Olhares sobre o ESC2015: Israel


Israel
Intérprete(s): Nadav Guedj
Tema: 'Golden Boy'


Aáron García-Álvarez - Fiquei surpreendido desde que ouvi por primeira vez este tema, muito “latino” para Israel. Marca a diferença com as restantes canções desta semifinal com ritmos que já não ouvíamos a algum tempo e que também são próprios desta terra. Seria de estranhar que ficassem por aqui, e da minha parte passariam à final sem hesitações.

10 pontos

Carlos Coelho - E, finalmente, uma das poucas canções que não nos permite adormecer. A Eurovisão é uma noite de festa e Israel poderá tirar enorme vantagem disso. Aqui está o ritmo, dançável, moderno, oriental, que muito agrada ao televoto europeu e que guiou muitos sucessos de top10 da Grécia e Turquia no passado. A actuação tirará as dúvidas se Israel também lá chegará.

10 pontos

Eurico Alves - De longe a melhor canção da semifinal. Aleluia algo efetivamente bom na competição! Parabéns Israel por nos trazer algo agradável, comercial, eurovisivo, moderno, enfim, obrigado por ser um exemplo! Passar ou não à final é algo que me custa muito prever para Israel, não especificamente este ano mas por se tratar de Israel! No ano passado merecia claramente a final... mas foi o que foi…

12 pontos

Fabiana Silva - É meu ‘guilty pleasure’ do ano – aquela música que tem tudo para que eu não gostasse, mas eu gosto! Acho que essa mistura de ritmos (hip-hop e música oriental) não funcionou muito bem, mas o refrão é ótimo e colocará todo mundo para dançar em Viena, ainda mais com a falta de propostas uptempo. Nadav é simpático e canta bem, mas veremos como a falta de experiência o afetará durante o festival.

6 pontos

Fernanda Ribeiro - Não se deixem enganar pelo início calmo. Esta canção apela à dança numa fusão entre o pop e os sons do Médio Oriente!  A audiência vai de certeza acompanhar, com palmas, o ritmo desta música a fazer lembrar as produções de Timberlake. Se conseguir cativar o televoto, terá que enfrentar a avaliação do júri, que ditará a sua sorte. Caso consiga passaporte para a final, não é de todo imerecido. 

7 pontos

Gonçalo Vieira - A única canção deste ano que conta com inspirações étnicas misturadas com sons dançantes! Algo impensável há uns anos no ESC! Golden Boy é um pop muito característico da Eurovisão, sendo que parece uma feita apenas e somente para este feito. Navad, o intérprete, tem um carisma para dar e vender, sendo que a sua tenra idade (que ninguém o dá), faz com que a canção seja uma proposta fresca no meio de tantas baladas. Ainda assim, tenho um receio enorme que Israel seja prejudicado por ser o país que é. Veremos... uma canção de verão, com qualidade, tem tudo para o apuramento. Mas… 

8 pontos

João Diogo - O perfeito guilty pleasure! É um tema bastante divertido, ao qual é difícil ficar indiferente quer se goste quer não, com uma letra bastante tonta mas que o serve na perfeição. É a prova que se consegue fazer uma música de festa, de cariz popular, com elementos étnicos, que tenha um bom instrumental e que não soa a baratucho (toma lá Emanuel que já almoçaste).

8 pontos

Patrícia Gargaté - Curtição desde o primeiro segundo! Se esta música não passa à final começo a perder um pouco da minha fé neste concurso. Não é evidente que merece estar na final? Funciona quase como uma lufada de ar fresco no meio de tanto peso de baladas, canções sofridas e medíocres. 

12 pontos

Paulo Morais - Eis que chega um país para salvar a honra das canções que fazem abanar a plateia e que o ESC precisa. Ainda bem que alguém se lembrou destas sonoridades. Apesar de não ser uma das minhas favoritas, concordo que isto faz falta ao ESC e ainda mais agora que a organização coloca uma plateia de pé que paga absurdos para ouvir 20 baladonas duma rajada… enfim, pela diferença, pela festa, pela alegria, pela dança...

8 pontos

Rui Ramos - Uma das minhas favoritas do ESC2015. Israel aposta num adolescente para voltar a levar o país à final. E, a sua inocência junta com um Golden Boy com um instrumental tão étnico, irá consegui-lo. Não haverá ninguém a não bater o pezinho e a cantar I'm a Golden Boy...

10 pontos

Total: 91 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. Custa-me a crer que alguém duvide que este ritmo oriental não ganhará bilhete para a final.Claro que vai, apesar de a Turquia não estar presente mas está o Azerbeijão que é quase a mesma coisa, basta lembrar a troca de galhardetes todos os anos.A Turquia apresentou algumas músicas com sonoridades muito semelhantes. O intérprete tem um ar de folgazão, faz bem o seu trabalho de entretenimento que é o que se quer num grande espetáculo de música e dança. Israel está portanto de parabéns porque vai voltar a uma final. A minha pontuação: 8 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Aqui está uma música que foge ao estilo modal deste ano. Música alegre e com toques característicos dos temas oriundos de Israel, o que me faz gostar ainda mais deste tema. Espero que não aconteça como no ano passado e Israel volte a passar à final, depois de 5 anos de ausência e que chegue ao justo top10.

    Pontuação: 10 pontos

    ResponderEliminar
  3. A produção é excelente. Tem todos os requisitos eurovisivos que a eleva a status de canção mais eurovisiva desta edição.

    Começa com um registo lento que passa automaticamente para uma batida R&B onde se misturam sons étnicos - o refrão é muito pegajoso e para ajudar um pouco mais, não temos nada parecido com Golden Boy.

    10 pontos

    ResponderEliminar