Olhares sobre o ESC2014: Suécia

Intérprete(s): Sanna Nielsen
Canção: Undo



André Moreira:
Sanna Nielsen oferece à Europa uma música muito orelhuda e impactante com uma performance minimalista e eficaz. É inegável que tem boa voz e uma presença em palco agradável à vista. Porém, são audíveis as suas falhas vocais em certas partes da atuação. Um bom trabalho de back-vocals e mais confiança na atuação podem ser essenciais para a obtenção de mais pontos. Passará à final e atingirá o TOP 10. 

6 pontos  

Eurico Alves: Uma grande canção sueca que tem garantido o passaporte para a final, onde a classificação final me parece ser uma incógnita. Pode sair-se muito bem ou acontecer exatamente o contrário! Eu gosto da canção e imagino que podem extrair dela 3 marcantes minutos da edição deste ano do ESC. Boa sonoridade, bom instrumental, canção que fica no ouvido e intérprete mais que competente, sendo no entanto uma balada clássica muito bem feita. É das minhas favoritas.

8 pontos

Fabiana Silva: Não entendo porque os fãs colocam sempre tanta fé na Suécia! Para mim, "Undo" se destaca mais pelo erro gramatical que por sua melodia. Não era a melhor balada do Melodifestivalen e não é a melhor balada desta semifinal, mas continua sendo exaltada pelo público. Não nego que Sanna Nielsen é uma cantora incrível e que a segurança que ela transmite no palco e a forma como ela interpreta o que ela está cantando faz com que ela mereça um lugar na final - mas isso não exclui o fato da composição ser clichê. Já ouvimos muitas outras canções assim.

3 pontos

João Diogo: À 7ª foi de vez (convenhamos que foi a primeira música com potencial para o ESC que Sanna levou ao Melodi)! Os suecos não se costumam dar muito bem com baladas mas Sanna pode mudar essa sina! Confesso que, ao princípio, não via nesta música o potencial de que todos falavam (era apenas a minha 4ª preferida na final nacional) mas, após ouvir algumas vezes, convenceu-me. O refrão é viciante, apesar de Undo ser uma palavra horrível, e ser mais uma música com um inglês questionável. A apresentação em palco promete um bom espetáculo. 

10 pontos

Nelson Costa: Depois de tantas tentativas falhadas, finalmente a Suécia escolheu Sanna Nielsen como sua representante na Eurovisão. No ano das baladas, esta é uma das mais memoráveis, graças a um instrumental que começa com um recital de piano e termina como uma balada épica “à Scorpions” e, finalmente, a uma produção e arranjos finais muito profissionais – e que tanto falham na nossa final portuguesa, por exemplo. 

10 pontos

Patrícia Gargaté: A Suécia aposta bem este ano com uma canção para Top 3. É uma balada bonita que não deixa a sensação de vazio. Também não é entediante, o ideal para uma boa classificação. Fica no ouvido, contudo, penso que poderá ter uma apresentação em palco melhor relativamente à final nacional.

12 pontos

Paulo Morais: A sempre favorita Suécia envia finalmente a insistente Sanna que, com a sua Undo, lá venceu por uma unha negra o Melodifestivalen. A cantora é perita em baladonas e esta não foge à regra, é uma super balada, bem cantada e interpretada, que com uma apresentação intimista atirará este país para a Final e talvez até ao Top 5.

10 pontos

Pedro Sá: Meh. Eu gosto do ambiente aéreo da coisa, agora o resto...

2 pontos

Rogério Berrucho: Sempre que a Suécia aposta num tipo de música diferente do seu ‘schlager’ eurovisivo há risco mas, neste caso, a qualidade da balada parece-me que trará sucesso a “Undo” e a Sanna. Tudo me parece bater certo: a melodia, o instrumental, a atuação e a excelente voz e presença da intérprete. Uma finalista certa!

10 pontos

Sânio Silva: Obviamente trata-se de uma excelente intérprete com uma belíssima voz, mas essa canção é uma composição fraca e não teria tanta atenção caso fosse de outro artista. A produção é excelente, o que acaba disfarçando as falhas na melodia, e a letra de péssimo gosto. Apesar de tudo, é uma ótima proposta, o pacote completo – artista, apresentação, e canção – torna a Suécia um candidato forte, mas a vitória que muito esperam deve ser muito difícil de acontecer.

 6 pontos

Total: 77 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

5 comentários:

  1. Esta canção da Suécia tal como diz a Fabiana começa mal logo no título que é um bocado estranho. Não gosto do timbre de voz dela, aqueles vibrados aqui e ali irritam-me profundamente e durante todas as semifinais que acompanhei passou-me despercebida. Só dei por ela quando realmente ganhou com apenas 2 pontos à maior. Os suecos têm um processo de votação que não é muito normal, realizam tantas semifinais para no fim escolherem uma das concorrentes menos apelativas. Se não passar à final a razão do que digo ficará toda do meu lado, basta ver que pelo menos três dos finalistas tinham trabalhos bem mais capazes de fazer sucesso neste ESC.

    ResponderEliminar
  2. "Para mim, "Undo" se destaca mais pelo erro gramatical"

    Qual erro? Só se for aí no Brásiu!

    ResponderEliminar
  3. Não sou baladista mas agrada-me esta balada: 8 pts. O texto é um pouco puxado pelos cabelos, lá isso é verdade. Mas não se nota muito com os sons instrumentais... lol

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  4. Não se trata de um erro gramatical, mas do nome de uma doença felizmente pouco conhecida mais a sul da Europa. SAD é um estado depressivo relativamente comum nos países nórdios, devido ao reduzidíssimo número de horas de sol (ou simplesmente de claridade) no inverno: Seasonal Affective Disorder. Os produtores já informaram que se procederá à alteração "undo my sad"/"undo my sad love" na apresentação em Copenhaga por haver quem noutras latitudes não entenda o sentido.

    ResponderEliminar
  5. Se pusessem assim tanta fé na Suécia...eles ganhavam todos os anos o que ñ é o caso,sim as pessoas exageram e este ano o MF até foi fraquito mas prontos.
    Prontos gosto de "Undo" mas se calhar uma Ace Wilder ou uma Paparizou fariam ainda melhor.Ahh e uma Ellen tb.

    ResponderEliminar