Olhares sobre o ESC2015: Azerbaijão


Azerbaijão
Intérprete(s): Elnur Huseynov
Tema: 'Hour of the Wolf'



Aáron García-Álvarez - Azerbaijão é dos países que surpreende 'ano sim, ano sim' e este ano não é excepção. Seria de estranhar se falhasse o apuramento... É uma voz masculina, algo que ajuda a variar e a renovar a imagem deste jovem país no certame europeu.

8 pontos

Carlos Coelho - Depois do relativo falhanço de 2014, o país dos petrodolars tenta voltar ao caminho dos bons resultados com um excelente cantor, com forte apoio da comunidade turca, e uma canção encomendada aos produtores suecos de sempre e que me soa a hino de solidariedade, em início de gala de televisiva. Não me impressiona grandemente, mas reconheço-lhe a qualidade, o esforço e o bom gosto.

7 pontos

Eurico Alves - Bora lá ser diferente Azerbaijão? Pois, não… A qualidade está lá, a prestação forçada e nada convincente também, mas a música é muito boa e não fossem as letras deste país estarem escritas no canto inferior esquerdo do ecrã, poderíamos muito bem pensar que eram os EUA que estavam em palco.

5 pontos

Fabiana Silva - Depois do fiasco de 2014, era óbvio que os azeris viriam para disputar o título em 2015. Elnur já provou ser um cantor impecável, tanto na parte vocal quanto na interpretação, e sua música parece tirada da cena principal de um musical – ela tem um bom equilíbrio entre as partes mais sombrias e as partes mais grandiosas. É um tema que me chama muito a atenção e cuja orquestração me agrada bastante. A parte final é poderosa e o coral gospel ajuda muito a criar esse clima

10 pontos

Fernanda Ribeiro - Um instrumental perfeito e a excelente voz do Elnur, num regresso após ter representado o seu país com o Samir, em 2008. A melodia é forte, cheia de espírito, o refrão é doce embora não muito original, mas numa fórmula que resulta sempre. É com certeza uma candidata ao Top 10 do ESC e a passagem à final parece ser um dado adquirido, sem problemas de maior. 

10 pontos

Gonçalo Vieira - Mais uma grande aposta do Azerbaijão para a Eurovisão! Sinceramente, após o fracasso do ano passado, logo previ que viria algo muito forte por parte dos azeris e isto aconteceu! O Elnur, um retornado à competição, tem um timbre muito agradável, sendo mesmo radio-friendly. Quanto à canção, Hour of the Wolf, é uma balada forte, simples, mas também muito marcante. Gosto particularmente do coro feminino por detrás, que, em certas partes da canção, traz um ênfase à força do tema e da sua mensagem. O Azerbaijão poderá vencer a competição deste ano. 

12 pontos

João Diogo - Já suspeitava que o Azerbaijão ia apostar muito forte depois do desaire do ano passado. É uma balada muito bem construída, com um cantor que não compromete e que catapultará o país para os lugares cimeiros da tabela. Gosto da introdução da bateria no instrumental e o coro, que aqui faz sentido (alô RTP), dá maior intensidade ao tema. Os azeris vão lutar pela vitória.

12 pontos

Patrícia Gargaté - Dou um bocejo sempre que ouço esta música. Claro que sei que o Azerbaijão vai ser competente o suficiente para fazer sobressair esta música. Pessoalmente não me diz nada. 

6 pontos

Paulo Morais - Este país raramente brinca em serviço, aposta sempre para brilhar. As suas canções podem ser feitas de encomenda, mas são sempre muito fortes e concorrem sempre para os lugares cimeiros da tabela. O anjo de 2008, regressa este ano com uma bela canção que fica no ouvido…aprende Portugal, este concurso é para se ganhar e não para carimbar passaporte… mais uma excelente classificação para este país…

10 pontos

Rui Ramos - O vozeirão deste ESC. Elnur já tinha dado provas que canta e dá show e isso acontecerá também em Viena. Com uma balada cheia de intensidade e que contraria os últimos anos deste país. Já tinha saudades de gostar do Azerbaijão. Se vencerem, desta vez, é justíssimo.

12 pontos

Total: 92 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

5 comentários:

  1. gosto da música, e claro que vai à final, os emigrantes turcos vão todos votar nesta musica, 10 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Acredito que o Azerbaijão poderá ganhar este ano! E pelo menos desta vez será mais merecido do que com aquela tristeza de 2011.

    ResponderEliminar
  3. Esta é daquelas músicas que tem passagem garantida para a final e top10 garantido. Eu pessoalmente gosto muito desta proposta do Azerbaijão, que consegue todos os anos trazer canções de qualidade e comerciais.

    Pontuação: 8 pontos

    ResponderEliminar
  4. Acho esta cantiga banalíssima e se a sua antecessora com mais qualidade, na minha opinião, não logrou o seu primeiro objetivo, acredito que esta também se arrisca a que o mesmo lhe aconteça. A minha pontuação: 1 ponto, pela presença do intérprete.

    ResponderEliminar
  5. Hour Of The Wolf é uma produção incrível, e tem toda a estrutura de sucesso, tem um keychange excelent e um segundo refrão explosivo e convincente.

    Esta música tem potencial sim, e requer uma apresentação incrível para fazer jus quer a música como também ao enorme talento do Elnur.

    12 pontos

    ResponderEliminar