Olhares sobre o ESC2015: República Checa


República Checa
Intérprete(s): Marta &Václav
Tema: 'Hope Never Dies'



Aáron García-Álvarez - Os países apostaram por enviar duetos para a 60.ª edição do festival. Mais uma vez gosto desta proposta; ficaria surpreendido se esta canção ficasse pela semifinal, mas a verdade que poderá não destacar muito, já que é “mais um” neste ano. 

7 pontos

Carlos Coelho - Uma balada que faz os mínimos eurovisivos e que parece já ter sido ouvida antes demasiadas vezes. É já o terceiro dueto nesta semifinal e, na comparação com os anteriores, é o elo mais fraco: bons intérpretes mas são pouco amigos da câmara e, 3 minutos depois, a canção termina e nada fica. 

3 pontos

Eurico Alves - Não gosto, tão simples quanto isso. A República Checa não tenciona mesmo ir longe na competição, levando este ano uma canção que se vai perder no meio das outras todas. Pessoalmente não gosto de vozes roucas e não é agora que vou gostar…

3 pontos

Fabiana Silva - Reconheço que esperava muito mais da República Checa, principalmente pelo nome de Marta Jandová envolvido na proposta. Não é uma canção ruim, mas não é explosiva como o estilo escolhido demanda – o instrumental é plano e sente-se falta do peso da bateria e da potência da guitarra elétrica. Václav também deixa a desejar vocalmente e isso se nota já na versão estúdio. Quem sabe a versão ao vivo não surpreende e dá aos checos sua primeira classificação? 

4 pontos

Fernanda Ribeiro - Mais uma balada muito bem interpretada em dueto composto por uma voz feminina e outra masculina. Canção um pouco “dark”,  esta “Hope Never Dies”  poderá ser candidata a um lugar na final, mas verá o seu destino ditado pela performance em palco, pela teatralidade conseguida. Se as vozes estiverem em harmonia e se a mensagem for bem transmitida, poderá conseguir o passaporte que certamente deseja.

6 pontos

Gonçalo Vieira - Outra canção que não me diz nada. Ainda que eu goste particularmente do timbre do cantor, a verdade é que esta proposta é insignificante. Reconheço qualidade neste tema, ainda assim, como não é marcante, acaba por perder-se no meio de duas boas canções, a de Portugal e a de Israel. Pode ser que o júri aprecie a proposta checa para o ESC deste ano, já que o televoto provavelmente irá votar negativamente neste tema. Hope Never Dies mesmo com uma boa composição, é esquecível.

6 pontos

João Diogo - A República Checa protagonizou o regresso mais inesperado do ano. No entanto, a sua balada ligeiramente rockeira não me convence. Está demasiado vista, sendo que a única originalidade será talvez a introdução do piano. A dupla parece não ter grande química e a voz do Václav é difícil de digerir.

3 pontos

Patrícia Gargaté - Esta música diz-me algo… mas não para o ESC. São duas vozes muito potentes mas, ainda assim, apresentam um registo que provavelmente será um falhanço no palco do ESC, infelizmente, porque merecia estar na final, no meio de tantas músicas pré-fabricadas.

8 pontos

Paulo Morais - Que pena, podia ser uma proposta excelente se apostassem numa canção de estilo gótico e com um instrumental mais forte. Assim não passa de mais um dueto a cantar uma balada. Mas, mesmo assim, agrada-me o suficiente para desejar que passe à final, mas não creio que ainda seja desta…

7 pontos

Rui Ramos - E eis o regresso da República Checa. Comparando com a última música levada ao ESC é 100% de melhoria. Analisando somente "Hope never dies" não podemos falar nem em metade da percentagem quanto ao magnífico nem à inovação. Mais uma música para "encher chouriços" e que, a apostar, ficarão estáticos em palco a cantar um para o outro.

1 ponto

Total: 48 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

2 comentários:

  1. Não me recordo, nem me sinto com vontade de investigar, de alguma vez a República Checa ter chegado a uma final.Quando o vídeo abriu julguei que ia assistir a uma sessão de wrestling mas ainda bem que não porque detesto brutamontes a fazerem palhaçadas dentro de um ringue. Eu consigo ouvir esta música até ao fim e só isso me leva a dizer que se for apurada não me vou sentir nada surpreendido. Apesar de não gostar de vozes roucas, estranhamente parece-me adequar-se bem àquela figura de homem avantajado. Muitas vezes num armário guardam-se surpresas. A minha pontuação: 5 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Mais uma balada "Eurovision style", mas vale por uma coisa: é a melhor proposta que os checos levaram à Eurovisão. Tem tudo para atingir o melhor resultado de sempre do país, mas a acontecer será, no máximo, um 13º lugar...na semifinal. De forma alguma, isto passa à final!

    Pontuação: 4 pontos

    ResponderEliminar