Olhares sobre o ESC2015: Malta


Malta
Intérprete(s): Amber
Tema: 'Warrior'



Aáron García-Álvarez - Este é um mau exemplo de que muitas e muitos gostam de colocar os agudos em tudo, tornando as canções incómodas!  Mesmo assim, a melodia é linear, o que faz do tema pouco atrativo e por vezes repetitivo. Só consegue melhorar no final e, mesmo assim, fica na linha de água para a final.

6 pontos

Carlos Coelho - Muito barulho por nada. Canção em que se nota esforço, demasiado até, por parte da cantora, dos arranjos, da produção, para tentar salvar um canção que não passa de uma melodia desinteressante com uma letra banal. No entanto, Malta move-se estranhamente bem nos bastidores da Eurovisão e não tem falhado as últimas finais…

3 pontos

Eurico Alves - Mais uma balada que resulta de uma tentativa falhada de lhe conferir algo que a distinguisse e a tornasse especial. A verdade é que não o é e não passa de mais uma canção que poderá ser muito acarinhada pelo júri mas que não vai longe na competição.

4 pontos

Fabiana Silva - um revamp que não deu certo, infelizmente. “Warrior” tinha seu charme durante o Malta Eurovision, mas perdeu quase todo seu poder de guerreira depois da reestilização (a batida era mais marcada antes, agora ela é abafada pela orquestração). A leve mudança de tom não favoreceu Amber, que já tinha dificuldade em alcançar as notas agudas na final nacional, quando a melodia estava um pouquinho mais grave. 

3 pontos

Fernanda Ribeiro - Uma agradável surpresa! A Amber teve liberdade para alterar a sua canção e fez um upgrade à sua “Warrior”, tornando-a mais dramática. Bem acompanhada por um tambor e por violinos inseridos numa boa orquestração, a sua amplitude vocal permite-lhe voar alto dentro do seu tema que tão bem defende. Sem dúvida que esta semi-final é forte.

7 pontos

Gonçalo Vieira - Outra desilusão revelada após a publicação do revamp! Uma das canções com mais potencial, foi-se perder numa nova versão terrível. Tudo bem que a Amber na final nacional maltesa tenha cometido alguns erros quanto à prestação vocal, mas não era nada que em alguns meses fosse solucionado. A nova versão é uma verdadeira confusão; quiseram introduzir instrumentos musicais que em nada se encaixam na melodia. Apenas gosto da forma que a cantora interpreta a canção, sem tantos “gritos”. Enfim, foram deixar sair da mão a possibilidade da entrada no top 10. Não sei se Malta irá ter a sorte de se apurar para a final do certame. 

4 pontos

João Diogo - A primeira versão deste tema, que venceu a final maltesa, era muito melhor. A junção balada/eletrónica não funcionou muito bem pois tem algumas mudanças abruptas que não soam muito bem. O ritmo é interessante mas precisava de melhorias. A voz da Amber também consegue ser um pouco irritante. Perde claramente para a outra Warrior mas, mesmo assim, poderá estar na luta pela qualificação. 

6 pontos

Patrícia Gargaté - Há uns tempos ouvia esta música com gosto... o problema é que se tornou annoying! Ainda assim, há que ter consciência que a maioria do público a vai ouvir pela primeira vez, o que até pode ser positivo para esta Warrior. O tema também… enfim. Se acrescentaria algo de interessante à final? Provavelmente não.

6 pontos

Paulo Morais - Mais uma “Warrior” ao ataque de Viena e chega-nos ao estilo épico. Amber tem uma boa voz e a canção não é má. O segredo para uma possível passagem está na apresentação, tem três minutos para se destacar, não ficaria mal na final, mas… 

7 pontos

Rui Ramos - Vou ser mauzinho com a guerreira maltesa: desejo que isto não chegue à final! Apesar de gostar do instrumental, não consigo suportar a voz de Amber, principalmente os seus agudos. Quanto à apresentação em palco, certamente que irá manter a linha da final nacional acrescentando mais jogos de luzes e muito fogo!

1 ponto

Total: 47 pontos

2 comentários:

  1. Confesso que gostei muito mais da primeira versão, apesar de ser fã de música épica. Malta pode muito bem ter hipotecado todas as hipóteses de passar à final, nesta que é uma semifinal muito complicada. Quem sabe se este "downgrade" de Malta não terá aberto uma vaga na final, quem sabe para...Portugal!

    Pontuação: 5 pontos

    ResponderEliminar
  2. A música maltesa tem um refrão forte, evolução bem delineada, levada por um rico arranjo sinfônico - na minha opinião, um dos mais bem produzidos desta edição.

    Amber consegue passar a mensagem positiva da música, e ela faz isso muito bem ao vivo, cheia de energia, consegue sustentar vocalmente a música sem fazer isso parecer difícil - e é.

    10 pontos

    ResponderEliminar