Olhares sobre o ESC2016: Bósnia-Herzegovina



Bósnia-Herzegovina
Intérprete(s): Dalal & Deen ft. Ana Rucner & Jala
Tema: Ljubav Je




André Moreira - Deen e o seu regresso num estilo nada seu, o violino, o rap, a voz feminina… parece tudo tão confuso. Ocorre que a minha primeira impressão deste tema foi até bastante positiva, conhecia eu pouquíssimas músicas até então. Com o avançar do tempo foi perdendo a força. “Ljubav Je” é um bom exemplo do que um país pode levar de especial. O instrumental é bastante apelativo, étnico e preenchido. Parece-me, porém que não confere o “brilho” que Deen necessita. Este artista mostra ter uma energia demasiado exagerada para uma música que não exige muito de si, o que torna a sua imagem muito desequilibrada. Sobre o rap, considero-o absolutamente genial sendo que com a nova versão parece-me mais pertinente a maneira como ele é introduzido. Será difícil agradar um ouvido pré-preparado para outra coisa vinda da Bósnia. Perante tudo o que há de bom e mau e tendo em conta que é a Bósnia, considero que está aqui o suficiente para atingir a final, na qual não terá força para brilhar.

5 pontos


André Pereira - A versão estúdio salva tudo, pois dá para perceber melhor o instrumental maravilhoso desta música! O único país dos balcãs a cantar 100% na sua língua, pois a língua destes países são das melhores que se podem ouvir em músicas. A letra é bastante boa juntamente com o instrumental, o que faz com que o resultado final seja muito bom! Vamos lá ver se consegue ir à final.

6 pontos


Daniel Fidalgo - Este tema é uma desilusão tremenda e um regresso dececionante por parte da Bósnia. Já se ouviram canções muito semelhantes demasiadas vezes no certame. Não é que a canção seja má, porque não o é, simplesmente estava à espera de um regresso bem mais forte por parte da Bósnia. À que dar ênfase, no entanto, à qualidade vocal dos intérpretes e à sua capacidade de entrega.

6 pontos


Fabiana Silva - Baladas balcânicas nunca são demais, ainda mais se interpretadas em idioma local (algo raro no Eurovision 2016). É, sim, uma canção um pouco ultrapassada, mas os interpretes escolhidos são ótimos, há harmonia entre as vozes e o cello de Ana é um dos pontos altos do instrumental. Estava receosa quanto à inclusão de um trecho rap, porém a forma como isso foi feito não prejudicou a qualidade da canção. Só espero que eles não exagerem na apresentação ao vivo! 

10 pontos


Fernanda Ribeiro - Olá Deen e bem-vindo de volta após o vermos em 2004! Regressa muito bem acompanhado, e o tema merece todo o meu respeito, porque não seguiu a linhagem balofa de cantar em Inglês e de cantar uma música igual a tantas outras que poderiam representar qualquer país, tamanha é a falta de identidade que vão existindo na Eurovisão. A tentativa merece respeito!


Hugo Sepúlveda - Bósnia regressa à competição com uma balada bem ao estilo balcânico, sendo que a versão final se mostrou mais forte a nível de sonoridade. A parte do rap acaba por criar o seu impacto, e apesar de não ser muito do meu agrado, não estraga totalmente a canção. Apesar de ser mais uma sobre o amor, a letra tem alguns versos que se aproveitam e o facto de não ser em inglês, favorece-a muito. Espera-se uma grande presença de palco, já que é uma música que pede algum dramatismo marcante. Acredito que consiga um lugar na final.

5 pontos


João Diogo - Sou grande fã deste tema. Gosto muito da sonoridade apresentada, dos sons tradicionais e acho que a fusão resultou muito bem. As vozes são também um plus e nota-se que existe uma certa química entre os cantores, o que ajuda a vender o tema. Gosto inclusive do rap. Acho que a transição está muito bem feita. A senhora do violino parece possuída em certas partes mas deviam levá-la para Estocolmo. Pontos extra por cantarem na sua língua.

8 pontos

Nelson Costa - Gosto de temas fusão, mas a proposta da Bósnia e Herzegovina é “demasiado” para mim. “Ljubav je” é uma canção dividida em três partes: instrumental, performance vocal e rap. Eu escolho apenas as duas primeiras. O início da canção é promissor, transporta-nos às saudosas baladas dos balcãs, contudo, a dada altura, tudo se esfumaça e passa a monotonia. Individualmente, cada um dos artistas parece estar bem, mas o conjunto torna-se cansativo e com falta de coesão. 

5 pontos

Patrícia Gargaté - Gosto da junção de estilos e soa tudo muito bem. A apresentação em palco também pode resultar, só seria mais indicado um pouco de interatividade entre todos os cantores. Claramente melhor na língua nativa do que em inglês! Dica para Estocolmo: Alterar o background para tudo menos o que é apresentado no vídeo oficial, por amor de Deus!

10 pontos

Pedro Fernandes - A Bósnia traz-nos algo que se tem vindo a perder infelizmente nas últimas edições do ESC. Um bom som vindo dos balcãs que, ainda para mais, tão bem se costumam dar no ESC. A par com a Macedónia, é o único pais não anglo-saxónico que irá interpretar a canção integralmente na sua língua materna do país. Apesar de gostar dos toques locais da música, não vejo nela potencial para ser uma ameaça a outras canções que estão bem lançadas. Prevejo a qualificação para a Final, contudo uma vez lá, a Bósnia não irá escalar muito a tabela classificativa. Veremos como resulta a apresentação em palco.

6 pontos

Rui Ramos - Balcãs, Balcãs, Balcãs!! Qualquer seguidor do ESC repara logo de onde vêm estas sonoridades. Aquele solo inicial do violoncelo é qualquer coisa de extraordinário, não fosse a Ana Rucner das mais especialistas da área. Depois Dalal e Deen combinam como tudo e misturam ali um rap, que ao contrário da Grécia, funciona lindamente. Esta 'Ljubav Je' transporta-nos para aquela região e como são adoráveis estas baladas balcânicas e que nos demonstram que levar algo característico e com raiz ainda é o objetivo Eurovisão para alguns países Top 10 para a Bósnia e Herzegovina.

10 pontos

Sérgio Rego - É bom ver este país de volta à Eurovisão, só é pena esta canção ser uma versão "low cost" das típicas baladas balcânicas. Os arranjos são muito fracos e o fim da canção é demasiado repentino. O pacote total não me convence nada mas verdade seja dita, é de louvar o esforço uma vez que a televisão estatal bósnia está com problemas financeiros gravíssimos há já alguns anos e foi uma sorte conseguirem participar este ano. A Bósnia sempre passou das semifinais até agora mas não me admiraria nada que esta canção ficasse pela semifinal.

3 pontos


Total: 74 pontos


Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

5 comentários:

  1. Entre este jovem despenteado e o outro que aparecia um pouco despudoradamente a querer mostrar o que se faz numa disco podendo usar gel capilar, no já longínquo ano de 2004, há uma diferença abismal, assim como o género que vai apresentar.Mas enquanto na sua fase anterior tinha a seu favor a frescura dos anos, aqui embora mais leve interpreta música tradicional que já deu mais pontos do que agora. Não gosto do figurino e tanto ele como a sua acompanhante, salvo seja, põem um peso desmesurado
    nas suas interpretações. Só porque me lembro bem daquele jovem simpático de há uma dúzia de anos, vou atribuir-lhes 4 pontos.

    ResponderEliminar
  2. O instrumental é tremendo. Arrisco-me mesmo a dizer que é o melhor do ano. Ainda assim falta qualquer coisa à música que ainda não consegui identificar. Creio que passará à final, mas não passará do 15º lugar. 6 pontos.

    ResponderEliminar
  3. A Bósnia este ano, apresenta uma música fantástica. Falta é um pouco mais no instrumental. Algo mais poderoso. Esta música fica lindamente na língua nativa e a versão inglesa já não gosto muito.
    É das minhas preferidas.
    Pontuação: 10 pontos

    ResponderEliminar
  4. Uma proposta agradável ao ouvido, numa fusão harmoniosa de estilos e sonoridades - 6 pontos

    ResponderEliminar