Olhares sobre o ESC2015: Itália


Itália
Intérprete(s): Il Volo
Tema: 'Grande Amore'



Aáron García-Álvarez - Il Volo trazem uma canção muito original; a mistura da suas vozes funciona na realidade muito bem. Penso que Itália vai ter uma boa classificação final. Mesmo sendo parecido com os Il Divo, podemos dizer que tem a sua senha de identidade própria.

10 pontos

Carlos Coelho - Todos os anos, aposto numa canção para vencer nas casas de apostas. Em 2006, apostei na Finlândia. Em 2011, no Azerbaijão. Em 2014, na Áustria. Este ano, coloquei uns euros na Itália. A canção é grandiosa, rica e refinada; os intérpretes são verdadeiros, carismáticos e com alma - importante numa fase em que a Eurovisão se liberta da vertente plástica das encenações e volta ao essencial da canção.
A Eurovisão quer ir a Roma. E nós também. Até porque o meu dinheiro está neste cavalo.

12 pontos

Eurico Alves - Grande amor, grande música e grande candidata à vitória. De longe uma das melhores a concurso. Tem as vozes fortes, o instrumental forte, a garra, enfim, quase tudo…

10 pontos

Fabiana Silva - É fácil de explicar o motivo da Itália não sair da lista de favoritos ao título da Eurovisão deste ano: é uma proposta que agrada tanto júri quanto público, interpretada por um trio extremamente talentoso e internacionalmente experiente (Il Volo é relativamente famoso aqui no Brasil, tendo participado de vários programas de TV e fazendo shows em algumas cidades). “Grande amore” é uma canção forte e que, desde os primeiros acordes, já diz a que veio; a mistura dos vocais pop e lírico é equilibrada e a melodia foi construída com precisão. Seria um vencedor mais que merecido

12 pontos

Fernanda Ribeiro - Estamos na presença de um tema que me provoca um “mixed feeling”, talvez devido a uma excessiva carga dramática. Usando a mesma fórmula que tanto successo deu a Andrea Boccelli ou até André Rieu (o senhor que transformou a música clássica em “easy listening”), três jovens tenores (na verdade um é barítono) apresentam-nos um pop-ópera muito bem produzido, dramático mas que entra facilmente no ouvido, tornando-se numa espécie de “Ás de Trunfo” que a Itália tenciona jogar. Sendo certo que a opinião sobre este tema não é de todo consensual, o estilo apresentado é todavia muito popular nos quatro pontos cardeais! (recordemos os records de vendas de Andrea Bocelli, Il Divo ou Caruso)– 

10 pontos

Gonçalo Vieira - A minha favorita! Esta canção é pura e simplesmente a entrada com mais classe dos últimos anos. Os Il Volo são exímios em palco, sendo que este facto é um factor a ter em conta por todos. A canção assemelha-se muito ao que podemos ouvir com os Il Divo mas, desta vez, ainda mais power parece transparecer. Qualidade em tudo! Deverá ter um top 5 certo

12 pontos

João Diogo - Estamos perante o tema mais sobrevalorizado do ano. Não gosto e não entendo o burburinho à volta do mesmo. Não apresenta nada de novo, é uma cópia barata dos Il Divo (dos quais também não gosto) e tem um instrumental algo antiquado. A língua italiana fica bem em qualquer música, mas isso não é suficiente. 

5 pontos

Patrícia Gargaté - A ideia de levar três meninos bonitos a cantar música clássica foi genial. No geral tudo muito bem produzido, bem pensado e uma fórmula de sucesso bastante agradável. Só tem pouca margem de manobra em palco, não os imagino a fazer grandes malabarismos… também não precisam

12 pontos

Paulo Morais - Aqui está muito provavelmente a vencedora do ESC 2015 e o 12 aqui do nosso país. Esta aposta à Il Divo, mas ainda em crescimento, é claramente feita para encantar os votantes que no dia 23 vão estar a ver o Festival. É uma aposta Eurovisão com pinta de vencedora, mas que pessoalmente não me diz nada, canção melosa, cantada por três jovens aborrecidos e nada original, preferia de longe a canção do Nek, ou da Annalisa da final nacional Sanremo.

5 pontos

Rui Ramos - Um grande amor, 3 magníficos jovens cantores, 3 estrondosos timbres, um país, uma possível vencedora. Que não aconteça o que aconteceu à França em 2011 e teremos ESC em Roma.

12 pontos

Total: 100 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

2 comentários:

  1. Só um verdadeiro cataclismo impedirá esta grandiosa participação italiana, a todos os níveis, de vencer a 60ª ediçao do concurso eurovisivo. Vencer concederá à Itália o privilégio de voltar a dar credibilidade a este festival de imparável longevidade.

    ResponderEliminar
  2. (h) (h) (h) para as únicas 2pessoas que ñ sobrevalorizaram esta canção.
    Eu até gosto MAS ao mesmo tempo não entendo o fascínio e o delírio que deu em certas pessoas por este "Grande Amore"(havia melhor lá no Sanremo) e Itália já levou musicas bem melhores que esta...se ganhar será tão injusta como a vitória no JESC.
    Se acontecer o mesmo que "França 2011" por mim está optimo :D

    ResponderEliminar