Olhares sobre o ESC2015: Rússia


Rússia
Intérprete(s): Polina Gagarina
Tema: 'A Million Voices'




Aáron García-Álvarez - A Rússia tenta ano após ano renovar-se e consegue-o em 2015: a canção acaba por ser agradável ao ouvido, não imagino que Polina possa ficar pela semifinal não obstante as vaias e os apupos que vá, com certeza, ouvir por se tratar da representante da Rússia. Ouviremos este “A Million Voices” na final, mesmo que o final da canção não esteja tão bem conseguido como toda a restante composição.

6 pontos

Carlos Coelho - Como acontece sempre com as canções russas, toda a produção é irrepreensível. É por isso que uma canção que, como esta, podia ser banal, se tornará memorável: melodia simples, letra fácil, cantora competente, arranjos refinados e contemporâneos. Segue os passos de “What If” e vai directa para o top10 da final.

8 pontos

Eurico Alves - Sim eu também acredito no sonho de pelo menos haver um  ESC sem mensagens patéticas de paz em que a música é posta de lado em honra da letra. Boring…

3 pontos

Fabiana Silva - Mais uma canção sobre a paz mundial... isso poderia ser negativo, se não fosse a grande qualidade da proposta russa, ainda que essa seja a que mais siga a ‘receita de bolo’ das músicas sobre a paz. Polina tem uma voz linda e sabe como usá-la com maestria; a orquestração do tema é divina, mas a parte entre o segundo verso e a ponte não é tão impactante quanto o resto da música.

10 pontos

Fernanda Ribeiro - A jogar na Primeira Liga da Eurovisão, a Rússia tem feito muito bem o seu trabalho de casa. Excelente música, excelente interpretação de Polina Gagarina, numa mensagem infelizmente demasiado cínica, vinda de onde vem. Tem a capacidade de captar as “massas” e poderá ser um Top 5, se os votantes se cingirem à música, esquecendo a origem geográfica das Million Voices,  desvalorizando quaisquer lados das barricadas.

10 pontos

Gonçalo Vieira - Para quem pensava que a Rússia iria intimidar-se com os apupos do ano passado, enganou-se bem! O país do leste europeu aposta forte este ano na competição com a entrada de uma das cantoras mais carismáticas e talentosas do país, Polina Gagarina! Surpreendeu-me a escolha do tema que, ainda que não seja nada de original e novo para a competição, mostra mais uma vez que uma balada poderá ser forte o suficiente para surpreender. Ainda que a canção ganhe muito com a voz da Polina, a verdade é que a letra e a composição comercial fazem com que “Million Voices” possa ter possibilidades de brilhar na Áustria. 

10 pontos

João Diogo - Mais uma boa aposta da Rússia. Uma balada muito bonita, interpretada muito bem pela (igualmente bonita) Polina. Prevê-se mais um bom lugar para a Rússia, que já mostrou que os acontecimentos internacionais não afetam os resultados. Poderá até lutar pela vitória. 

8 pontos

Patrícia Gargaté - Olá Haters, escrevo como uma eterna apaixonada pela Rússia mais fora do festival que dentro. E não é por isso que concordo com a política que se faz lá. Sobre a Polina, sempre foi um sonho meu vê-la no ESC há muitos anos. Confesso também que no meu sonho o registo era diferente, mas este também lhe assenta muito bem, uma música para vencer ou no mínimo um top 3. Venham as vaias… e os pontos! 

12 pontos

Paulo Morais - Canção falsa, hipócrita, cheia de mentiras e política...apesar de gostar muito da cantora e achar a canção interessante, o que está por trás desta e o desrespeito total pelos direitos humanos e das minorias fala mais alto e leva-me a boicotar esta participação. Bem ao estilo do provérbio português "Olha para o que eu digo, não olhes para o que eu faço".

0 pontos

Rui Ramos - Peço desculpa aos mais sensíveis mas apetece-me chamar-lhes 'a cínica Rússia'. Mas ainda bem que o é e que não desiste do ESC também. Traz em 2015 uma possível vencedora. 'A Million Voices' é uma música muito bem pensada, interpretada (Polina tem das melhores vozes a concurso) e será muito bem pontuada. Top 5 garantidamente!

12 pontos

Total: 79 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

8 comentários:

  1. A melhor voz feminina presente neste concurso que vale por um milhão de vozes. A música também é muito forte, ninguém vai poder dormir ao ouvi-la, o que às vezes acontece com outras. Quanto à mensagem não me toca por me parecer pouco sincera.A minha pontuação: 10 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Não gosto desta música (e não é por ser a Rússia). Isto é obviamente mais um "cliché" eurovisivo de uma música a falar sobre a paz mundial e etc. A intérprete tem uma boa voz mas a música é o "Let it go" parte 2.

    Pontuação: 4 pontos

    Só quero deixar uma nota para o comentário, na minha opinião, bastante infeliz do Paulo Morais. É preciso mentalizar uma coisa: a cantora não tem culpa da Rússia ser o que é e, como tal, não merece que a sua canção seja "boicotada" por um capricho que a pessoa tem contra o seu país. E então dizer que a canção é bonita, mas boicotar por causa de ser da Rússia, então...nem vou comentar, por respeito!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A Polina é que vai dar a cara pela TV Russa, daí ser ela o primeiro embate. Não tenho nada contra ela, nem nenhum capricho contra o seu país, tenho é contra o governo, a sua forma de governação e as suas políticas, no que toca a Direitos Humanos, minorias étnicas, liberdade, a sua actuação com a Ucrânia, etc.... Podem dizer que o ESC não é algo politico, ou não deveria ser, e não devia mesmo, mas o facto é que a política esteve sempre aliada a ele, então esta participação russa é claramente política e feita à medida para fingir que está tudo bem, quando na realidade milhares de cidadãos russos e não só, são torturados e vivem num inferno, só porque pensam diferente, falam diferente, agem diferente, tem cores e opções sexuais diferentes,... e vão para Viena com uma canção "A million voices"!!! Se usam o ESC para branquear a sua política, respondo com o que posso e ao nível merecido, um boicote e um valente 0.

      Eliminar
  3. A Polina é uma grande artista e ñ merecia uma musica tão cínica como esta,apesar de ñ ser tão monótona como algumas baladas a concurso.
    Nesta "onda" de cinismo e falsidade andam também os fãs(sobretudo no Youtube)...que andam a idolatrar esta musica ainda ñ percebi pq,ñ tem nadinha de especial...ahhh é a Rússia e tal.
    Nos ultimo 10lugares do meu Top...por mim era na semifinal que ficava.

    ResponderEliminar
  4. Polina tem uma das vozes mais belas do ESC deste ano (e olha que a concorrência dela é forte, está a Elhaida Dani, a Maria Elena Kyriakou e a Aminata pra comprovar). E é talentosíssima no que faz.

    A Rússia não precisa se esforçar muito, afinal, qualquer canção deles entra no Top 10, ou sendo mais pessimista, classifica pra final só tendo a bandeira russa no meio. Portanto, a final virá até com facilidade, tendo em vista que essa primeira semifinal não terá desafios muito grandes.

    E apesar de ser um gênero musical que frequentemente aparece na eurovisão a Rússia sabe investir nas performances, e como tal, irá marcar pela positiva a sua proposta.

    10 pontos

    ResponderEliminar
  5. Por muita hipocrisia que possa existir nesta proposta Russa, é indesmentível que se trata de uma canção de grande qualidade e que irá lutar pelos lugares cimeiros (se com canções mais fracas isso acontece...). A extraodinária voz e interpretação da Polina, aliadas a uma melodia moderna e "catchy", fazem desta proposta uma aposta segura para um bom resultado. 10 pontos.

    ResponderEliminar
  6. E eis que chega alguem que fala e não é gago! Paulo Morais tem toda a razão no que diz. Tambem é verdade que o senhor que ficou incomodo com o comentario de Paulo Morais tem razão ao dizer que Polina não merece 0 pontos. Efectivamente merece é ser expulsa directamente. Polina é a cara de um projecto que aceitou, hipocresia e falsidade. Rusia deveria ser expulsa mas estamos em eurovisão e só se obriga os mais vulneraveis a mudar as letras com conteudos politicos. EBU não recrimina o poder russo nem o poder putin... Continua

    ResponderEliminar