Olhares sobre o ESC2015: Eslovénia


Eslovénia
Intérprete(s): Maraaya
Tema: 'Here For You'



Aáron García-Álvarez - Três segundos da canção já são suficientes para saber que gosto desta aposta, tem um ritmo fantástico que vai em crescendo ao longo da canção. Uma "rádio-fórmula" que resulta a nível comercial. Esta é a voz que fica bem e cómoda nos agudos e sem dúvida resulta; só um mau direto poderia fazer com que a Eslovénia ficasse por aqui.

10 pontos

Carlos Coelho - A envolvência do tema dance com inspiração étnica e o timbre rouco da cantora são uma lufada de ar fresco e conjugam-se de modo muito feliz. Do mesmo compositor do tema esloveno de 2014, nota-se em ambos uma aura de novidade de quem percebe a Eurovisão e contribui com o seu cunho pessoal, produzindo um tema original, diferente e envolvente. O parente pobre da ex-Jugoslávia poderá chegar finalmente ao top10.

10 pontos

Eurico Alves - Muito bem Eslovénia! ALELUIA! Adoro a sonoridade, a originalidade, a contemporaneidade, o facto de ser comercial e extremamente apelativa. Uma das minhas favoritas e claramente merecedora de um lugar no top de 2015.

10 pontos

Fabiana Silva - Um dos países mais fortes do ano – por isso aparecem tão bem nas casas de apostas. A composição de “Here for you” praticamente não tem defeitos e se destaca por ser dinâmica, ou seja, têm variações no tempo que dão mais ou menos intensidade a ela. A intérprete tem muita técnica e ouvi-la ao vivo é quase como ouvi-la em versão estúdio. Visualmente, os poucos elementos utilizados foram de bastante valia ao show: a mulher do violino e os fones de ouvido, marca registrada de Marjetka. 

12 pontos

Fernanda Ribeiro - Raramente uma letra melancólica é inserida numa melodia cheia de energia e boa onda. Adoro este contraste entre as palavras tristes e batida da música, muito up-tempo, muito contemporânea. Aqui é tudo muito bom e se existem falhas, são mínimas. E já disse que adoro os headphones e a voz cheia de soul?

12 pontos

Gonçalo Vieira - A surpresa desta edição do ESC! A Eslovénia aposta naquela que poderá ser a canção “zebra” da edição, como quem diz, a vencedora surpresa do certame. Tudo funciona bem, o timbre diferente mas muito bem trabalhado da cantora, o instrumental simples mas impecavelmente bem produzido... Tudo! A performance em palco é perfeita, aprecio particularmente a dançarina que simula a existência de um violino. Muito original! Acredito cegamente no apuramento da Eslovénia, mas uma vitória não será descabida. 

12 pontos

João Diogo - Gosto imenso deste tema. É moderno, extremamente comercial (sem ser banal), catchy e viciante (principalmente viciante). A voz da Maraaya tem algo de único que nos agarra desde o início e a mistura eletrónica/balada funciona muito bem. A Eslovénia não tem os melhores resultados na Eurovisão mas espero que desta vez se faça justiça. 

10 pontos

Patrícia Gargaté - Uma voz singular e uma grande música… grande aposta por parte da Eslovénia que finalmente traz algo forte e com capacidade. TEM que ir à final e no mínimo um top 10.

12 pontos

Paulo Morais - Que boa escolha, adoro tudo nesta canção, uma bela cantora, uma voz forte, uma canção moderna, uma sonoridade que nos prende, até os headphones e o violino imaginário ficam bem. Por mim seria a vencedora, mas é a Eslovénia, o parente pobre da região e muito esquecido por todos na hora da votação! Se representasse um país nórdico seria uma forte candidata à vitória, assim talvez não, mas merece um Top 5… 

12 pontos

Rui Ramos - Uma das músicas mais bem cotadas desta edição. E entende-se o porquê! Maraaya é um grupo que fez uma música ao estilo de Amy Whinehouse em que passa pelo soul, pelo pop... Here for You, sem imprevistos, garante a final e tudo aponta para um top 10!

8 pontos

Total: 108 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Esta música faz-me pensar: como é que a Eslovénia sendo um país mais pequeno, cultaralmente e financeiramente mais pobre que Portugal consegue produzir uma música de grande nível e nós nem por isso. Devemos pensar muito sobre este assunto. Quanto a esta proposta dos eslovenos, a presença na final é muito provável e o top10 é bem possível, já a vitória já não é tão segura assim dado o país se chamar Eslovénia, contudo seria bem entregue. Mas, convém lembrar o caso de Israel o ano passado, por isso isto tanto pode resultar em cheio como dar para o torto.

    Pontuação: 8 pontos

    ResponderEliminar
  2. Horrível. Admirava-me muito se chegasse à final. A minha pontuação: 0 pontos

    ResponderEliminar
  3. A Eslovénia é um país bastante injustiçado no ESC mas espero finalmente por um bocadinho de justiça este ano.(Top5 pleaseeee)
    Mas sempre com cautela claro...pq como alguém relembrou aí em cima pode dar para o torto como deu com Israel o ano passado.

    ResponderEliminar
  4. A melodia é bem desenhada, o arranjo é perfeitamente produzido.

    A voz da cantora dispensa apresentações. Ela prova que não é necessário muitos "malabarismos" vocais para ter uma grande interpretação.

    Cabe a Eslovênia saber passar para o palco maior a mensagem e salientar as potencialidades desta proposta.

    10 pontos

    ResponderEliminar