[VIENA 2015, porque não?] Albânia


O PAÍS

Este pequeno país montanhoso da Península Balcânica, banhado pelos mares Adriático e Jónico e com fronteiras com Montenegro, Kosovo, ARJ Macedónia e com a Grécia. A Albânia tornou-se famosa pelo seu isolamento, pela influência do Comunismo, pelos governos confusos e uma democracia estranha que se seguiram. Aguarda a entrada na União Europeia, que parece ainda estar longe. Foi o berço de Madre Teresa, personalidade que dedicou a vida a ajudar os mais necessitados. Mas este país também viu nascer inúmeros desportistas, poetas e cantores que, com maior ou menor sucesso, vão dando visibilidade a este país.

PERCURSO NA EUROVISÃO

Apesar de ter um dos festivais de música mais antigos da Europa, o Festivali i Këngës, iniciou o seu percurso no ESC apenas em 2004. A sua estreia foi com Anjeza Shahini e a sua Image of You conseguiu um 7º lugar em Istambul. Mas a melhor classificação foi um fantástico 5ºlugar em Baku, onde Rona Nishliu e Suus encantou uma boa parte dos votantes e júris. Procura a sua primeira vitória no concurso, mas caso venha a vencer terá bastantes dificuldades em receber o ESC, uma vez que não tem uma arena com as condições necessárias para este evento.

EM 2015… PORQUE NÃO?

Uma vez mais a escolha para representar o país recai sobre o FIk e a sua edição 53, e muitos irão tentar a sua sorte. O vencedor sairá de Tirana direto para Viena. E quem deveria tentar erguer a bandeira albanesa?

Kaltrina Selimi – Uma cantora pop/folk, nascida a 04 de Setembro de 1984, em Pristina e é no Kosovo que ela é muito conhecida, mas escolheu a Albânia para singrar na música. Senhora de alguns sucessos, deseja participar no seu festival e quem sabe vencê-lo, daria com certeza uma excelente representante.


Blerina Braka – Participante do Kënga Magjike 2013, com uma bela canção, tentou a sua sorte no FIK 2013. Esta loira dotada de uma bela voz faz do pop a sua praia. Voltará a esta nova edição do FIK?


Xhejsi Jorgaqi – Esta cantora participou na edição 52 do FIK e no rock ela é uma força, uma boa canção neste estilo poderia ser uma boa opção para este país.


Çiljeta – Modelo e cantora de pop/rap, nasceu em 1985 e gosta bastante de cantar em duetos. Senhora de um belo corpo e um visual exótico, com uma boa canção daria uma excelente representante.


Gena – É um cantor de baladas e de dance/pop, interpretando uma canção mexida, com sonoridades albanesas e com uma coreografia bem árabe e sexy poderá colocar o seu país num bom lugar da tabela.



Anjeza Shahini - A primeira representante albanesa na Eurovisão e detentora de um dos melhores resultados do país no certame esteve, em 2010 e 2013, bastante próxima de regressar ao palco eurovisivo, acabando em 2.º lugar no Festivali i Këngës. Teremos a sua presença na próxima edição?

Esta e outras informações também no nosso Facebook. Visite já!
Fonte e Imagem: ESCPortugal; Vídeos: YOUTUBE

4 comentários:

  1. Excelente lote de artistas, especialmente a Kaltrina Selimi. Numa viagem pelos Balcãs há uns 3 anos, ouvi muito esta cantora nas radios

    ResponderEliminar
  2. A Albânia é dos países que mais gosto na Eurovisão, assim como o Festivali I Kenges é uma das finais nacionais que mais gosto de seguir (é sempre das finais mais aguardadas da temporada).

    Quanto às propostas apresentadas são todas elas legitimas, mas permito-me apresentar mais umas quantas:

    Besa Kokedhima - que é também uma das cantoras mais populares no país. É uma cantora muito versátil, que presenteou com uma balada lindíssima no FIK no ano foi que ganho pela Kejsi Tola.

    Nora Istrefi - também ela muito conhecida e popular na Albânia e no Kosovo.

    Elhaida Dani - que venceu a versão italiana do The Voice e a única que consegui uma ovação de pé na última edição do FIK, mesmo não tendo sido participante (atuou apenas como convidada).

    Alban Skenderaj - um dos artistas masculinos mais populares da Albânia.

    Manjola Nallbani - cantora com muitos anos de carreira que goza um estatuto de diva, idêntico ao de Aurela Gace.

    E ainda havia muitos mais nomes para propor: Xhensila Myrtezaj, Argjentina Ramosaj, Mariza Ikonomi, Mimoza Shkodra, Samanta Karavello, Rozana Radi, Eliza Hoxha, Luana, Ermal Fejzullah, Soni Malaj, Vedat Ademi, Shpat Deda, Jonida Maliqi.

    No que toca aos anteriores representantes albaneses, a minha aposta iria para um deste três nomes: Kejsi Tola, Ledina Celo and Juliana Pasha.

    A minha primeira escolha para a Albânia recaía, sem dúvida, na Besa Kokedhima!

    ResponderEliminar
  3. A Albania é o país de grandes vozes femininas (masculinas nem por isso), muitas delas curiosamente nascidas no Kosovo. Infelizmente, lá como cá, os artistas mais populares não concorrem ao FiK

    ResponderEliminar
  4. A Rezarta Smaja também seria uma excelente opção

    ResponderEliminar