frutos. J’ai cherché traz algo diferente, algo leve e fresco. Tem um instrumental simples, mas com batidas cativantes, com mais uma letra romântica (ainda que, dentro deste tema, tem alguns versos que se aproveitam) e um cantor bastante carismático. A par do instrumental e do intérprete, o facto de ser bilingue é um dos pontos fortes da proposta francesa. Não precisa de muito no que toca à atuação, mas acredito seguramente que não irá desiludir. Pelas reacções que se têm visto, acredito que seja outro candidato à vitória

12 pontos

João Diogo - Finalmente França presenteia-nos com um grande tema. Este é mais um país com grande potencial musical mas que, ao longo dos anos, não o tem sabido aproveitar. A mudança de chefe de delegação já deu frutos no país e a escolha de Amir e J'ai Cherché mostra um novo compromisso para com a Eurovisão. A transição do francês para o inglês está extremamente bem feita, o tema tem uma batida interessante que empolga quem ouve e que põe a cantar quem já conhece o tema. Tem tudo para se tornar um hit, no país e não só. Espero que os franceses não estraguem tudo com a apresentação em palco (rua com aquelas back vocals de tutu!). Acredito que o regresso do ESC a França daria um novo alento aos países ocidentais. Paris 2017 por favor!

12 pontos

Nelson Costa - França finalmente assume uma atitude vencedora, que começou com a mudança de chefe de delegação até uma seleção interna sólida e planeada. “J’ai Cherché” é uma canção radio-friendly, com uma batida que fica na cabeça logo à primeira audição e uma melodia agradável. A letra bilingue permite uma maior compreensão do tema. Muito do sucesso desta participação deve-se ao intérprete, Amir, carismático, sorridente, popular, o rapaz amigalhaço que todos gostariam de ter por perto. A vitória de França na Eurovisão fica apenas dependente da performance em palco.

12 pontos


Patrícia Gargaté - O único motivo que me leva a querer que França ganhe o ESC é mesmo pelo facto de ser perto e de poder ir ver ao vivo. Porque pela música acredito que os fãs possam vir a ficar desiludidos. A música é um pouco banal por si só e Amir ainda ajuda mais na banalidade. Pode ser uma clara vencedora pelo júri mas este tema não apresenta nada novo, não é tão espetacular como o querem fazer parecer. É uma música orelhuda, apenas. Dica para Estocolmo: um pouco mais de esforço na performance se querem levar o caneco, por favor!

8 pontos

Pedro Fernandes - Estou muito contente por ver França muito bem lançada para este ano, só espero que não tenhamos aqui um flop porque nem a canção, nem Amir merecem! Adoro o carisma, simpatia e humildade com que se apresenta nas entrevistas e também é muito seguro vocalmente! Espero que a apresentação em palco surpreenda porque pode fazer toda a diferença entre a vitória ou morrer na praia! Gostava muito de ver a França ganhar e estou a torcer para que isso aconteça! Allez France!

12 pontos

Rui Ramos - Tudo o que necessitamos hoje em dia, muito em específico França, é de alegria, pensamentos positivos e garra para se manter esse espírito. Amir é perfeito a passar esta mensagem. Amir é perfeito para arrebatar corações. Amir é a escolha perfeita para roubar o ESC de Moscovo e levá-lo para Paris. Se a Eurovisão é mesmo política, França tem de vencer! É necessário todo o apoio para aquilo que têm passado, é necessária toda uma união, que deve existir e tem de se demonstrar. França necessita de mostrar que nada os derruba e que estão preparados para receber eventos desta envergadura. Para além da política, 'J'ai Cherché' tem tudo para brilhar em palco com o ar 'desengonçado' de Amir, a sua voz e a sua presença. Esta última muito melhor a cada nova atuação dele. Amir à la recherche de tout et tous. Vive la France!!!

12 pontos

Sérgio Rego - Uma canção que rapidamente se tornou numa das favoritas dos fãs da Eurovisão este ano, muitos apontam como favorita para vencer mas não partilho da mesma opinião. É, de facto, uma canção moderna, apelativa e agradável mas não o vejo o tal "je ne sais quoi" para ser considerada vencedora. No entanto, a presença bem disposta do cantor poderá trazer-lhe alguns votos extra. 

6 pontos


Total: 122 pontos

4 comentários:

  1. Esta canção comparada com a do ano passado não vale nada. Mesmo sem fazer comparações, é um estilo de canção que eu não gosto. Como não me apetece ser antipático dou 1 ponto. Não se pode dizer que os franceses não têm tentado, mas ganharem com isto seria no mínimo estranho. Por isso continuem à procura, pode ser que achem o tema certo para subirem até lá acima ao primeiro lugar sem precisarem do guindaste das ogaes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sempre achei o mesmo que você, ainda bem que encontrei alguém que partilhei da mesma opinião.

      Eliminar
  2. Excelente canção, excelente interprete. ADORARIA que isto ganhasse, sem fogos de artificio, sem acrobacias, apenas uma voz, um rapaz giro e simpatico e uma canção.

    ResponderEliminar
  3. É a maior candidata à vitória e não vale a pena tentar o sol com a peneira ou tentar empurrar a Rússia rumo à vitória (como fizeram o ano passado com a Suécia, quando a Itália merecia ganhar!). A música é muito agradável, com um óptima sonoridade, muito animada e ter o Amir a cantá-la ajuda imenso: óptima voz, humilde, muito bem disposto e carismático, para além de bem parecido. Estou a torcer para que ganhe a França, e que o povo (ou o júri) não tenha aqueles ataques de não sei o quê e comece a distribuir pontos por tudo que é pais vizinho ou com influência politica. Dito isto, França e Amir, estamos contigo e Vive La France! Paris 2017!

    ResponderEliminar