Olhares sobre o ESC2015: Chipre


Chipre
Intérprete(s): John Karayiannis
Tema: 'One Thing I Should Have Done'



Aáron García-Álvarez - Admito: não sou muito amigo destes ritmos, contudo, por ser uma aposta original deste país e o facto do cantor ser carismático, podem fazer com que as atenções dos espetadores se fixem nesta proposta.

8 pontos

Carlos Coelho - O sorteio ajuda, a canção é doce, fácil de cantarolar e o intérprete dos óculos deverá conseguir distinguir-se dos seus muitos colegas de baladas, pela doçura, pela mensagem familiar não-agressiva e pela simplicidade dos arranjos. Donas de casa desde Tbilissi até Lisboa, vós que pegais no telefone e votais: este John é mesmo o genro que gostaríeis de ter e de ver na final...

7 pontos

Eurico Alves - A mensagem, a sensibilidade, o olhar forçado para transmitir sinceridade, a canção chata sem ponta por onde se lhe pegue, que até a passar numa rádio faria que quem a estivesse a ouvir mudasse de frequência. Ainda assim a Finlândia é pior…

1 ponto

Fabiana Silva - Podem não dar muita atenção ao Karayiannis agora, mas acho que ele tem chances de surpreender a todos, assim como Tom Dice em 2010. A música é tão suave e agradável de ouvir, ainda que sua letra seja triste e dolorida como o fim de um relacionamento. Visualmente, ele não parece um artista... e isso é bom, pois isso o aproxima de todas as pessoas que se importam mais com uma boa música e com uma performance sincera (eu sou, com certeza, uma delas).  O que sinto falta é de uma crescente no arranjo, que destacasse a parte final do tema

8 pontos

Fernanda Ribeiro - Irei certamente contra a corrente, mas gosto muito. Seria tudo muito simples em guitarra-voz, se não a tivessem sofisticado um pouco, retirando-lhe aquela genuinidade que este tipo de música requer.  Mesmo assim, é uma melodia bastante agradável que nos faz recuar aos tempos das belas melodias simples. É, para mim, a melhor música de Chipre destes últimos anos.

7 pontos

Gonçalo Vieira - Outra balada, desta vez para adormecer. O Chipre aposta numa das canções mais insossas da edição. Ainda que eu goste deste tipo de temas, a verdade é que no meio de tantas baladas de maior ritmo, este tema passa-me completamente ao lado. John, o intérprete, cumpre a tarefa com distinção, mas a sua falta de carisma prejudica o tema. Parece que a ilha do mediterrâneo não terá sorte neste seu ano de regresso.

4 pontos

João Diogo - O tema cipriota parece música ambiente. Que bem que resultaria como música de fundo enquanto se janta. Na Eurovisão dificilmente resultará. Findos os três minutos, não me recordo de nenhuma parte da canção nem de nada que o John tenha cantado. Totalmente esquecível.

2 pontos

Patrícia Gargaté - Confesso que passei muito tempo sem ouvir esta música simplesmente pelo que lia. Li tanta coisa feia por aí que simplesmente tinha medo de ouvir. Eis que quando vi o vídeo no youtube fiquei espantada. Qual é o mal desta música? É bonitinha, querida, relaxante e não é nem metade do aborrecida que outras nesta edição (e nesta semifinal). Muito mas muito unrated.

8 pontos

Paulo Morais - Oh que chatice de canção, depois do aborrecimento da Hungria, eis que chega mais uma dose de sonolência. Até parece Malta a cantar… não, não e não, uma seca pegada do princípio ao fim … ah, gosto da voz do cantor, merecia uma canção bem melhor… 

3 pontos

Rui Ramos - O Chipre parece Portugal nas escolhas que faz só que em versão mais tranquila e discreta. Este One Thing I Should Have Done é aceitável mas acaba por se tornar demasiaaaado secante. Só de o ter ouvido já me cansei de escrever.

1 ponto

Total: 49 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Patrícia Gargaté: diz-se "underrated", "unrated" tem outro significado :)

    ResponderEliminar
  2. Uma das melhores composições deste festival, melodia simples mas sugestiva e bem cantada, só faltando ao intérprete um bom palminho de cara porque então a conversa seria outra. Mais maçadoras eram as cantigas do Logan e não obstante este arrecadou 3 troféus. A minha pontuação: 12 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Canção muito simples, mas que pode muito bem ser a surpresa da edição. A calmia a mais pode valer, quem sabe, a passagem à final.

    Pontuação: 5 pontos

    ResponderEliminar
  4. A música segue o estilo balada fofinha com voz e viola, combinação simples, mas que sempre pode agradar e ter bons resultados na Eurovisão.

    Nesta proposta a sua apresentação televisiva será primordial para a classificação.

    6 pontos

    ResponderEliminar