Olhares sobre o ESC2016: Reino Unido



Reino Unido
Intérprete(s): Joe & Jake
Tema: You're Not Alone



André Moreira - A dupla Joe & Jake é uma aposta muito acertada por parte do Reino Unido. Se por um lado falamos aqui de um país capaz de conseguir muito melhor em termos musicais, dada a sua indústria, creio que os mesmos ofereceram este ano uma proposta decente. O tema é realmente criativo e muito divertido. É uma daquelas que termino com um sorriso esboçado. Por vezes é no pouco, na simplicidade, que está a qualidade. Não tenho dúvidas que poderá atingir uma boa marca para o Reino Unido.

7 pontos


André Pereira - É uma boa canção mas acho que está na altura do Reino Unido trazer melhores artistas, porque os tem! Países como o Reino Unido, irritam-me bastante em concursos como a Eurovisão, tem grandes artistas e não os usam e depois há países que não têm assim grandes artistas e ficam de tal forma sem palavras…

5 pontos


Daniel Fidalgo - Muito se falou da final nacional para eleger os representantes do Reino Unido para a Eurovisão, que era desta que eles iriam levar uma grande canção, capaz de apagar os maus resultados nos últimos anos. Bem, You´re Not Alone é superior às últimas apostas do país no concurso, mas duvido muito que consiga juntar pontos suficientes para redimir os erros do passado. A canção tem uma certa melancolia, sendo que o refrão tem a força suficiente para suportar a canção até ao fim. A letra não é nada de especial, mas não compromete o resultado final. A canção não é má, de todo, simplesmente fica aquém das espectativas. 

7 pontos

Fabiana Silva - A canção do Reino Unido não é das piores, contudo ela fica muito abaixo do que eles podem oferecer musicalmente. Joe & Jake são esforçados, afinados e têm uma boa harmonia quando estão no palco. Eles mereciam uma canção mais marcante e menos datada, que pudesse apagar um pouco da má imagem que o país tem tanto perante os britânicos quanto perante o público europeu. “You’re not alone” é muito esquecível e não vejo um resultado final muito melhor do que o do fiasco do ano passado.

3 pontos

Hugo Sepúlveda - Este ano mostrou-se muito bom para os Big em geral, menos para o Reino Unido. Não é que tenha uma entrada má, só não é a melhor. Com a indústria musical que possui, acredito que poderia investir muito mais no festival e talvez encará-lo com mais seriedade. Talvez se tenham conformado demasiado à passagem garantida. You’re Not Alone é uma música bastante pop e comercial, mas é algo muito mediano. Não se destaca minimamente e acaba por ser só mais uma. A letra também não tem grande valor, um pouco repetitiva e sem grande conteúdo. A juntar-se ao trio dinamarquês, temos o duo britânico, que também tem todo o “ar fofinho”, que condiz com a música, mas que não convence. Não espero que tenham um grande lugar na classificação.

2 pontos

João Diogo - O Reino Unido tinha melhor por onde escolher na final nacional (alô Bianca). Os britânicos acabaram por optar por uma dupla que tem alguma presença de palco e que se relaciona bem mas cujo tema não traz nada de novo nem apresenta muita qualidade. É comercial e entra no ouvido à primeira audição mas, comparado com a grande maioria dos outros temas deste ano, fica claramente para segundo ou terceiro plano. Se os britânicos se querem salvar é bom que a final do ESC2016 tenha muito público abaixo dos 16 anos a ver e a votar...

4 pontos

Nelson Costa - Depois de uma exaustiva seleção nacional, com várias fases e o envolvimento direto da OGAE, eis que o Reino Unido nos oferece uma proposta simpática, radio-friendly, mas que se perde no meio de tantas canções bem mais fortes do que esta. Joe and Jake dão o seu melhor, mas o problema aqui reside mesmo na canção: falta criatividade e originalidade, a versão estúdio parece uma maqueta à espera de bons arranjos. Trata-se, contudo, de uma melhoria abismal em comparação à proposta de 2015, mas mesmo assim muito longe da qualidade musical existente em Londres.

5 pontos

Patrícia Gargaté - Outro dos países que faz questão de não ganhar a Eurovisão. Com tantos artistas que poderiam levar o caneco para o Reino Unido, não, decidem levar um pop radiofriendly com dois garotos a fazer lembrar Jedward mas sem metade das suas qualidades. É um tema fraco no contexto do concurso. Dica para Estocolmo: tentar adequar o tema ao palco e pensar que é uma transmissão televisiva. Estou mesmo a ver que vai parecer um concerto dos rapazes e assim é que estragou de vez.

4 pontos

Pedro Fernandes - Com "Shine A Little Light", a Grã-Bretanha tinha boas chances de sonhar este ano com um lugar honroso, mas infelizmente não consigo antever qualquer sucesso para com "You're Not Alone". Têm piada e são o típico teen duo, mas a canção não é memorável e por isso não vai fazer mossa.

5 pontos

Rui Ramos - Num ano em que os Big5 apostaram em grande o Reino Unido é o que menos se destaca dos cinco. Tem a vantagem de a música ficar no ouvido à primeira audição e é extremamente radiofriendly e catchy para os ouvidos dos eurofans. Assim como a dupla Joe and Jake que combinam muito bem e que farão com que a arena de Estocolmo vibre com 'You're Not Alone'.

6 pontos

Sérgio Rego - Não tenho muito a dizer sobre esta canção. Joe & Jake são jovens que cantam bem e têm uma canção simples mas agradável (com alguns laivos de U2), uma melodia que não ofende mas que também não surpreende. E aí está o problema: perde-se no meio de tanta canção boa e forte que estará na final. Como tal, prevejo mais um flop para o Reino Unido.

6 pontos



Total: 54 pontos

3 comentários:

  1. Uma música vulgar e um tema que começa a ficar gasto. Ainda há pouco tempo julgo que foi a Arménia que nos presenteou com um Not alone, musicalmente diferente mas que também não me conseguiu atrair. Os rapazes não são propriamente botas de elástico, mas são pouco mais que vulgares, no trajar e no cantar. Porque ainda são muito jovens e lhes sobre muito tempo para se aventurarem por outros caminhos mais profícuos, aqui e agora lhes entrego os meus 6 pontos, para que nunca percam a esperança.

    ResponderEliminar
  2. Não percebo as críticas a esta canção. É um pop puramente britânico! Podia ser cantado por Joe&Jake, mas também por Ed Sheeran e afins. Poderia muito bem passar na rádio e é uma das músicas mais comerciais do ano. Espero que fique do lado esquerdo da tabela. 7 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Pois eu gosto bastante desta música. Comparativamente a outras propostas recentes do Reino Unido esta é muito melhor. Acho é que tem havido um atitude de "embirração" com o que vem do Reino Unido. Aposto que se esta musica fosse um proposta da Rússia já toda a gente falava maravilhas. Eu vou votar nesta música.

    ResponderEliminar