Olhares sobre o ESC2015: França


França
Intérprete(s): Lisa Angell
Tema: 'N'oubliez pas'



Aáron García-Álvarez - França faz aquilo que melhor sabe. La chanson francaise consegue chegar ao fundo das pessoas e, da minha parte, já tem uma boa pontuação.

10 pontos

Carlos Coelho - Tenho boas e más notícias: a boa notícia é que eu não desgosto, a má é que poucos dirão o mesmo a 23 de Maio. Não fosse o júri, apostaria de olhos fechados na França para o último lugar. A canção não é má  (mas também não é excelente), a cantora apesar de competente não é carismática, portanto parece-me meio caminho andado para o desastre na tabela final. Mas, Lisa, o problema não és tu, somos mesmo nós. 

6 pontos

Eurico Alves - Canção clássica que demora demasiado a aquecer. Esperava bem mais por parte da França, por forma a que não sentisse que perdi tempo a ouvir a primeira parte do tema. Talvez o final a salve e a tire do fundo da tabela.

6 pontos

Fabiana Silva - Uma das letras mais bonitas da história da Eurovisão e um dos melhores vocais desta edição. Uma pena que Lisa não tenha tanta intimidade com as câmeras e que ela não seja tão expressiva quanto a melodia e a letra pedem. A canção me interessa muito mais que a performance e isso não é benéfico para um festival televisivo, ainda mais em uma edição cheia de temas similares a esse. Com uma cantora com mais presença de palco, os franceses até chegariam no top-10

8 pontos

Fernanda Ribeiro - N’Oubliez Pas é uma balada tipicamente francesa que começa bastante bem e que não desilude à medida que o tema desenvolve. O que adoro nesta canção é a letra, a sua mensagem. Todos os que têm ligações à terra onde pertencem ou que os viu nascer, percebem a intensidade, a emoção e a nostalgia: quando tudo fica em ruínas e é necessário reconstruir, recomeçando ainda mais forte do que antes. Bem interpretada pela Lisa Angell, a França procura um lugar mais alto na tabela do que aquilo que tem obtido nestes últimos anos. Por me identificar bastante com a mensagem e por nos relembrar a França de outrora 

12 pontos

Gonçalo Vieira - Mais uma balada, mas esta é de França! Uma típica balada francesa é o que este país nos presenteia. A voz da cantora é muito bonita e adequada na perfeição a este tema, sendo que a keychange final assenta que nem uma luva ao que era esperado. Pessoalmente, acho que esta aposta é um risco, mas poderá resultar. Veremos… 

8 pontos

João Diogo - Ainda não será desta que França voltará aos bons resultados. O maior problema das baladas deste país é que se tornam enfadonhas. Normalmente são bem construídas, são sóbrias e interpretadas por cantores com boas vozes, mas só se tornam interessantes no último terço da música (tudo isto acontece este ano). E até isso acontecer, já toda a gente decidiu que não gosta e que não vai votar. 

6 pontos

Patrícia Gargaté - Será que os nossos amigos franceses nunca dão uma para a caixa? Acho que Portugal e França têm algo em comum na hora de produzirem temas para o ESC… Falta sempre algo, falta a chave para o sucesso. É uma música banal, esquecível e uma forte candidata ao fim da tabela. 

4 pontos

Paulo Morais - Lisa é uma cantora com experiência e uma excelente voz e a sua proposta assim num estilo antiquado traz-nos uma poderosa balada francesa. Gosto muito desta aposta que ao longo de três minutos me envolve e me enche. Nesta edição, a França merece uma boa classificação.

10 pontos

Rui Ramos - Chega o momento sublime do ESC 15. Lisa é a senhora Eurovisão que pisará o palco, abrirá a boca e toda a gente se vai render ao ouvir, possuidora de uma voz magnífica. Irá manter uma apresentação ao estilo de Patricia Kaas: íntima, discreta. E o resultado, espero, será tão bom como o de 2009

12 pontos

Total: 82 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

2 comentários:

  1. A canção é doce, tem uma produção decente, a voz da Lisa é boa, contudo, o grande problema é conseguir cativar, não só a mim, mas a toda a Europa.

    Falta energia, carisma e presença de palco por parte da Lisa Angell.

    Não consigo prever um resultado muito positivo, mesmo como os votos dos júris.

    6 pontos

    ResponderEliminar
  2. Há muito tempo que a França não se mostrava verdadeiramente na Eurovisão, talvez desde a fantástica atuação de Natasha Saint-Pier. Belo poema, música a condizer e uma voz sublime, enfim, uma verdadeira participação à la française.A minha pontuação: 12 pontos, porque quando gosto, gosto mesmo.Se a classificação também vai ser assim tão boa, não o posso assegurar porque nestas matérias de pontuações e gostos subjetivos nada é 100% garantido.Mas a classificação para mim, que não arrisco um cêntimo, é o que menos me perturba o sono.

    ResponderEliminar