Olhares sobre o ESC2014: São Marino



Intérprete(s): Valentina Monetta
Canção: Maybe



André Moreira: À terceira é de vez.... não! Valentina Monetta não tem qualquer chance de passar à final com uma música tão mediocre! A proposta deste ano é realmente mais fraca que a do ano passado e precisará de um milagre para suceder. A música é muito 'à anos 80' e não é muito impactante. Não gostei muito desta aposta! Estará entre o 11º e o 13º lugar na Semi-Final dado que se trata de Valentina que de uma maneira ou de outra já tem um certo prestígio no mundo eurovisivo. 

4 pontos 

Eurico Alves: Eu temo que seja desta… A canção não é má de todo e água mole em pedra dura tanto bate até que fura, exceto se a Valentina acabar por se transformar num caso como a Chiara em que já não era suportável vê-la no ESC. Vai por esse caminho infelizmente e leva consigo canções antiquadas mas que, ainda assim, podem vir a resultar muito bem. Este é um caso desses.

5 pontos

Fabiana Silva: Desculpem-me fãs mas... Siegel, por que você não desiste logo do Eurovision? "Crisalide" não era das melhores coisas, mas conseguia ser melhor que "Maybe". A nova canção de Valentina é muito plana, sem graça e a quantidade de caretas que ela faz para a câmera chega a irritar. Ela precisa ter umas aulas com Axel de como transmitir emoção sem soar falso. Talvez, em 2018, o público coloque a sanmarinense na final do Eurovision - assim como os suecos deixaram a Sanna vencer o Melodifestivalen. PS: a versão em italiano é um pouquinho melhor, mas não será a que veremos em Copenhagem.

1 ponto

João Diogo: A Valentina é uma boa cantora e uma boa performer mas não escolhe, definitivamente, os melhores compositores. Este “Maybe” consegue ser a pior música que já trouxe ao ESC (sim, pior que a de 2012). É muito morta, muito morna, não tem um ponto alto que seja memorável e vai ficar completamente esquecida nas votações. A música até se torna interessante depois de se ouvir umas 5 ou 6 vezes mas não cria impacto suficiente para convencer à 1ª. O que a poderá safar é a apresentação em palco mas São Marino não tem muita história nesse campo…

3 pontos

Nelson Costa: A terceira tentativa de Valentina Monetta na Eurovisão faz-nos querer que a artista consiga, finalmente, um lugar na finalíssima da Eurovisão. Tenho, contudo, algumas dúvidas que consiga o feito este ano, pois este “Maybe” mostra-se original e criativamente inferior ao tema do ano passado -  “Crisaline” - embora melodicamente esteja a despertar mais interesse em mim. O São Marino é um dos outsiders da Eurovisão, tal como Portugal, com a desvantagem que nós ainda vamos tendo (ao contrário deles) alguns emigrantes que votam pelas nossas canções. 

8 pontos


Patrícia Gargaté: Eu gosto! Não é a melhor canção nem a melhor balada mas é um tema bonito. Talvez não seja a aposta certa para o país / cantora, ainda assim acredito numa boa performance. Será desta que a Valentina passa à final? Maybe.

7 pontos

Paulo Morais: E à terceira será de vez? Não me parece, a Valentina irá mais uma vez ficar nas portas da Final. Esta canção leva-me ao passado e agrada-me a sensação, gosto desta aposta, mas maybe não seja ainda desta vez…

7 pontos

Pedro Sá: Alguém que diga ao Siegel para se reformar. Completamente  fora.

3 pontos

Rogério Berrucho: “Maybe (Forse)” parece-me uma versão ‘pindérica’, com um quinto da força de “Crisalide (Vola)”, que a mesma Valentina Monetta apresentou em Malmö. Isto de levar o mesmo cantor à Eurovisão três anos seguidos enjoa, faz com que haja comparações desnecessárias e tira o brilho à participação. Só me apetece dizer: “Outra vez arroz?”…

5 pontos

Sânio Silva: Uma balada que deixa muito a desejar, e não deve satisfazer o desejo de muitos de ver San Marino na final. Valentina é uma boa vocalista, e de suas três candidaturas essa é provavelmente a que mais se adequa a sua voz. Mas, dentro do estilo, é uma música medíocre que não deixa uma boa impressão, mesmo tentando ser emocionante e dramática. Existe uma pequena chance de classificação, mas apenas com a queda de gigantes como Rússia e Azerbaijão.

5 pontos

Total: 48 pontos 

 Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

4 comentários:

  1. Prefiro a versão em italiano mas de looonge e esta representação (que não é pretensiosa) vai ser punida precisamente por ser cantada na parola língua inglesa: eis uma prova de como cantar em inglês é MORTAL para uma canção! Tomada de parolice geral, a equipa em torno desta composição nem se dá conta do erro tremendo que é pôr de lado o trunfo da língua italiana, tão amada no CEC.

    Estou um pouco admirado de ver tanta exaltação em torno de "Crisálida" (2013), composição complexa e diferente que não suscitou tantos elogios no ano passado como me parece que está a suscitar agora...

    Seja como for, para exclusivamente a versão italiana, "Forse", vão os meus

    8 pts.

    Mas pode ficar pela meia-final porque eu vou votar por Portugal massivamente e quero o meu país, com uma canção que lhe é bem superior, na Final. Um lugar tem que ficar vago para Portugal!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  2. O que eu sei desta Valentina é que ela insiste, insiste, flete e não consegue entrar no grupo dos eleitos onde ela tanto deseja entrar. A primeira participação dela chamou-me tanto a atenção que eu só soube disso o ano passado quando vi que havia uma crisálida a querer despontar. Não achei graça nenhuma e após assistir uma interpretação fraquinha tive logo a percepção que daquela crisálida não iriam sair asas prontas a volare. Vola, vola, dizia ela mas a metamorfose ficaria incompleta. Este ano, confesso que gosto um bocadinho desta música que à primeira vista dá a sensação de ter alguma força, mas não, é apenas forse que afinal significa talvez, pode ser mas também pode não ser e eu que sou,embora também não pareça, muito sensível, quero aqui dizer que desejo com todas as forças que a Valentina Monetta tenha, finalmente, direito a um lugarzinho na final. Dou-lhe 6 pontos,

    ResponderEliminar
  3. Apenas uma pergunta para o Sr. Nélson Costa: será faz-nos querer OU faz-nos crer??
    É que são coisas diferentes e têm significados distintos...

    ResponderEliminar
  4. Anónimo das 00.07: Obrigado pelo seu comentário, por estes e pelos vários que aqui escreve a respeito do uso da língua portuguesa. Esclareço que o sentido da palavra "querer" é exatamente aquele que está escrito no comentário. Já agora, "Nelson" é escrito sem acento ;-)

    ResponderEliminar