Olhares sobre o ESC2016: Israel



Israel
Intérprete(s): Hovi Star
Tema: Made of Stars



André Moreira - Israel a apresentar-se com um inusitado Hovi feito de estrelas. “Made Of Stars” é um tema que conquista ao longo das reproduções, ou seja, há um período inicial de rejeição – afinal parece mais uma balada. Não estivesse Hovi Star absolutamente entregue ao seu tema, este não teria grande rumo. Congratulo o mesmo pela dedicação na promoção pois está a fazê-lo de maneira despretensiosa e eficaz. É uma das músicas que mais evoluiu no meu TOP pessoal, crendo eu, que pode dar ao seu país uma surpreendente classificação na final eurovisiva.

7 pontos


André Pereira - Nunca gostei desta canção. Ella e a canção “Somebody Out There” eram as melhores da final nacional. A versão final, ao fim de algumas audições, tornou-se numa balada muito bonita e quem sabe consiga passar à final, mas seria injusto pois a melhor música de Israel, a de 2013, acabou na semifinal. Vamos lá ver o que vai acontecer.

2 pontos


Daniel Fidalgo - Quando a versão inicial da canção foi lançado na internet, fiquei bastante desiludido com o tema e com a sua falta de originalidade. No entanto, uma transformação na produção e na direção da canção tornaram-na numa balada simples, forte, bem escrita, produzida e orientada. É um trabalho com cabeça, pés e membros e espero ver Israel na final do certame. O ponto forte de Made of Stars, para além da voz de Hovi, é a progressão da música, que se vai tornando sucessivamente mais forte. Espero que na hora da votação, os espetadores votem massivamente no tema e que não cometam uma injustiça com Israel, como já o fizeram no passado.

10 pontos


Fabiana Silva - Enquanto a Suíça me agrada mais a canção do que a intérprete, em Israel é o oposto. Hovi parece ser um dos participantes mais divertidos da edição e, ainda que seu vocal tenha pequenos deslizes, sua presença de palco e carisma brilham bastante e serão fatores-chave para uma boa classificação israelense. Quanto à música, a versão pop rock era muito mais interessante do que a versão balada – infelizmente, essa versão final me dá um pouco de sono.

2 pontos



Hugo Sepúlveda - Este ano Israel decidiu mostrar como se faz um revamp a uma música. A primeira versão não é que fosse muito má, mas era muito banal. Já esta, parece uma música que saída de um soundtrack de uma série. A letra, em si, não é nada demais, mas adequa-se profundamente ao instrumental e torna-a ainda mais cativante e comovente. Quanto a Hovi, este já mostrou ter uma boa presença de palco e uma grande voz, conseguindo fazer justiça à emoção e delicadeza que a música exige, o que permitirá brilhar ainda mais. Acredito que Israel assegure facilmente um lugar na final, e quiçá, um bom lugar na mesma. Quanto à atuação, a música proporciona vastas possibilidades e acredito que Israel não desapontará, apelando ao lado mais emotivo de quem estiver a assistir. 

8 pontos


João Diogo - A minha opinião sobre a escolha israelita não recolhe muitos apoiantes pois, desde o início, que Made of Stars foi a minha canção preferida do Rising Star. Contudo, depois do revamp que sofreu, subiu ainda mais no meu top e figura agora entre as minhas 10 preferidas. O Hovi é um intérprete muito competente, ainda que não consiga mostrar todo o seu potencial neste tema. Made of Stars é uma das baladas mais bonitas e intimistas deste ano e acredito que surpreenderá na classificação final. O regulamento do ESC permite o uso de drones? 

10 pontos

Nelson Costa - Gosto de R&B e este tem uma orquestração clássica que me agrada. Contudo, “Made of Stars” não faz jus à voz potente e marcante de Hovi Star nem à riqueza do instrumental. Trata-se de um tema que começa bem, mas depressa se torna aborrecido de tão repetitivo que é. Falta um crescendo.

5 pontos

Patrícia Gargaté - Israel conseguiu melhorar um pouco a sua canção ao passar para balada. O Hovi Star é um cantor carismático e canta muito bem, mas Made Of Stars não é "aquele" tema que me faz querer ouvir vezes e vezes sem conta. Penso que a final pode estar muito comprometida para Israel. Dica para Estocolmo: Uma atuação simples e cheia de estrelas. Literalmente.

6 pontos

Pedro Fernandes - Hovi Star com “Made of Stars”. Começo de pé atrás a partir do momento em que a versão de Nofar era muito mais eurovisiva e para mim uma escolha muito melhor, basta ver o excelente resultado que este tipo de sonoridade trouxe a Israel no ano passado. Reconheço as excelentes capacidades vocais de Hovi, sendo até para mim um dos melhores intérpretes masculinos desta edição a par com o polaco, no entanto a canção não está de todo à sua altura.

6 pontos

Rui Ramos - Israel cresce nos meus países favoritos no ESC a cada ano que passa. Esteve dentro do meu top 10/15 nos últimos 4/5 anos. E este ano não é exceção! Detentor de uma das melhores vozes a concurso, Hovi Star vai encher a Globe Arena com uma das apresentações mais aguardadas, por mim. Só espero que nesse momento tire as luvas em palco, porque para tristezas dessas já basta Portugal no JESC em 2006. Israel com possibilidade de fazer bis no top 10.

10 pontos

Sérgio Rego - Hovi Star é sem dúvida um bom cantor mas não sou fã da cor da sua voz nem do seu estilo. É certo que a versão final deste "Made of stars" é superior à que foi originalmente apresentada mas não consigo gostar. Aborrece-me e é mesmo das canções deste que menos oiço. Outro ponto negativo é a letra cheia de clichés.

3 pontos


Total: 69 pontos

1 comentário:

  1. Participação muito fraquinha de Israel este ano. O pior que tenho visto desde 2010. Dou.. o quê? Porquê Israel, tantas boas canções que já apresentou que até me custa atribuir-lhe este ano 0 pontos.

    ResponderEliminar