Olhares sobre o ESC2016: Eslovénia



Eslovénia
Intérprete(s): ManuElla
Tema: Blue and Red



André Moreira - Eslovénia surpreende-me todos os anos, no entanto nem sempre pela positiva. 2016 é esse ano. “Blue and Red” é uma proposta diferente do que habitualmente ouvimos pela eurovisão. Um estilo country muito na onda de Taylor Swift que sinceramente não aprecio. Confesso, porém, que a nova versão é muito mais impactante do que a primeira desde o primeiro momento da música. Não lhe consigo prever o destino, porém, não a imagino a atingir a final e creio que se irá perder pelo meio das restantes. Concluo com sinceridade: “há piores!”

4 pontos


André Pereira - Acho que sou das raras pessoas que gostam desta música! Esta música é bastante boa e o género da mesma é um género de música que gosto muito! Espero que tenha uma excelente atuação, pois gostava de ver a Eslovénia na final!

12 pontos


Daniel Fidalgo - O ponto forte desta candidatura é o falsete de ManuElla no início da canção e no refrão. Não acho que seja o desastre que muitos preconizam e até acho uma aposta aceitável por parte da Eslovénia. É uma canção com influências country, ao estilo de Taylor Swift. O ponto fraco desta aposta vai para a letra pouco original. Duvido que o país se qualifique para a final, mas não coloco a hipótese de que tal aconteça completamente de parte.

6 pontos


Fabiana Silva - É uma versão low-cost da antiga Taylor, não só pelo gênero da canção (pop-country), mas pelo visual de ManuElla. Ainda assim, há algo cativante em “Blue and Red”, que faz com que eu a queira ouvir mais e mais. Ela, de alguma forma, consegue se destacar dentre suas concorrentes e o ao vivo é bastante consistente. A cantora, no entanto, precisará se afastar dessa imagem para conseguir cativar o público – por hora, o último lugar nas casas de apostas mostram que ela ainda está longe do seu objetivo.

4 pontos


Hugo Sepúlveda - E eis que chega a Taylor Swift à Eurovisão... ou pelo menos uma versão dela. Não sou um grande fã desta música, contudo confesso que lhe acho alguma graça. Acaba por ficar um pouco na cabeça, mas peca principalmente por alguns versos da letra e pelo número de vezes que ela repete a mesma coisa; aquilo que lhe dá alguma graça, acaba por ser o elemento saturante. A nova versão cria mais impacto desde o início, mas é algo se que perde ao longo de toda a música. Mesmo com a mudança de outfit e tudo mais, penso que passe um pouco despercebida, mas nunca se sabe, pode acabar por chegar à final.

4 pontos

João Diogo - Demos graças por termos a ManuElla a ensinar-nos que azul é azul e vermelho é vermelho. Brincadeiras à parte, ManuElla traz-nos um tema banal com influências country. Não há nada de errado com a canção, mas também não há nada que me faça gostar! Sofre do mesmo síndrome da Suíça, por exemplo, e de Portugal no ano passado. Nem uma apresentação com impacto deverá salvar a Eslovénia. 

4 pontos

Nelson Costa - Depois de uma participação memorável em 2015, a Eslovénia volta a ser o patinho feio dos países da Ex-Jugoslávia. Eu gosto de uma boa canção country, mas esta não chega a sê-lo. ManuElla é uma excelente intérprete, mas o problema aqui é mesmo a canção, o coro, a repetição do refrão, a letra (já sabemos que azul é azul, e vermelho é vermelho). Para Estocolmo, urge melhorar o staging, o vestuário e os adereços, para que consiga descolar do último lugar da semifinal.

3 pontos

Patrícia Gargaté - A Eslovénia desce claramente de qualidade com este tema. Amiga, nos sabemos que azul é azul e vermelho é vermelho, pior seria se azul fosse vermelho! Se disse que a Austrália tinha um pé na final, a Eslovénia tem um pé fora da final, merecidamente. Dica para Estocolmo : Não meter o palco e muito menos a roupa em tons de azul e vermelho!!

4 pontos

Pedro Fernandes - A intro desta canção faz-me lembrar o estilo country com o qual Taylor Swift se iniciou, além de ver muitas semelhanças a nível físico entre ManuElla e Taylor Swift, mas esta canção perde-se completamente quando entra no refrão, parece sem força e apesar de ser “cute”, vai ser esquecida, o que é pena porque gostei muito mesmo da proposta da Eslovénia no ano passado, mas esta não vai chegar perto sequer e temo que irá ficar pela Semi-Final

5 pontos

Rui Ramos - O amor é um tema tão marcado neste festival. Todos os anos, das 40 propostas, 30 são sobre isso. Portanto gosto de ver a imaginação das pessoas nas letras e sem dúvida que esta mereceria um prémio de literatura! 'Blue is Blue anda Red is Red' (...) 'How can I mix red and blue together/ Beautiful days and stormy weather'... Profundo! Mas acho que este lindo poema não levará a ManuElla para a final.
Eu até nem desgosto deste gênero de música tão 'comestível' nos EUA. Mas por cá não fará tanto sucesso.

1 ponto

Sérgio Rego - Após dois anos consecutivos na final, este ano a Eslovénia desilude ao enviar uma canção country-pop banal e sem grande interesse, na minha opinião. A canção "Blue and Red" tem alguns bons momentos mas, no geral, não é uma proposta forte e duvido muito que consiga passar à final.

4 pontos


Total: 51 pontos


2 comentários:

  1. A canção é melódica e tem uma batida ritmada. A cantora tem algum carisma e não desafina. Por isso dou a esta eslovena 6 pontos e o desejo expresso de que rume direita à final. Antes esta do que a australiana que não tinha nada que estar aqui embrulhada.

    ResponderEliminar
  2. Taylor Swift wannabe detected. A sério: uma cópia ruim da Taylor, até no figurino. A música até é agradável de se ouvir, mas pela falta de originalidade: 3 pontos.

    ResponderEliminar