Olhares sobre o ESC2015: Austrália


Austrália
Intérprete(s): Guy Sebastian
Tema: 'Tonight Again'



Aáron García-Álvarez - Na realidade é uma das canções mais interessantes desta edição do ESC. Não sei se para ganhar, mas sim sei que é para ficar entre as primeiras classificadas. Vamos ver se repete a fórmula da Sérvia: em ano de estreia leva o troféu para casa!

10 pontos

Carlos Coelho - Já que o Reino Unido perdeu o jeito para liderar as canções anglófonas, vem a Austrália ocupar esse lugar. Não temos dados para saber como será a reacção dos votantes a um país tão distante, mas a boa onda da canção e do cantor fazem-me crer que se dará bem na votação. A canção faz-me lembrar muitos dos esforços britânicos quando estes ainda se esforçavam para a Eurovisão. Será o Basim deste ano e a metade inferior do top10 será um resultado justo para manter a Austrália motivada.

8 pontos

Eurico Alves - O exemplo perfeito do que faz falta ao ESC, da comercialidade que o pode popularizar hoje e da qualidade inerente que não falta. Muito bem Austrália, com apostas assim é muito bem-vinda.

7 pontos

Fabiana Silva - Uma canção que cresce demais ao vivo, principalmente por causa do vocal simplesmente perfeito de Guy Sebastian e de seu carisma no palco. Quando foi lançada, eu logo imaginei que eles teriam chances de vitória, pois a falta de canções uptempo faria com que “Tonight again” se destacasse. Não é uma das minhas preferidas, mas é muito gostosa de ouvir,tem um ritmo que te leva e uma letra fácil de cantarolar

10 pontos

Fernanda Ribeiro - Convidada a participar neste concurso, a Austrália escolheu Guy Sebastian, relativamente desconhecido na Europa mas bastante popular entre os Aussies. Um pop não muito eurovisivo na minha opinião, mas muito uptempo e catchy, numa voz cheia de soul. (A RTP poderia tirar uns apontamentos de quem ainda agora chegou e sabe o que quer fazer). O público acompanhará certamente o ritmo do tema e ficará muito bem classificada, apesar do seu estilo muito radio-hit, que não é totalmente a minha praia.

7 pontos

Gonçalo Vieira - O país que não é europeu mas participa no ESC apresenta-se com um dos temas mais característicos da edição! Um R&B muito bem produzido, com imenso potencial em palco que, pessoalmente, acredito que possa tirar uma excelente posição na tabela classificativa. A apresentação em palco deverá ser mesmo o factor nº1 para o sucesso. A Austrália poderá ganhar o ESC? Não sei não.. 

7 pontos

João Diogo - Antes de analisar a canção australiana devo dizer que não sou contra a participação do país no ESC2015. Não concordo que voltem a repetir a façanha mas não me incomoda que participem uma vez (e logo numa edição comemorativa). Tonight Again está cheio de qualidade. Representa o que de melhor se faz no pop, a nível mundial, e tem tudo para se tornar um hit mundial. Para além disso, o Guy Sebastian é um excelente cantor e dá ainda mais vida ao tema. Podem achar isto muito estranho mas a Austrália é o meu nº1 deste ano.

12 pontos

Patrícia Gargaté - A grande novidade no concurso deste ano claro que vai dar nas vistas. Quanto à canção parece-me uma tentativa (algo falhada) de uma canção mainstream. Soa a algo já ouvido e talvez descontextualizado do ESC. Mas como é obvio vai ter o efeito “Itália 2011” e vai surpreender em palco. Da competência do artista não duvido.

7 pontos

Paulo Morais - E aqui está uma estreia no certame, trinta anos de “amor” devoto deu os seus frutos. A participação deste país vai ser possível e vai poder concorrer de igual modo, ou quase, ao primeiro lugar do velhinho Festival. A escolha recaiu internamente e num jovem com uma boa voz, interessante e muito conhecido. A canção é moderna e bem produzida. Apesar de não ser uma das minhas favoritas admito que é uma boa entrada e vai facilmente chegar ao Top 10.

7 pontos

Rui Ramos - Estreia do país mais longínquo da Europa na Eurovisão. E que sucesso! Guy Sebastien traz das músicas mais comerciais que pisam o palco de Viena este ano! Seguro e sem falhas levará para o hemisfério sul um top 5. Um sucesso que abrirá portas para o 'Worldvision'?

12 pontos

Total: 87 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  2. Tonight Again não foge ao estilo que consagrou Guy Sebastian na Austrália, um upbeat pop, com forte influência no R&B contemporâneo.

    Destaco o poder vocal do cantor, em uma música com um ritmo empolgante que vai alcançando batidas mais aceleradas de acordo com o decorrer da música, sempre com apoios elaborados justamente para garantir os momentos de explosão.

    12 pontos

    ResponderEliminar
  3. Esta noite que o australiano pretende seja o máximo, para mim não passa de uma cantata normalíssima. Típica música black que a sua própria voz denuncia, é um género que eu nunca apreciei, até devo dizer que me irrita um pouco. Daí que a minha pontuação é: 0 pontos.

    ResponderEliminar
  4. A Austrália traz a concurso uma música super comercial, e mesmo não sendo a minha preferida, tem imenso potencial. É o tipo de música que ouviríamos em qualquer rádio, e nem sequer pensaríamos em associar ao ESC. Houvesse muitas assim!!!

    ResponderEliminar