Olhares sobre o ESC2015: Hungria


Hungria
Intérprete(s): Boggie
Tema: 'Wars For Nothing'



Aáron García-Álvarez - Uma mensagem que fica encerrada dentro deste poema. A canção tem um acrescendo que poderia resultar, contudo, acho que acabará por perder a forma no palco. Poderia ser uma surpresa o seu passo para a grande final de sábado, mas tem todas as possibilidades de ficar mesmo na sua semifinal e passar desapercebida, mesmo tendo uma melodia engraçada...

3 pontos

Carlos Coelho - Um dos problemas do sistema de votação misto na Eurovisão, com júri e televoto, é que aumenta em muito o risco de escolha de baladas profundamente aborrecidas, mais próprias de uma noite de acampamento de escuteiros do que da Eurovisão. E julgo que já disse tudo sobre esta inofensiva canção da Hungria.

4 pontos

Eurico Alves - Chato do início ao fim e sem ponta por onde se lhe pegue. Qualquer pessoa com o mínimo de conhecimentos de música faria melhor, mas como a miúda faz uma cara de santa e pode tocar no coração de quem ouve, há quem ache que isto pode valer alguma coisa. Como a letra para mim pouco conta...

1 pontos

Fabiana Silva - Foi minha preferida até aparecer a obra-prima de Knez, que a rebaixou à segunda colocação do meu top-10. Nunca vi letra tão forte e direta no festival, uma prova de que é possível ser original mesmo quando se trata de um tema clichê - os horrores das guerras.  O arranjo é o grande problema aqui, pois é muito monótono para o Eurovision.

12 pontos

Fernanda Ribeiro - Melodia muito melancólica que nos transporta para os problemas da actualidade. As guerras servem para nada e o nosso mundo é todo uma confusão, virado do avesso, diz-nos a letra. Infelizmente, não diz nada que não saibamos de antemão e nada nos move nesta música. Apesar da harmonia das vozes e do acompanhamento bonito de uma viola, não é suficientemente forte para “beliscar”, não conseguindo fazer um simples arranhão.

2 pontos

Gonçalo Vieira - Ainda contenha uma composição cliché, “Wars For Nothing” traz ao ESC a mensagem mais atual que poderá haver! Com uma prestação em palco simples mas marcante, os Boggie são espelho que a simplicidade poderá muitas vezes trazer bons frutos. Com um instrumental simples, uma apresentação em palco idêntica, a Hungria poderá fazer realmente a diferença. Sou fã da canção, sendo que o que aprecio mais é a capacidade que o grupo tem em captar a atenção com a canção simples que interpretam. Pena é a desvalorização dos fãs, mas isto poderá ser provisório…

8 pontos

João Diogo - Músicas sobre a paz mundial devia ser algo que nos agradasse a todos, mas esta música só me fez detestar o assunto. É totalmente esquecível! Chega a ser chata e vejo-me quase a implorar para que os três minutos passem depressa. Corre o sério risco de passar despercebida pois é perfeita para fazer um intervalo ou mudar de canal.

2 pontos

Patrícia Gargaté - Toda esta música é uma desilusão! Eu percebo a mensagem e tudo mais… mas existiria a consciência de que esta música é para um festival com as características que é o ESC? Existem formas muito melhores de compor músicas de mensagem especial. Incompleta, pouco coesa e esquecível. Por mim, fora da final, infelizmente.

3 pontos

Paulo Morais - A mensagem de paz e uma cançãozita de embalar, não poderia faltar numa Eurovisão que se preze… sono, bocejo, sono, bocejo… resumindo: três minutos secantes e perdidos…

1 pontos

Rui Ramos - O apelo à paz de 2015. É demasiado cansativa e só me apetece dizer 'Next'! Tem uma cantora com uma voz suave  mas a música também não exige mais. Se passar à final é pela mensagem, mas não fará falta na final...

0 pontos

Total: 36 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. A Hungria até andava tão bem encaminhada no ESC e este ano manda-me isto...até o ByeAlex era melhor .
    Se a musica é totalmente "sem sal " que dizer da cantora???
    As guerras de facto ñ servem para nada...MAS esta musica então muito menos( a ñ ser para quem tem problemas em adormecer tentem lá ouvir isto e é tiro e queda ) :-)
    Um redondo 0.

    ResponderEliminar
  2. Música demasiado calma para o meu gosto...Passa uma mensagem que é um "cliché" na Eurovisão, portanto as pessoas não vão achar nada de novo. Poderá ser uma das surpresas do ano, como a Holanda em 2014, mas esta não acredito. Passar à final parece-me possível para a Hungria, mas em termos de posição final seria no fundo da tabela.

    Pontuação: 3 pontos

    ResponderEliminar
  3. Num ano em que as baladas reinam, esta passa completamente despercebida. Apesar da mensagem forte, a música não lhe faz jus... 3 pontos.

    ResponderEliminar