Olhares sobre o ESC2016: Itália



Itália
Intérprete(s): Francesca Michielin
Tema: No Degree Of Separation



André Moreira - Itália a oferecer-nos mais um dos seus temas característicos, com uma letra bastante bem escrita e uma composição musical muito profissional e elegante. Francesca Michielin é uma artista muito talentosa e com uma boa voz, porém, a monotonia da música que não exige muito dela poderá ser-lhe prejudicial. Existe uma linha ténue que pode transformar esta favorita num flop verdadeiramente vertiginoso. Não fiquei muito satisfeito com a introdução do inglês nesta música já que lhe retira alguma espontaneidade, porém, não a prejudicou muito mais do que somente nesse ponto. Espero por uma performance com glamour e com uma Francesca confiante.

7 pontos


André Pereira - Esta canção para mim é muito melhor que a do ano passado. Letra maravilhosa, instrumental maravilhoso, tudo maravilhoso nesta canção! Não sei porque a cada ano que passa a Itália é sempre uma das minhas favoritas deste o seu regresso em 2011. Adoro a língua italiana e esta língua em canções dá-me um enorme prazer de ouvir! 

12 pontos


Daniel Fidalgo - Desde já venero o facto de a comitiva italiana ter mantido quase toda a canção em italiano e não ceder à tentação de tirar a magia de um tema que só faz sentido em italiano. Aliás, até a tradução para inglês do segundo refrão acho desnecessária. Não obstante, este tema tem aquela magia, aquele charme e aquela composição musical típica deste país, tão rico musicalmente. Gosta bastante da voz serena de Francesca e mais uma vez a Itália faz-se representar dignamente. Não acho que seja tema para vencer o certame, ao contrário do ano passado, cuja vitória foi dada à genérica Suécia, em vez de ser entregue à canção italiana. No entanto, o tema não deixa de ser de grande qualidade e de muito bom gosto.

12 pontos


Fabiana Silva - A Itália acertou em cheio ao escolher a vice-campeã do Sanremo, que é uma cantora meiga e muito carismática, que já ganhou o coração de meia Europa. Não é canção para vitória com era “Grande Amore”, mas pode ser canção para top-10, desde que a intérprete seja minimalista em sua performance e coloque todo seu foco em si mesma e no que está sendo cantando. O único real problema italiano, que nem é tão grande assim, foi incluir o último refrão em inglês – não ficou forçado, mas também não acrescentou muita coisa à canção.

7 pontos


Hugo Sepúlveda - Qualquer proposta italiana que seguisse para a Eurovisão teria de enfrentar o impacto grandioso que Il Volo e Grande Amore tiveram em 2015, por isso a fasquia desde logo que estava alta. Inicialmente, a música parecia-me um pouco aborrecida e sem grande destaque, mas com o tempo e a introdução da estrofe inglesa, foi-se entranhando. Apesar de as alterações serem mínimas (e por isso não justificava a alteração do nome da música) foram significativas, aquela pequena mudança acrescenta um outro dinamismo à música e dá-lhe um toque ainda mais viciante. O instrumental começa por ser suave, uma balada italiana que com contornos mais pop e contemporâneos, que ganha uma intensidade maior ao longo de toda a música, sendo que o seu auge é a dita estrofe. Mais uma vez, Itália proporciona-nos uma entrada com qualidade, cantada maioritariamente na sua língua materna, e sendo o país que é, até com uma atuação simples vai conseguir ter um bom lugar.

8 pontos


João Diogo - Nunca fui grande fã das músicas italianas desde o seu regresso à Eurovisão, com exceção para 2012 onde foi a minha favorita desse ano. Em 2016 a história volta a repetir-se. Não acho que há alguma coisa de errado com este tema, tirando aquele refrão em inglês que não faz sentido e o facto da música se tornar um pouco chata. Simplesmente não me cativa, não me consegue prender a atenção e só quero que os 3 minutos cheguem ao fim. Ainda assim, os italianos fizeram bem em escolher a Francesca em detrimento dos vencedores do Sanremo. Não sei que futuro terá mas talvez não seja exagerado dizer que tem um top15 assegurado.

5 pontos

Nelson Costa - “No degree of separation” foi amor à primeira audição. A presença de Francesca traz muito charme a esta participação, não obstante o seu ar franzino e algo inseguro (faz-me lembrar a nossa Filipa Azevedo, don’t know why). A voz é, contudo, potente, o crescendo do tema permite mostrar a sua amplitude vocal. A introdução de um refrão em inglês foi uma decisão muito acertada: assenta-lhe que nem uma luva! Trata-se de uma canção simples, elegante, com uma beleza singular. No meio de tanta canção favorita à vitória, será que o prémio maior vai para Itália?

12 pontos

Patrícia Gargaté - Uma boa aposta por parte da Itália, foi daquelas que não me conquistou à primeira mas agora estou super fã. Sim, também sou das que detesta o refrão em inglês. Completamente desajustado com o resto da música! Adoro a Francesca e acho que tem tudo para resultar num lugar catita na final. Dica para Estocolmo : que tal inspirarem-se no videoclip e fazerem uns efeitos giros em palco?

12 pontos

Pedro Fernandes - Impressionante, diria até mesmo sublime! A Itália desde que voltou não desilude e tem trazido grandes propostas para o ESC. Ainda bem que os vencedores de Sanremo se recusaram a ir ao ESC, porque quem fica a ganhar somos nós! Se a Itália ganhar não fico nada triste pois já merecia no ano passado.

12 pontos

Rui Ramos - Isto é a Itália! E tão bom que é ouvir esta lingua. Um instrumental simplista que deixa Francesca Michielin pura e simplesmente brilhar. A Itália gosta de nos brindar com música, boa música, sem fantochadas nem grandes apetrechos. Não necessitam. 'No Degree Of Separation' requer intimidade câmara-Francesca e a Itália mantém-se no top10.
Um PS: adorava ouvir a Francesca num dueto com Marco Mengoni...

10 pontos

Sérgio Rego - Ao contrário da maioria dos fãs (especialmente os portugueses), não sou nada fã das canções italianas desde que regressaram à Eurovisão em 2011. A única excepção era em 2012 com "L'amore è femmina"... até agora! A canção italiana deste ano é muito bonita, leve e com uma letra inspiradora. É simplesmente impossível ficar-se indiferente à melodia desta canção, assim como à voz da cantora Francesca Michielin. Gosto da parte em inglês, apenas não percebo porque mudaram o título da canção para inglês se a maior parte da canção é em italiano. Aposto noutro Top 10 para a Itália este ano (só que desta vez, totalmente merecido, na minha opinião).

8 pontos



Total: 105 pontos

3 comentários:

  1. Uma cantiga sonolenta durante grande parte do tempo, que fala em separação, em divisão, não de lucros já se sabe, porque daqui também não prevejo qual o lucro que a Itália poderá obter nesta sua participação, também ela já manchada por salpicos de anglicanismo. Uma língua tão bela a querer entrosar-se com o fleumático inglês. Já cá só faltava mais este artifício. Per la bella Italia 0 punti.

    ResponderEliminar
  2. Extremamente sobrevalorizada esta proposta. É aborrecida e ao fim do primeiro minuto já estou a implorar para que acabe. Devo ser dos poucos que ainda prefere o refrão em inglês do que o resto. Ainda assim já tem lugar garantido no top 10. Mas apenas dou 4 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Uma musica simples e elegante sem ruidos e uivos ao luar, muito diferente da maioria das propostas dos outros países, que apostam nas suas musicas como que a ver quem berra mais! 10 pontos

    ResponderEliminar