Olhares sobre o ESC2015: Montenegro


Montenegro
Intérprete(s): Knez
Tema: 'Adio'



Aáron García-Álvarez - Montenegro carrega consigo anos de experiência da vizinha Sérvia na composição de canções com estes ritmos tão carismáticos e marcantes nesta região da Europa, que fazem parte até da sua história musical. Se tentarmos esquecer os poemas das canções, até poderíamos chegar a pensar que são versões da mesma canção! Da minha parte poderia ficar descartada para a final, mesmo a declarar que gosto dos ritmos da melodia.

5 pontos

Carlos Coelho - O Zeljko Joksimovic nunca desilude e mantém-se à fiel à máxima “mais vale ser bom que ser original”. Esta elegante canção segue a estética e estrutura instrumental crescente, típica das anteriores canções do mesmo compositor e ainda bem. Porém, este Knez não é Zeljko e, sobretudo, o Montenegro não tem a mesma base de apoio que a Sérvia. Lutará por um lugar no top10 final, o que para um país como o Montenegro, equivalerá a uma vitória.

12 pontos

Eurico Alves - Montenegro aposta bem e, embora não goste da sonoridade da língua materna, gosto de ver a qualidade nítida desta música, que não levará este país muito longe na competição, mas que ainda assim o deverá levar à final. Aqui está um caso em que a língua materna nos faz recordar a canção e dificilmente esquecê-la no decurso da semifinal.

5 pontos

Fabiana Silva - Da música que menos gosto, para a música que mais amo nessa edição. Montenegro tem tudo o que me anima, afinal, é uma composição de Zeljko. O país se animou com a classificação de 2014 e veio com tudo em 2015, para deixar a diáspora balcânica mais do que feliz. O instrumental é precioso, mesclando momentos suaves com momentos empolgantes; a letra é melancólica, como toda boa balada balcânica deve ser; Knez é muito forte ao vivo, tanto vocalmente quanto em presença de palco. É a terceira tentativa acertada do país e espero que eles continuem assim por muitos anos. 

12 pontos

Fernanda Ribeiro - Composta por Zeljko, um senhor que dispensa qualquer tipo de apresentação, o Montenegro apresenta-nos uma bonita balada que segue a linha tradicional dos sons dos Balcãs. O seu único “defeito” é ser muito “light” quando comparada com Lane Moje, Lejla ou Nije Ljubav Stvar, mas apesar de tudo, será de certeza um bom momento do espectáculo e reúne condições para ter um lugar na final. 

8 pontos

Gonçalo Vieira - Bem, Montenegro este ano não me satisfaz por completo! Ainda que “Adio” seja composta por um Deus da música balcã, a verdade é que não há aqui a magia presente em outros temas anteriormente compostos pelo Zeljko. Falta instrumentos nativos em quantidade, falta um carisma marcante. A canção em questão não é má, tem qualidade, mas eu esperava mais! Veremos o que os votos vão reservar a este país. 

7 pontos

João Diogo - Costumo gostar imenso de baladas balcânicas mas, se já no ano passado a balada montenegrina não me encheu as medidas, este ano o caso está ainda pior. Só fica realmente interessante quando ganha mais ritmo, já no último terço da música. Até lá é um pouco chata e destaca-se de outras, como a Irlanda por exemplo, apenas pelos sons balcânicos. 

5 pontos

Patrícia Gargaté - A apostar seguro, Montenegro traz uma boa canção… talvez a fazer reviver algumas baladas que já passaram pelo ESC. Ainda assim, este é um dos géneros que nunca me farto de ver no ESC. Destoa um pouco da música mais comercial que cada vez mais se ouve no festival, portanto, tem o meu apoio para uma ida à final.

8 pontos

Paulo Morais - E como no ano passado a aposta foi ganha, que tal mantermos e enviarmos a mesma coisa? Pois, fizeram bem, mas pessoalmente gosto um pouco mais da Moj Svijet. Adio representa muito bem o país, claramente a identificamos com a região. Gosto destas sonoridades dos Balcãs.

10 pontos

Rui Ramos - Mesmo de olhos fechados saberíamos dizer de onde vem esta canção. Montenegro pensa ter descoberto a fórmula para triunfar no ESC mas não inovando. É sempre de louvar ouvir estas melodias balcãs e a língua que é linda. Mas como diz o ditado:  tantas vezes o cântaro vai à fonte...

3 pontos

Total: 75 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. Carlos Coelho para quando uma parceria com o Zeljko?

    ResponderEliminar
  2. Um bem haja a Montenegro por ser fiel às suas raízes e trazer uma música típica do país, cantada na sua língua materna e de grande qualidade, porque lá por ser uma canção tradicional não quer dizer que não seja boa, antes pelo contrário. A passagem à final pode mais uma vez acontecer graças a mais uma grande composição do veteraníssimo Zeljko Joksimovic, que na Eurovisão nunca falhou um top10, tanto como cantor ou compositor, por isso vamos aguardar.

    Pontuação: 7 pontos

    ResponderEliminar
  3. Seria uma surpresa do tamanho do mundo se esta cantiga aparecesse na final. Aliás tem momentos que me recordam uma melodia já antiga. A música é muito fraca, sem qualquer novidade e nenhum fulgor. O intérprete também não tem carisma. A minha pontuação: o pontos.

    ResponderEliminar