[VIENA 2015, porque não?] Malta

O PAÍS

Repubblika ta' Malta, ou simplesmente Malta, é um pequeno arquipélago formado por três ilhas (Malta, Gozo e Comino), bem no meio do Mediterrâneo, a sul da Sicília e a nordeste da Tunísia. A sua excelente localização estratégica sempre foi alvo de grandes interesses. Ao longo da História diferentes povos sucederam-se na sua governação, foram eles: os fenícios, os romanos, os árabes, os normandos, os aragoneses, a Espanha dos Habsburgos, os Cavaleiros de São João, franceses e britânicos. Tornou-se independente do Reino Unido em 1964, mas só em 1974 se tornou numa República mantendo sempre a associação na Commonwealth. Entrou para a União Europeia no dia 1 de maio de 2004 e para a Zona Euro em 2008. Os primeiros achados arqueológicos datam do Neolítico, provando a presença humana desde essa altura (5200 a.C.). Mas este arquipélago sempre foi importante, uma vez que está localizado centralmente no Mediterrâneo, por isso, os diferentes povos sempre se interessaram por controlar esta região. Em 1530, a Espanha deu estas ilhas à Ordem Hospitalar de São João de Jerusalém (atualmente Ordem de Malta), aumentando assim a fé católica. Foram alvo do espírito invasor de Napoleão, caindo no seu poder em 1798, sendo libertadas em 1800 pela Grã-Bretanha, tornando-se assim uma colónia inglesa (1814).

A sua independência aconteceu a 21 de setembro de 1964. Estas ilhas foram o berço de inúmeros cidadãos que se destacaram na política e nas artes, são disso exemplo: Agatha Barbara (presidente), Joe Borg (político), Enrico Mizzi (primeiro ministro), Mario Azzopardi (director de cinema e escritor), Edwige Fenech (actriz), Giuseppe Calì (pintor), o famoso marinheiro da BD Corto Maltese, entre muitos outros.

PERCURSO NA EUROVISÃO

Os malteses começaram a sua caminhada no ESC no ano de 1971, mas já organizavam um Malta Song Festival (festival nacional) em 1960. Participaram na Eurovisão 27 vezes, sem nunca ter ganho, mas por duas vezes estiveram muito perto: Ira Losco e Chiara conseguiram catapultar Malta para o segundo lugar, respetivamente em 2002 e em 2005. Conseguiram também já dois terceiros lugares (1992 e 1998), com Mary Spiteri e novamente com Chiara. Desde a introdução do sistema Semifinal em 2004, este país falhou 4 finais. Nos últimos 3 anos conseguiu um lugar na grande Final, mas apenas em 2013 conseguiu um Top 10 (8º lugar). “Angel” de Chiara, venceu o Marcel Benzençon Press Award 2005, ao ser o mais votado pelos media e imprensa durante o concurso.

EM 2015... PORQUE NÃO?

Em caso de vitória em Viena, não existe nenhuma arena para receber a competição, terão que utilizar novamente os Estaleiros de Marsa, local onde vai acontecer o JESC2014, ou pensarem noutra solução.

Em 2015, continuará Malta a brilhar na semifinal e a conseguir alcançar a grande final? Será 2015 “O Ano Dourado” para este país e sairá vencedor de Viena? Quem estará melhor preparado para se lançar no MESC 2015 (Malta Eurovision Song Contest)?

Jessika – É cantora, atriz, bailarina e letrista e começou a ser conhecida no seu país quando concorreu ao Malta Song for Europe Festival em 2008. Já tentou outras vezes ganhar o passe para representar Malta na Eurovisão, mas nunca conseguiu. Tem uma boa voz e no Pop poderá ser uma excelente opção.


Chasing Pandora – Um duo originário de Gozo, composto pela Melissa que é vocalista e letrista e pelo Keith que é compositor e guitarrista. A voz, o instrumental e o look deste duo é muito interessante. O Rock, o Pop e o Folk são a sua praia e nunca participaram em qualquer final maltesa. Seriam certamente uma boa aposta em qualquer dos seus estilos.


Dorothy Bezzina – Senhora de uma voz que lhe permite ser versátil na música, que pode ir desde o Jazz, ao Soul, do Gospel, ao Pop ou até às grandes Baladas. Concorreu à final nacional maltesa várias vezes, mas sem sucesso. Com uma boa canção que mostre bem os seus dotes vocais poderá ir muito longe no ESC.


Kevin Borg – Um maltês que venceu a 5ª edição sueca do Idol 2008. Vive na Suécia e faz da música a sua vida. Canta Pop e já tentou representar o seu país por 3 vezes, ficando em 2º na última vez em 2013. Porque não tentar com um bom Pop moderno?


Baklava – Um grupo diferente que junta o Clássico com o Pop. Tentaram por 3 vezes ir à final maltesa, mas só conseguiram em 2011. Apesar de não terem vencido, tiveram algum sucesso. Poderiam ser uma boa opção caso tentassem com uma canção bombástica que fosse dentro do seu estilo e, quem sabe, juntar novamente o maltês.


Franklin Calleja – Tentou a sua sorte no MESC 2013 e 2014 e os rumores dizem que voltará, desta vez com a ajuda do Alexander Rybak (vencedor do ESC 2009) como compositor. Que esperar dele, uma Balada épica?


Gianluca Bezzina – O cantor que voltou a colocar Malta no Top 10 do ESC, quando alcançou o 8º lugar em 2013, pretende voltar a tentar a sua sorte, mas desta vez acompanhado por alguns dos seus irmãos. Se a canção for boa porque não uma segunda vez?


Ira Losco – É a cantora maltesa com maior sucesso e mais conhecida internacionalmente. Encantou a Europa com a sua “7th Wonder” alcançando o 2º lugar no ESC 2002. Nasceu em 1981 e começou a sua carreira musical em 1997 quando entrou para o grupo infantil “Tiara”. Tem no seu reportório inúmeros hits, assim como prémios musicais. Dona de uma excelente imagem, assim como uma voz fabulosa para o Rock, Indie, Pop, Alternativo e até Electrónica. O seu regresso ao palco eurovisivo é esperado por muitos fãs.



Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal; Vídeos: YOUTUBE

4 comentários:

  1. Excelente artigo. Incrivel como é que um país tão pequeno tem tantos e bons artistas

    ResponderEliminar
  2. Adoro os Chasing Pandora!!! Já era tempo de irem à final de Malta

    ResponderEliminar
  3. parabens Paulo Morais excelente rubrica

    ResponderEliminar