Olhares sobre o JESC2015: Irlanda



Irlanda
Intérprete(s): Aimee Banks
Tema: Réalta na Mara




Fabiana Silva - Ópera não costuma funcionar nos concursos da EBU, mas Aimee tem boas chances de mudar essa história em 2015. Ela é muito talentosa e confiante, além de ter um vocal preciso e bem empostado. Acho que essa não é uma música para um concurso infantil, mas muitos vão se impressionar e vão votar por ela. Espero um top-5 para os irlandeses.

08 pontos


Gonçalo Vieira - Outra balada... Mas como todas as outras, de boa qualidade! A Irlanda estreia-se este ano no JESC com uma das canções mais simples da competição. A fórmula de sucesso outrora usada é adotada nesta candidatura, sendo que há probabilidades de vir a ser bem sucedida. Com uma voz marcadamente doce e uma apresentação em palco bastante simples, acho que este país poderá realmente vir a ser bem sucedido. Marca a diferença...

10 pontos


João Diogo - Depois de uma final nacional vinda dos anos 80, a Irlanda escolheu o tema mais intemporal que podia. Mas, mesmo assim, este Réalta na Mara é muito datado. A Aimee parece ser uma boa cantora e transmite alguma confiança, mas tenho dúvidas que o tema que defende capte o televoto do público infanto-juvenil. 

06 pontos


Jorge Leiria - É uma fusão de dois estilos que vem enriquecer a música no JESC. Réalta na Mara tem bastante poder e serve, sem dúvida, a temática da canção, o mar e as suas travessias, o que a relaciona a todos os níveis com os irlandeses. Tem uma instrumentação orquestral e uma estrutura dividida em diferentes secções, sempre com uma ideia de crescendo. A voz angelical de Aimee ajuda, ainda mais, a passar o motivo da música, encaixando-se na perfeição.

08 pontos


Nuno Carrilho - Naquela que será a sua primeira participação no evento, a Irlanda traz-nos um ‘cheirinho’ de alguns temas vencedores do concurso sénior na década de 90. Na minha opinião, apenas aponto a falta de um refrão final mais marcante, visto que o tema se torna bastante monótono ao longo dos três minutos. Contudo, a voz angelical de Aimee é uma mais valia e decerto será uma das propostas mais votadas do júri. No entanto, duvido que tal aconteça em massa pelo televoto…

07 pontos


Patrícia Gargaté - Esta não é mais uma balada. É uma canção diferente com uma voz diferente, o que dá pontos extra a esta proposta da Irlanda. A Aimee canta mesmo muito bem. Será que é um tema adequado ao JESC? Como as coisas estão hoje em dia, talvez seja! Também não podemos querer todos os participantes com canções do Panda, não acham?

10 pontos

Pedro Fernandes - É tão bom ouvir a Irlanda a cantar na sua língua gaélica e, ainda por cima, de uma forma tão angelical como o faz a intérprete. Aimee tem uma voz soprano inacreditável para a idade! Temo apenas que o tema não seja de todo apropriado para o JESC e que isso penalize muito as hipóteses da Irlanda. Para mim é uma incógnita: ou vai correr muito bem ou vai ser um desastre!

06 pontos

Pedro Madeira - Um tema meio clássico que se destaca por essa mesma razão. Voz muito bem colocada e afinada numa melodia simples que parece atacar o meio da tabela. Penso que poderá surpreender pela diferença!

07 pontos

Salomé Silveira - A voz e, em especial, o timbre da Aimeé são impressionantes. Um resgisto diferente de todos os outros a concurso! Sem dúvida, que a Irlanda está muito bem representada no concurso! Uma das melhores interpretações!

08 pontos

Total: 70 pontos 

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

Sem comentários