Olhares sobre o ESC2016: Bielorrússia



Bielorrússia
Intérprete(s): Ivan
Tema: Help You Fly



André Moreira - Uma proposta polémica. Um Ivan desinibido e com vontade de “inovar” recorrendo à técnica do choque. “Help You Fly” consiste num rock com toque eletrónico completando-se com uma letra bastante vulgar. A atuação na final bielorrussa foi simples, com um dress-code digno de passagem de férias no Vanuatu, isto é, medonho. Fora todos estes defeitos, encontro nesta proposta algo de especial. Se por um lado estamos num ano em que grande parte das músicas se parecem assemelhar, a bielorrussa diverge exatamente por isso. O uivo do lobo no início da canção está genial e dá um sentido orientador a esta aposta, no entanto não acredito numa passagem à final e penso que estaremos perante uma das performances mais comentadas no pós-Eurovision 2016 pelas piores razões. 

5 pontos


André Pereira - Ai deus… lá vamos nós! A música chama-se Help You Fly, mas na letra diz “help to fly” e depois é sobre lobos… Mas podem-me explicar isto tudo??? Enfim odeio esta canção que infelizmente fica no ouvido… Espero que não passe à final, apesar da Bielorrússia passar sempre que o ESC tem lugar nos países da Escandinávia.

0 pontos


Daniel Fidalgo - Não há nada de bom que consiga refererir relativamente a Help You Fly. É uma canção chata, interpretada por alguém quem tem feito de tudo para dar nas vistas (escusado será falar da obsessão pelo nu por parte de Ivan). A canção é muito datada e, para tentar disfarçar o problema, são acrescentadas umas sonoridades eletrónicas. A voz de Ivan é relativamente fraca. Com nu ou sem nu em palco, duvido muito que a Bielorrússia consiga assinar o passaporte para a final de sábado.

3 pontos


Fabiana Silva - É uma canção que cresceu em mim desde que venceu a seletiva, ainda que fique um pouco longe das minhas favoritas. Ivan melhorou sua parte vocal e sua interpretação, contudo, ainda lhe falta carisma e um pouco de poder de convencimento. Só espero que ele não venha ao palco sem vestimentas adequadas, pois isso só tiraria a atenção da música, que, na verdade, tem certo potencial. Agora, se Belarus não conseguiu a classificação com “Time”, que era superior em quase todos os aspectos, provavelmente vai precisar de um milagre para classificar “Help you fly”.

5 pontos



Hugo Sepúlveda - No início, não considerava esta música má de todo, que talvez tivesse algo. Agora é daquelas músicas que já me cansei de ouvir e se puder passo à frente. Gosto da presença dos uivos, dão um toque um pouco diferente à música, mas nem isso acaba por salvá-la. O instrumental acaba por saturar, apesar de algumas mudanças no ritmo e das batidas. A letra é fraca, podia ter sido muito mais explorada e trabalhada. A nível de atuação, estou para ver os resultados quanto ao que pretendem fazer, no entanto não acredito muito na passagem à final.

2 pontos


João Diogo - Cansei-me muito facilmente deste tema. No início até lhe achava alguma graça mas agora passa-me completamente ao lado. O Ivan não ajuda pois não transmite nenhuma emoção, torna o tema ainda mais chato. Nem a mirabolante campanha que os bielorrussos andam a fazer salvará este tema. A Bielorrússia deverá voltar a ficar-se pela semifinal, desta vez justamente.

3 pontos

Nelson Costa - Ivan tem nas mãos uma canção com potencial, mas como cantor e artista não tem armas para transformar o tema em algo memorável e inesquecível. Após o primeiro refrão, o artista já deu tudo o que tinha para dar. Pobreza na interpretação, sobretudo nos segundos finais. Nota para a campanha de marketing engendrada por Ivan e a sua equipa: Não havia necessidade…

3 pontos

Patrícia Gargaté - Confesso que andei uns tempos sem ouvir esta música no seu todo, mas tinha uma belíssima impressão pelo que já tinha ouvido em recaps. Só que na verdade a montanha pariu um rato e o belo refrão é acompanhado de algo completamente sem sentido e desequilibrado, comparativamente ao refrão. Depois da polémica ridícula com a nudez e os lobos, duvido da passagem da Bielorrússia à final. Dica para Estocolmo: E que tal trazer a nudez e os animais no background? Força Ivan!

6 pontos

Pedro Fernandes - Chegou o nudista. Nu de juízo e de bom gosto, este sujeito está a sujeitar-se a ir também nu de pontos para casa. Tenho um feeling que o público e o júri vão ajudá-lo a voar mais cedo para casa.

2 pontos

Rui Ramos - Que giro, bati um recorde. Quando Ivan venceu a final nacional só consegui ouvir um minuto da música, agora ouvi-a toda. Não ganhei nada com isso! A Bielorrússia é daqueles países que quanto a mim nunca fez falta, mas que vai lá estar sempre... Tanta banalidade, fraca voz e sem noções concentrada em três minutos. Can I help you fly back home?

0 pontos

Sérgio Rego -  Eis outra das minhas favoritas deste ano mas que a par da Suíça... quase ninguém gosta. "Help you fly" tem as tais claras influências da música pop eletrónica dos anos 80 que pessoalmente tanto gosto. Gosto da voz rouca de Ivan, só penso que talvez devesse mostrar mais garra. Gosto mesmo muito e tenho que pena que não passe à final tendo em conta a opinião negativa da esmagadora maioria dos fãs.

12 pontos


Total: 41 pontos


1 comentário:

  1. Não há dúvida, estamos na era dos miracles e dos lobos. A Bielorrússia mais uma vez traz uma música e um cantor aceitáveis, não é uma música inebriante mas também não deixa fechar os olhos, tem alguma batida, como direi, o bastante para me deixar prender por ela. Dou a este nez large 6 pontos.

    ResponderEliminar