Olhares sobre o ESC2015: Letónia


Letónia
Intérprete(s): Aminata
Tema: 'Love Injected'



Aáron García-Álvarez - Poucas vezes avalio uma canção com uma pontuação mesmo baixa, mas este é de aqueles temas que me custa ouvir. Voltamos ao tópico de pôr os cantores no compromisso dos tons agudos, mas desta vez estes chegam a ser estridentes! Já por não falar na própria melodia, que volta a parecer um “remix” de várias canções, o que não ajuda nada para que seja atrativa.

2 pontos

Carlos Coelho - Desde os piratas de 2008 que a Letónia não chega à final, mas 2015 poderá ser o ano de quebrar esse feitiço. Não que esta canção seja extraordinária, mas é seguramente fácil de se destacar das restantes baladas, com um refrão memorável e muito bem conseguido. A cantora é toda a actuação, de presença elegante, com voz poderosa e segura.

6 pontos

Eurico Alves - E não é que a Letónia decidiu regressar a 2010? Países como Portugal agradecem este mau gosto e clima tenso e chato que a canção cria. 

1 ponto

Fabiana Silva - a música em si é interessante – atual e bem construída –, mas, ainda que Aminata seja a autora do tema e o defende com propriedade, ele não é o mais indicado para sua voz e para seu nível de técnica. Durante a final nacional, ficou claro que ela tem dificuldade com os agudos, que são estridentes e, muitas vezes, não se mantêm no tom. Eu poderia até gostar dessa canção se fosse interpretada por uma cantora vocalmente mais forte

3 pontos

Fernanda Ribeiro - Love Injected é algo que nasceu de uma fusão entre diferentes culturas. Nasceu nas florestas do Báltico mas transporta-nos a latitudes longínquas algures em África. Há um veneno servido como uma poção mágica, há uma “Amina” na “Aminata”, há algo de misterioso e profundo nesta voz tão carismática. Há um “amor” que é “injectado” ao longo da actuação. Pela originalidade, lançarei o meu lamento se não a vir na final.

10 pontos

Gonçalo Vieira - Uma das canções mais incompreendidas desta edição do ESC! Pessoalmente, Love Injected agrada-me pela sua irreverência em palco e na introdução de novos sons. Ainda assim, para a maioria dos fãs, a proposta da Letónia passa despercebida. Aprecio a forma simples que a Aminata apresenta-se em palco, sendo que, das versões ao vivo apresentadas, a melhor que favorece mais a canção é a que a cantora se encontra sem apoio do coro. Gosto deste tema, mas não sei se será desta que a Letónia irá apurar-se.

7 pontos

João Diogo - Já gostei mais do tema letão. Acho que até tem algumas particularidades interessantes, o instrumental é diferente do que estamos habituados, mas é demasiado repetitiva. A Aminata é o melhor desta música. 

4 pontos

Patrícia Gargaté - Declarada a minha favorita desde que saiu, considero que é uma aposta muito arriscada por parte da Letónia, mas o bom gosto reinou nesta escolha. Se ficar pela semifinal, será com orgulho e qualidade. Uma atmosfera de suspense que não é para os ouvidos de todos os eurofãs. Infelizmente.

12 pontos

Paulo Morais - Aminata apresenta-nos uma aposta muito diferente, a sua imagem, os seus gestos, a sua voz e a sua canção, são uma aposta muito arrojada, que vai agradar... ou detestar! Inclino-me mais para esta última: acho que os europeus vão achá-la maçadora, ficando, assim, pelo caminho.

7 pontos

Rui Ramos - Não percebo a adoração por esta música. Penso que a Letónia tentou trazer algo moderno mas isto é só... estranho! E a Aminata possui das vozes mais irritantes que já vi pelo ESC. Desejo que fique pela semifinal.

0 pontos

Total: 52 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. esta musica custa-me bué a ouvir, é tão irritante... muita gritaria... 0 pontos!

    ResponderEliminar
  2. É uma música que custa ouvir até ao fim, pois a voz da Aminata é demasiado aguda no refrão e isso vai provavelmente custar a final à Letónia, sim, porque apesar de toda a gente dizer que vai passar, eu acho que vai acontecer exatamente o oposto.

    Pontuação: 4 pontos

    ResponderEliminar
  3. A proposta de Love Injected é realmente muito boa. A Letônia chega com uma proposta eletrônica toda trabalhada numa vibe alternativa - consegue destacar-se entre suas concorrentes na semifinal.

    De ressaltar a sua performance simples, porém muito bem feita durante a final nacional. Pode seguir o mesmo rumo que vai ficar bom.

    10 pontos

    ResponderEliminar