Olhares sobre o ESC2015: Dinamarca


Dinamarca
Intérprete(s): Anti Social Media
Tema: 'The Way You Are'



Aáron García-Álvarez - Qualquer coisa não funciona nesta canção, talvez como Salieri dizia a Mozart: “Um excesso de notas”. A própria estética, pelo menos no vídeo oficial, acaba por não resultar, por isso, conseguir uma vaga na finalíssima de sábado poderia ser por sorte. Mesmo assim, como a melodia é rítmica, não é de descartar que na Europa gostem dela e seja a minha surpresa.

5 pontos

Carlos Coelho - No meio de tantas baladas e canções obscuras, a frescura deste som “retro” faz com que a canção se destaque e seja muito facilmente recordada. De mensagem simples, energia positiva e actuação contagiante, é a verdadeira feel good song desta semifinal. A Escandinávia sabe (quase) sempre o que faz.

10 pontos

Eurico Alves - Efetivamente esta canção é um pouco básica, mas não deixa de ser comercial, moderna e com um refrão apelativo, se bem que é isso que deveria ser mudado, no sentido de se tornar mais forte e não tão linear. De resto eu gosto, longe dos exageros e dramas de outros países.

7 pontos

Fabiana Silva - Na primeira vez que ouvi, quando o CD do DMGP vazou, admito que não gostei nada. Mas, ao ouvi-la com mais atenção e ao ver a performance dos meninos, mudei completamente de ideia. A final dinamarquesa estava muito fraca e essa era a música que mais se destacaria em Viena – é muito agradável, leve e divertida. Deve ficar pela semifinal, mas a tentativa já foi mais que válida.

8 pontos

Fernanda Ribeiro - Um estilo pop muito vintage, muito dèjà-vu, muito à moda nórdica, muito cheio de nada. Estes quatro rapazes poderão apelar a um grupo mais adolescente e até poderiam ter mais sucesso se não houvesse melhor dentro do estilo pop nesta semi-final. Trata-se de uma canção muito plana, muito medíocre para os meus ouvidos, não nos trazendo nada de novo.

1 ponto

Gonçalo Vieira - Outra desilusão… Com canções de boa qualidade na final nacional, o país organizador do ESC do ano passado, aposta numa banal e desinteressante canção. Ao contrário do que seria esperar, as influências dos anos 70 em “The Way You Are” fazem tornar a canção algo de datada e sem sal para a competição, sendo que é mesmo esquecível. Ainda que atuação em palco na final nacional tenha sido alegre e “boa-onda”, a verdade é que nada traz de novo esta proposta dinamarquesa. Provavelmente irá fracassar, mas…

4 pontos

João Diogo - Esta proposta dinamarquesa passa-me completamente ao lado. Acho-a um pouco irritante. Sim é divertida e sim apetece bater palmas ao ritmo da música, mas consegue ser mais do que isso? Eu acho que não! O ano passado fui acérrimo defensor dos Polaponk mas este tema não me convence. 

4 pontos

Patrícia Gargaté - Confesso que tive que ir ouvir esta música do início ao fim para a “avaliar” de forma correta. Simplesmente passa ao lado, não me diz muito. E não é má, simplesmente passa ao lado. E muito provavelmente aos outros também, abafada por outros países com canções melhores.

5 pontos

Paulo Morais - Gosto muito pouco destes grupos e deste género a piscar o olho ao passado. Existiam opções bem melhores no seu DMGP 2015, mas isto é a cara dinamarquesa. Sinceramente não me importava que se ficasse pela semi…

3 pontos

Rui Ramos - Uma Dinamarca sempre comercial e uma vez mais a manter-se mediana. A música não traz nada de novo, é simples, alegre e na semifinal em que se encontra garante a passagem mas terminando, no sábado, no final da tabela.

3 pontos

Total: 50 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

4 comentários:

  1. Não desgosto, mas também não é uma música por aí além. Tem uma diferença bastante acentuada de estilo em relação às concorrentes da semifinal e isso pode valer-lhes um lugar na final.

    Pontuação: 5 pontos

    ResponderEliminar
  2. Os dinamarqueses querem reviver os Beatles - misturando a era alegre da lendária banda britânica com um toque que lembra as boybands actuais.

    The Way You Are é um tanto repetitiva e sessentista demais - isso significa que é um chiclete cerebral, mas bem datado - faltam elementos modernos na sonoridade.

    5 pontos

    ResponderEliminar
  3. Uma canção engraçada, nada mais... 4 pontos.

    ResponderEliminar
  4. Devo dizer que não gostei deste tema logo à primeira, fez-me lembrar a era do revivalismo e sobretudo as infindas bandas sessentistas do século passado, mas depois, como gosto destes ritmos e de alegria e juventude nas canções, acabei por me redimir e abstraindo-me das palminhas irritantes a marcar os tempos eu estou em condições de afirmar que assistiria com naturalidade ao anúncio do salto desta participação nórdica do sonho para o cenário da grande final.

    ResponderEliminar