Olhares sobre o ESC2015: Áustria


Áustria
Intérprete(s): The Makemakes
Tema: 'I Am Yours'



Aáron García-Álvarez - O país anfitrião vai ser representado por uma canção que, de certeza, lutaria pela vitória numa das semifinais, em caso de nelas concorrer. Não é a minha favorita mas gosto bastante! Tem qualidade e é original.

7 pontos

Carlos Coelho - A canção anfitriã pode deixar os cofres da ORF descansados. Balada cumpridora mas muito pouco interessante, apesar dos bons intérpretes. Está visto que a Conchita Wurst foi apenas um acidente de percurso e ORF está de volta às canções esquecíveis. E mais não posso dizer, porque deve ser-se cortês com quem nos bem recebe em sua casa.

5 pontos

Eurico Alves - Música demasiado básica, principalmente para um país organizador. Falta-lhe clímax, um instrumental mais arrojado e uma melodia mais memorável, sendo que actualmente só se destaca pelo timbre da voz do cantor. Não vai longe…

5 pontos

Fabiana Silva - Não teremos mais um festival em Viena em 2016, mas não podemos falar que os austríacos escolheram mal seu representante. “I am yours” é uma ótima balada, que talvez seja melhor para ouvir no rádio ou na trilha sonora de uma telenovela do que para ver na Eurovisão. Ainda que haja pequenas falhas nas notas mais agudas, há muita emoção e verdade na interpretação e isso eleva o nível do conjunto

8 pontos

Fernanda Ribeiro - Mais uma balada neste ano de baladas. Tem como instrumento principal o piano e poderia muito bem fazer parte de um tema a ouvir no Oceano Pacifíco, da RFM. Às vezes imagino este tema como música usada num qualquer anúncio de uma marca automóvel, onde o veículo circula ao longo de uma estrada sinuosa com uma montanha ao longe. É melodiosa mas não belisca nada.

6 pontos

Gonçalo Vieira - O país organizador deste ESC volta a apostar forte! As influências claras dos anos 70 estão presentes com uma balada muito própria e com qualidade. A banda que interpreta o tema é carismática e talentosa, sendo que a sua apresentação em palco deverá ser mesmo um porto forte desta proposta. Não acredito muito no sucesso da canção, mas, ainda assim, tem imensa qualidade

8 pontos

João Diogo - A Áustria subiu a qualidade em relação ao ano passado mas obviamente não vai conseguir voltar a vencer. I Am Yours não é o típico tema eurovisivo e poderia até fazer parte do reportório de bandas como os Kings of Leon ou Coldplay. Gosto deste tema mas acho que se perde um pouco no meio dos outros, porque enquanto o ouvimos é muito agradável mas é rapidamente esquecido. Uma apresentação em palco bem pensada pode colmatar esta questão.

7 pontos

Patrícia Gargaté - Serei a única a pensar que se esta música estivesse numa semifinal estaria na corda bamba? Não que a canção não mereça estar na final, porque merece, mas sim pelas suas características. Um pouco longe dos gostos eurovisivos, esta é uma aposta muito boa… mas arriscada. 

8 pontos

Paulo Morais - A canção da casa não faz nada o meu género, acho-a até um pouco irritante. É daquelas canções que ouço e não me diz praticamente nada. Gosto sim da voz do vocalista que merecia outra composição. Aposta politicamente correta para um lugar mediano que não envergonhe… 

3 pontos

Rui Ramos - Inevitável comentar a barba e o cabelo comprido. Mas não é a Conchita. Este ano não há polémicas para a Áustria. "I'm yours" é uma balada tocada ao piano e bem interpretada pelos The Makemakes com qualidade mas que na hora da votação se perderá um pouquinho. 

6 pontos

Total: 63 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. Música muito interessante, contudo parece-me que já ouvi isto em algum lado, mas mesmo assim é uma boa canção, embora ache que vá ocupar um dos lugares na segunda metade da tabela.

    Pontuação: 7 pontos

    ResponderEliminar
  2. A Áustria apresenta uma música aceitável como anfitriã do concurso. Se eu não soubesse da sua proveniência diria que era irlandesa. Mesmo agora não se pode ser muito exigente só porque venceu no pretérito ano. A Áustria por norma nunca é um concorrente temível para os outros competidores. A minha pontuação: 5 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Entrada austríaca é uma balada Rock com um instrumental doce e seguro - oferece uma atmosfera bastante intimista.

    Tudo nesta música colabora para construir uma das composições mais sérias e qualificadas desta edição.

    Duvido é que haja fãs do gênero em quantidade relevante entre os eurofãs.

    7 pontos

    ResponderEliminar