Olhares sobre o ESC2015: Albânia


Albânia
Intérprete(s): Elhaida Dani
Tema: 'I'm Alive'


Aáron García-Álvarez - Albânia surpreende e muito! Sem dúvida gosto da canção, e gosto dos “Winks” que oferecem à canção os sons tradicionais destas terras. Sinceramente gostava de ouvir este “I’m alive” na grande final do sábado, contudo, a canção precisa de uma grande performance em palco para que esta não passe despercebida no meio de tantas baladas. Já que uma boa voz às vezes não é tudo...

7 pontos

Carlos Coelho - A canção não é má, a cantora não é má, mas está a concorrer num campeonato de baladas muito concorrido. Poderá até chegar para passar a semifinal, mas duvido que, na final, alguém não-albanês diga, depois de ouvidas todas as canções, que 2015 é o ano da Albânia.

5 pontos

Eurico Alves - Gosto desta canção, mas não me consigo lembrar dela, talvez por ser demasiado banal e igual a tantas outras. A Albânia volta a apostar na qualidade, mas precisa de um catalisador de energia nas suas músicas.

4 pontos

Fabiana Silva - Eu acho “I’m alive” uma boa canção, mas sinto tanta falta de “Diell”... sou uma pessoa que gosta mais de música grandiosas do que de músicas comerciais, mas isso não tira a qualidade da nova proposta da Elhaida nem as grandes chances de chegar à final. Falando da cantora, ela é tão técnica e precisa que dá gosto de ouvir, independente do que ela cante. 

7 pontos

Fernanda Ribeiro - Gosto do início e do desenvolvimento que a canção tem, mas perto do fim, há uma parte que a voz é elevada a um limite muito alto com um intensificar do ritmo, marcando um momento de muito barulho e confusão. Apesar do bom instrumental e da excelente voz da Elhaida Dani, não me cativa muito. Pelos dois primeiros minutos da canção, dou-lhe 6 pontos.

6 pontos

Gonçalo Vieira - Após a mudança de “Diell” para uma nova canção, cheguei a temer o pior para a Albânia neste ESC2015… Mas na verdade, “I’m Alive” revelou ser a grande surpresa desta edição do certame. Com uma entrada muito comercial e atual, a Albânia aposta numa canção digna de entrar no reportório de grandes artistas da atualidade. A Elhaida interpreta magistralmente a canção, sendo que ao vivo será ainda melhor e com mais força! Sou um fã nato deste tema, por isso, acredito no sucesso pleno deste país dos balcãs em Viena… Quem sabe se não teremos uma vitória surpresa?

12 pontos

João Diogo - A recusa do compositor de Diell em levar o tema à Eurovisão não podia ter vindo em melhor altura. Em vez de apostar em mais uma balada, que seria mais do mesmo, a Albânia aposta num tema com um ritmo muito mais cativante e que poderá ter um lugar muito melhor na grande final.

10 pontos

Patrícia Gargaté - Tem vindo a crescer muito na minha consideração. Tem coisas muito boas, outras nem por isso mas, com uma performance inteligente, pode ter algum destaque. É uma melodia forte e interessante. A Elhaida é competente mas precisa de uma boa performance, definitivamente. 

10 pontos

Paulo Morais - Gostei muito da canção vencedora do Festivali i Këngës 53, “Diell” era uma aposta muito boa, mas assim num volte-face, esta ficou impedida de concorrer a Viena e Elhaida teve que cantar outra canção. Surgiu e muito bem “I´m Alive” que adorei, ao ponto de estar nos primeiros lugares das minhas preferências. Bela cantora, boa voz, canção interessante e não me importava de ver Tirana 2016. Mas não será para já… 

12 pontos

Rui Ramos - Eis o exemplo de escolher a música relativamente cedo e poder alterar consoante as opiniões. Para mim 'Diell' estaria perfeito. 'I'm Alive' é mais uma música em inglês com uma Elhaida que controla excelentemente e que irá cativar o público mas, para mim, deixa dúvidas...

4 pontos

Total: 77 pontos

Atenção: Os textos da Fabiana Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem da comentadora.

3 comentários:

  1. Não gosto e acho o refrão muito repetitivo. Mas também em relação à "Diell" venha o diabo e escolha. Poderá passar à final devido à voz da cantora, mas a ver vamos.

    Pontuação: 3 pontos

    ResponderEliminar
  2. I'm Alive é uma música que vai crescendo ao longo da mesma, começando com uma sonorização acústica e que vai ganhando vida com batida Pop.

    A estética da música é elegante e moderna sem ser excessiva. Adoro alguns acordes étnicos que a torna diferente e que nos deixa embalar - esta Power Ballad vai dar que falar...

    Elhaida Dani tem uma voz excepcional, tem uma grande capacidade vocal que não pode ficar esquecida.

    Para mim uma excelente proposta ao título.

    12 pontos

    ResponderEliminar
  3. Uma excelente voz numa bela intérprete; a melodia tem o seu interesse mas o conjunto não me galvaniza particularmente. Mesmo assim, uns merecidos 6 pontos.

    ResponderEliminar