Olhares sobre o ESC2015: Roménia


Roménia
Intérprete(s): Voltaj
Tema: 'De la capăt (All over Again)'



Aáron García-Álvarez - Roménia pode ficar, pela primeira vez, de fora com esta aposta! Só ouvindo a canção algumas vezes é que ficas com o ritmo... Não funciona com um só impacto! Por isso desejo sorte à Roménia sem prognosticar um possível mau resultado.

4 pontos

Carlos Coelho - Até a Roménia, rainha do uptempo kitsch, terra dos O-Zone e paraíso do eurodance, se acobardou este ano e nos envia uma balada em Romeno (aquela parte em inglês era escusada, uma vez que não se percebe nada). Como balada é bonitinha e fala da história dos 3 milhões de emigrantes Romenos espalhados pelo mundo. Isto é que ser directo e falar ao coração do público-alvo.

7 pontos

Eurico Alves - Só me lembro desta música por ser em romeno, de resto nada mais me fica. Não me surpreende, acredito na passagem mas isso não é propriamente um desafio difícil neste semifinal. Esta canção precisa de uma reformulação total.

2 pontos

Fabiana Silva - A melhor coisa que eles fizeram foi decidir cantar em romeno – a versão em inglês é insossa, principalmente pela falta de habilidade do vocalista em pronunciar cada palavra nesse idioma.  Acho bem interessante a mensagem por trás da proposta (crianças que ficam sem os pais, pois esses foram trabalhar em outros países) – espero que o menino do clipe apareça no telão. Quanto à composição, é uma boa balada pop-rock, mas não traz nada de surpreendente.

7 pontos

Fernanda Ribeiro - Um país que lida com tantas dificuldades financeiras mas que tem muito jeito para a Eurovisão. Uma melodia bastante agradável que nos fala das crianças romenas separadas dos seus pais, obrigados a emigrar e da discriminação que esses mesmos pais sentem em terra alheia. A diáspora Romena não será insensível porque lhes toca directamente na ferida. O júri também não será indiferente e a Roménia terá passaporte para a final.

8 pontos

Gonçalo Vieira - Talvez seja a proposta mais tocante desta semifinal… “All Over Again” traz à competição, uma das realidades mais cruas de alguns países da Europa atualmente: a emigração. A banda que interpreta esta canção é uma das maiores da Roménia, sendo que vai apresentar-se em Viena com uma versão bilingue do tema. A sonoridade é intemporal, remetendo mesmo a sons característicos dos U2. A Roménia aposta forte nesta edição do ESC, sendo que aprecio particularmente a garra apresentada em palco pelo grupo.

10 pontos

João Diogo - Esta semifinal é rica em temas que passam despercebidos, sendo este mais um bom exemplo disso. Após a confusão que foi a escolha do idioma a levar a Viena, a versão bilingue foi uma solução a meio termo que combina bastante bem com uma música também ela morna. 

2 pontos

Patrícia Gargaté - Fico muito contente que levem a música em romeno, faz falta algo assim. No geral, gosto da música e confio bastante no país que é quanto ao palco. Acho que conseguem fazer um pouco mais do que a música. Sim porque em palco as coisas podem transformar-se muito, seja para melhor ou para pior. 

8 pontos

Paulo Morais - A canção é melodiosa, gosto especialmente do refrão e tenho pena que não seja cantada em romeno na totalidade. Os emigrantes que ouvirem e perceberem a mensagem vão adorar e votar ainda mais do que já o fazem. Passagem à final garantida… 

10 pontos

Rui Ramos - Não tinha prestado muita atenção a esta música mas encantou-me. Não é preciso ser-se muito escandaloso nem usar demasiados adereços para conseguir uma boa entrada no ESC. E os Voltaj, só com a sua presença e o seu romeno, conseguirão a passagem para a final.

5 pontos

Total: 63 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. Uma boa música esta da Roménia. Traz uma boa mensagem e está bem composta. Contudo, borraram um pouco a pintura ao converter algumas partes em inglês, uma vez que os intérpretes não têm uma boa pronuncia, para além de que o romeno dá um outro toque à música.

    Pontuação: 7 pontos

    ResponderEliminar
  2. Na primeira vez que ouvi De La Capat, confesso que não gostei muito, achei mediana, aparentemente incompatível com o que se espera da Romênia, no entanto, quando ouvi sua versão em inglês, All Over Again, pude captar melhor a mensagem da canção e perceber seus valores.

    Se planejarem bem a performance, que terá um conceito diferente do que foi apresentando na final nacional, não terão muitos problemas em chegar a final.

    Pontos a seu favor - experiência e seriedade dos Voltaj

    8 ponto

    ResponderEliminar
  3. Gosto da melodia, da mensagem que é veiculada e do facto de ser cantada maioritariamente em romeno; a parte cantada em inglês era perfeitamente dispensável... uma proposta agradável aos ouvidos. 5 pontos.

    ResponderEliminar