Olhares sobre o ESC2016: Lituânia



Lituânia
Intérprete(s): Donny Montell
Tema: I've Been Waiting For This Night



André Moreira - Donny Montell, Donny Montell não foste capaz de fazer algo mais belo do que isto? Falamos aqui de um outro regresso a terreno eurovisivo. Após “Love Is Blind” que tanto me agradou e que até teve direito a acrobacias em palco, Donny Montell oferece-nos este “I’ve Been Waiting For This Night” vazio e sem rumo. Sinto que não sou capaz de expressar o que sinto por esta música… (é uma espécie de antipatia) mal este começa a cantar com aquele tom nada favorecedor. A música está pessimamente produzida, parece-me incompleta e feita à pressa. Vai, muito provavelmente, ficar merecidamente pela semifinal.

2 pontos


André Pereira - Que bom, excelente regresso! Esta canção tem de tudo para passar à final! Boa letra, bom instrumental… E claro, um excelente cantor a interpretar esta canção! Se em 2013 com aquela música conseguiu a ir à final este ano consegue-o e com maior facilidade!

10 pontos


Daniel Fidalgo - Apesar de Donny Montell ter marcado presença na edição de 2012 com um tema pouco original, a Lituânia alcançou a final na altura, devido à boa voz do intérprete e à boa prestação em palco. Relativamente ao tema deste ano, acho-o mais interessante do que o anterior, mas mesmo assim não me convence totalmente. É mais uma canção que já ouvimos vezes e vezes sem conta. Apesar disso, a canção não deixa de ser agradável e, de certo modo, consigo imaginá-la a fazer sucesso nas rádios europeias.

6 pontos

Fabiana Silva - Donny teve uma melhora significativa de 2012 para 2016, tanto vocalmente quanto em domínio do palco e interpretação. Ainda assim, não acho que ele tenha escolhido a canção certa, pois “I’ve been waiting for this night” é pouco original e pouco memorável, dependendo muito mais das habilidades de seu intérprete e dos elementos de cena do que da música em si. Seu carisma e o fato dele já ser conhecido dos fãs devem ser fatores determinantes para sua classificação, assim como estar na semifinal mais fácil.

3 pontos

Hugo Sepúlveda - Desde o início que esta proposta nunca me chamou muito à atenção e pouca coisa mudou desde então. Tem um instrumental tipicamente pop que pode agradar, mas é extremamente vulgar, ao ponto de me interrogar várias vezes onde é que eu já tinha ouvido isto. Outra coisa que não é muito diferente e inovadora é a letra. Acredito que Donny Montell se empenhe na performance, já que tem experiência nos palcos do ESC. Não sei se passará ou não à final, penso que dependerá muito da atuação. Além do mais, este tipo de música pode acabar por cair na graça dos fãs eurovisivos, mas mesmo que passe, não terá grandes hipóteses na final.

3 pontos


João Diogo - Donny Montell está de regresso à Eurovisão com um tema superior ao de 2012. Nunca fui fã de Love is Blind e infelizmente também não sou fã de I've Been Waiting For This Night. Tem uma batida mais interessante que outros temas dentro do mesmo género, como a Irlanda, mas não passa muito mais disso. O Donny não deverá comprometer a nível vocal e isso é uma ajuda. A classificação final dependerá da apresentação em palco.

5 pontos

Nelson Costa - Um pop catchy, dançável, memorável, com energia, bem pode figurar nos tops de qualquer parte do mundo. Donny explode nas notas certas, é um excelente performer, embora não tenha brilhado na interpretação da final nacional. Se tivermos em conta a participação do jovem cantor em 2012, espero ser surpreendido no palco de Estocolmo.

8 pontos

Patrícia Gargaté - A canção da Lituânia não é má mas dentro do contexto da semi final pode claramente ficar para trás. Fico curiosa porque creio que podem fazer algo interessante em palco, mas duvido que o esforço seja da forma que eu penso. O refrão é cativante e o Donny tem uma belíssima imagem, o que ajuda. Esta é uma das incógnitas para mim.  Dica para Estocolmo : tentar marcar presença em palco e destacar-se. 

6 pontos

Pedro Fernandes - Na minha opinião esta canção está a ser injustamente ignorada pelos eurofãs. Donny Montell traz-nos aqui uma canção muito bem produzida e com uma grande sonoridade, que nos puxa para cima e que faz enaltecer aqueles sentimentos tão bons que todos nós já sentimos quando estamos apaixonados. Donny Montell regressa em grande, na minha opinião com uma proposta melhor que “Love Is Blind”, com a qual já se tinha dado bem, mas que teve uma excelente apresentação em palco, esperemos que “I’ve Been Waiting For This Night” também tenha! Gosto muito e espero que seja a surpresa deste ano!

10 pontos

Rui Ramos - Eu espero por estas noites, em Maio, para ser surpreendido. A nível de música vinda da Lituânia isso não acontecerá. É muita falta de originalidade! Mas são musicas destas que os eurofans necessitam para as festas em Estocolmo. Espero, sinceramente, ser surpreendido na performance na Globe Arena e que melhore comparativamente ao que foi apresentado na final nacional. A Lituânia é daqueles países que poderá roubar um lugarzinho na final caso o Donny Montell esteja no seu auge.

2 pontos

Sérgio Rego - Tal como Kaliopi, regressa também à Eurovisão quatro anos depois o lituano Donny Montell. Fui um dos poucos que sempre gostou e apoiou o seu tema "Love is Blind" de 2012 e sempre acreditei no seu apuramento para a final. Este ano, este "I've been waiting for this night", apesar de ter uma produção bem mais contemporânea (ao nível das canções do sueco David Lindgrén), acaba por ser-me completamente indiferente. Nota-se que há aqui um esforço e reconheço algum potencial mas pessoalmente entra-me por um ouvido e sai por outro. No entanto, acredito na passagem à final pois Donny tem uma imagem contemporânea e também por haverem vários países "amigos" da Lituânia em termos de televoto nesta semifinal.

5 pontos


Total: 60 pontos

3 comentários:

  1. Que Deus me perdoe, o Donny Montell nunca me fez mal algum, mas eu não suporto esse homem! :o

    ResponderEliminar
  2. Acho uma canção com um ritmo forte. O intérprete tem uma tessitura um pouco fina na voz mas canta bem e é notório que a pop music é mesmo o seu estilo Por tudo isto, avanço com 6 pontos e um lugar na final.

    ResponderEliminar
  3. Há uma música no álbum novo dele que é bastante melhor que IBWFTN. Ainda assim adoro e espero que consiga melhorar o resultado de 2012! 10 pontos

    ResponderEliminar