Olhares sobre o ESC2015: São Marino


São Marino
Intérprete(s): Michele Perniola & Anita Simoncini
Tema: 'Chain of Lights'





Aáron García-Álvarez - Confesso que é estranho não ouvir e ver Valentina Monetta a representar São Marino, depois de três participações seguidas. Dos duetos deste ano, este é aquele que da minha parte ficaria fora da grande final. Por momentos, lembra-me canções de outros anos, incluindo as próprias de Valentina.

3 pontos

Carlos Coelho - Pensando bem, a canção anterior já não parece tão má. Da realidade paralela em que Ralph Siegel parece compor as canções para São Marino (talvez numa cápsula dos anos 80 forrada a letras de estética duvidosa, mais apropriadas para discursos de Miss Universo), já saiu pior, mas isso não é dizer muito.

2 pontos

Eurico Alves - Chata do início ao fim. É que mesmo que queira comentar... não consigo! É tão mau tão mau que não dá para descrever, imaginando então a prestação em palco que nos deverá remeter ao escorregadio azeite dos anos 90… ui, pior ainda.

1 ponto

Fabiana Silva - É Siegel... sem mais! Não gosto de nada da canção (nem da melodia, nem do arranjo, muito menos da letra, que transborda as barreiras do clichê) e acho que Anita ainda não está preparada para um festival de tamanha proporção como o Eurovision. Michele é carismático e canta bem, mas essa não é uma música para ele! Tenho certeza que os fãs se ajoelharam nos pés de Valentina Monetta pedindo para que ela volte...

1 ponto

Fernanda Ribeiro - Esta “Chain of Lights” cantada por dois “juniores” é uma pequena confusão entre o toque de um violino e uma batida um pouco datada de uma melodia que não combina muito bem com a canção em si, servida com muito açúcar nas vozes dos jovens cantores. Numa semi-final tão intensa como esta, poderá perder-se um pouco e ficar algo esquecida, já que nem dá para aquecer os motores.

3 pontos

Gonçalo Vieira - A dupla mais jovem deste ano interpretando o tema mais datado desta edição. Será um contra-senso? Pois, parece… Os dois jovens de 16 anos interpretam Chain of Lights, uma das canções mais fracas da edição. Não é original, prima pela falta de qualidade no instrumental mas, acima de tudo, esta canção não encaixa nas vozes de Michelle e de Anita. Mereciam melhor… O último lugar da semifinal parece estar entregue… 

2 pontos

João Diogo - Afinal, Ralph Siegel ainda é mais persistente que Valentina! Pela 4.ª vez o compositor é responsável pela música do país e, na minha opinião, falha redondamente pela 4.ª vez consecutiva! É uma música muito pesada para duas caras tão jovens. Uma dupla destas pedia um tema pop, jovem e refrescante. Chain Of Lights é exatamente o contrário. Ainda assim, Anita e Michele parecem agarrar bem o tema e não comprometem ao vivo. 

2 pontos

Patrícia Gargaté - A música no início até promete… pelo menos cativou-me à primeira audição! Mas depois começa a subir um nível de pirosice e de repetição que torna a música um pouco chata. Um péssimo arranjo no instrumental mas, ainda assim, pode surpreender. Não a acho tão abominável quanto o dizem por aí...

6 pontos

Paulo Morais - Uma das canções mais fracas desta edição, chega a ser antiquada. Consigo até imaginar as traças a saírem dali. Coitados dos jovens que a cantam, aposto que gostam muito pouco disto. Não entendo... este país poderia apostar no italiano e numa composição forte, suspeito que quem paga tudo é o Siegel, só pode… último lugar desta semi e é justo!

2 pontos

Rui Ramos - Aqui temos Valentina Monetta outra vez... Não, calma! São dois miúdos de 15/16 anos a cantarem uma vez mais uma música de Ralph Siegel (já ultrapassado) tão aborrecida, monótona e que não tem um único ponto marcante. Esperava outro género musical para Anita e Michelle. Para mim dos últimos lugares de 2015.

0 pontos

Total: 22 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Péssima música, mas tão má, tão má que os adjetivos que tenho na cabeça para a descrever não podem aqui ser ditos. Sem dúvida alguma a pior canção do ano. Grande candidata a um ZERO redondo na semifinal.

    Pontuação: 0 pontos

    ResponderEliminar
  2. Dizia-se o mesmo da Valentina ano passado. Canção péssima, com uma composição antiquada de Ralph, mas no fim de contas não é que foi à final, e não, não foi o júri, foi maior o peso do voto do público. Esperem para ver. São Marino tem fortes chances de se qualificar novamente, mesmo que em 10.º lugar.
    E não é assim tão mau. Eu até não desgosto. Provavelmente voto nesta canção. Veremos a prestação em palco, que se for tão ou melhor que ano passado, apostem que eles vão estar na final.

    ResponderEliminar
  3. Respeito a opinião dos outros mas também tenho a minha.Bem sei que logo à partida, por ter um compositor que dá pelo nome de Ralph Siegel, a canção de são Marino é condenada pelos anti-R.S., que já concorreu várias vezes com composições suas tendo vencido apenas uma vez, em 1982, tendo então a Alemanha saboreado um triunfo pela primeira vez com a voz de Nicole que recordámos recentemente no espetáculo comemorativo dos 60 anos do concurso.É evidente que se ninguém gostasse a cantiga não estaria representada na edição deste ano e eu sou um dos que gosta, porque para mim uma boa canção é aquela que tem ritmo, harmonia e melodia e esta tem todos estes elementos, além de ter uma interpretação segura de ambos os jovens.Só por imbirração com a persistência do autor é que São Marino não passará à final. A minha pontuação:8 pontos.

    ResponderEliminar
  4. O tema é algo extremamente datado, impróprio para uma dupla tão jovem. A letra não causa impacto para quem ouve, tornando a proposta numa das mais fracas desta edição.

    Podemos dizer, ainda, que a dupla têm pouca ou nenhuma competitividade em relação aos outros participantes da sua semifinal: Michele e Anita são relativamente inexperientes, necessitam de mais harmonia entre si.

    2 pontos

    ResponderEliminar