Olhares sobre o ESC2014: Rússia

Intérprete(s): Tolmachevy Sisters
Canção: Shine


André Moreira: Perdoem-me a franqueza mas esta música parece-me adequadíssima para um reclame dos pensos Evax mas não para Eurovisão. Embora não acredite, neste ano, na passagem à final por parte da Rússia, esta deverá acontecer e tendo em conta essa situação, o país deve pelo menos tratar de apresentar uma performance cuidada, começando pela escolha do guarda-roupa. Não gosto da música! "Shine" é vazio de significado tendo em conta a situação do país, porém, desprendendo-me de preconceitos, não me parece que na representação de qualquer outro país esta música tivesse qualquer hipótese na Eurovisão.

2 pontos

Eurico Alves: Canção simplesmente agradável, com algo de peculiar difícil de identificar. Vai ser uma grande surpresa no palco de Copenhaga, ou não estivessemos a falar da Rússia. Passará certamente à final, afinal se em 2010 a Rússia passou, não vejo o porquê de não passar este ano.

3 pontos

Fabiana Silva: Ainda que as irmãs Tolmachevy brilhem no palco do Eurovision, o resultado da Rússia será afetado pela guerra que trava contra a Ucrânia. A "sorte" é que os países que mais os apoiam estão na primeira semifinal (Estônia e Letônia), mas não sabemos se será suficiente. A letra de "Shine" é claramente política ("talvez haja um dia em que você será meu" - é Criméia....) e foge do propósito do festival, que é unir povos e esquecer os problemas por algumas noites. A música em si não é das melhores e há concorrentes fortíssimas para jogar as gêmeas para o limite entre a classificação e a volta pra casa antecipada.

4 pontos

João Diogo: Depois do cliché (e hipocrisia) que foi a música do ano passado, a Rússia escolhe algo (ainda mais) sem sal. Não se esforçaram minimamente, parece que foi tudo feito em cima do joelho. Até o videoclip é deprimente. A melodia parece que se mantém igual até ao fim, chega a ser enfadonha e chata. Dou por mim a desesperar que os três minutos passem. No entanto, sendo a Rússia e com uma ajuda do júri (no televoto deverá ser boicotada) deverá passar à final.

3 pontos

Nelson Costa: A canção da Rússia deste ano tem por trás dois pesos pesados da Eurovisão,  Philip Kirkorov, que já representou a terra-mãe em 1995 e é hoje um dos mais consagrados músicos do leste europeu, e também Dimitris Kontopoulos, o compositor grego responsável por diversos sucessos eurovisivos. Desta vez, contudo, não os achei muito inspirados neste “Shine”, nem tão pouco com muita vontade de ir muito longe na tabela classificativa.

4 pontos

Patrícia Gargaté: Esta é daquelas músicas que não “entram” à primeira, o que pode ser muito prejudicial uma vez que, para muitos, a atuação no ESC é a primeira audição. Penso que não terá dificuldades em chegar à final, onde o resultado não deve ser dos melhores para o país.

8 pontos

Paulo Morais: E lá vem mais um Shine, desta vez enfiado nas gémeas do JESC... que dizer disto? Esta é a minha canção ódio deste ano, não consigo gostar de nada e se as representantes já me irritaram no passado, anos depois causam-me indiferença. Acho que foi uma péssima escolha por parte da mãe Rússia. Gostava que o seu brilho as deixasse na Semi e isso era mais do que justo…

1 ponto

Pedro Sá: RFM no seu pior. Seca. Mas enfim até acaba por ganhar algum ligeiro interesse.

1 ponto

Rogério Berrucho: A Rússia aposta nas Tolmachevy Sisters, vencedoras do JESC2006, e em “Shine”, uma uptempo com sons muito ‘swedish’, com  pitadas de ‘schlager’ aqui e ali, uma melodia que me parece resultar quase na perfeição. As vozes ligam bem com o tema e prometem um bom espetáculo em Copenhaga e um lugar na final, se bem que os europeus também podem não se distanciar dos últimos eventos ocorridos na Crimeia.

7 pontos

Sânio Silva: Eu não consigo encontrar nenhum ponto positivo, além do fato de ser um pouco interessante o fato de ser uma canção cantada por gêmeas. É uma balada sem emoção, mal produzida, com um arranjo medíocre, e nada memorável. Uma das piores canções do ano, e pode ser a primeira vez que a Rússia vai ficar fora da final.

2 pontos

Total: 35 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

21 comentários:

  1. A Patrícia passou-se LOL sem ofensas, claro.

    ResponderEliminar
  2. Não sei por qual motivo aconteceu mas ri-me imenso com os "pensos Evax". Com todo o respeito para com os apreciadores da música mas o André esmerou-se nesta comparação. 1 ponto para a Rússia. Do pior do ano

    ResponderEliminar
  3. Ao André Moreira para não me alongar eu pergunto: onde está o seu comentário? Guarde a publicidade sobre os seus produtos preferidos para sites mais adequados. Por acaso já tinha notado que tem um sentido crítico muito aguçado no que respeita a música e sensibilidade também não lhe falta. Pelos 2 pontos que atribui a esta música eu a si retribuo-lhe 0 pontos pelo seu pobre projecto de comentário porque não me convenceu nada sobre a qualidade desta participação russa.
    A Patrícia Gargaté sabe o que está a analisar e daí a nota justa que atribuiu à entrada russa, apenas esse comentário que faz sobre os ouvidos duros que precisam de ser repetidamente injectados para sentirem ou entenderem a música é que me faz pensar que há demasiada poluição sonora provocada por outras ondas que não as difundidas pelas irmãs russas.
    O Rogério é outro que não se importou de puxar dos galões e ofereceu pontos na medida justa às pobres irmãs que já começam a pagar a factura de uma encomenda que não fizeram. Continua a ser o mais equilibrado nas suas conclusões analíticas.

    ResponderEliminar
  4. Dani Carv, nem toda a gente pode ter a mesma opinião que tu, nao achas? Ou as tuas opiniões sao optimas e aqueles que pensam diferente de ti já têm opiniões más?

    ResponderEliminar
  5. Dizer que a letra é hipócrita ainda vá(a do ano passado ñ ficava atrás...e prontos vindo da Rússia até parece mal estas letras tão "fofas" e peace and love)agora dizer que a letra é politica por amor de deus...a mim parece-me só uma musica de amor com um "palavreado" até muito superior a algumas musicas deste ano.

    Dou entre 6/7 pontos...ñ é nenhuma obra de arte mas td bem,já ouvi pior!
    Mas sim o video tá mauzinho e infantil...e ñ quero ver aquele vestuário no ESC pleaseee.

    ResponderEliminar
  6. Anonym das 23.32: Eu não quero que toda a gente tenha a mesma opinião que eu, era só o que mais faltava, mas tenho o entendimento suficiente para ver a justiça ou a injustiça nos atos e nas palavras que são produzidos a respeito das coisas e das pessoas. Uma coisa é alguém ter uma opinião diferente da minha e apresentar argumentos consistentes e bem fundamentados capazes de me convencer dos seus pontos de vista embora nem sempre me faça mudar de opinião e outra coisa é a opinião que apresenta não ser consubstanciada com nenhum factor concreto que me force a pensar e a reconsiderar nalgum ou nalguns aspectos que sustentam a minha forma de pensar sobre determinada matéria. É a ausência de argumentação sólida, a opinião baseada num vazio de ideias que às vezes me faz desatinar.

    ResponderEliminar
  7. "Ao André Moreira (...) Guarde a publicidade sobre os seus produtos preferidos para sites mais adequados"

    Adorei!

    "eu a si retribuo-lhe 0 pontos pelo seu pobre projecto de comentário"

    Consequências da seleção duvidosa pelo Facebook, essa ferramenta do mal.

    ResponderEliminar
  8. Dani Carv, tens um português terrível, rapaz. Isso de escrever palavras caras não é para todos, e no teu caso é melhor simplificares e tomares atenção à gramática e à pontuação, lol.

    ResponderEliminar
  9. Anónimo/a das 9.26, obrigado por ter lido com toda a atenção o meu arrazoado e desculpe se as minhas palavras ou as minhas construções gramaticais não estão de acordo com o seu normal estilo de escrita. Normalmente não escrevo a pensar se alguém que me vai ler dará mais importância ao conteúdo ou à forma.Mas já que faz a sua crítica e como sou muito acessível a todas aquelas que me ensinam qualquer coisa gostaria que então não ficasse só por aí e me fizesse a sua leitura interpretativa e esclarecedora sobre todas as deficiências de linguagem escrita que foi aqui desenvolvida por mim e com as pontuações nos seus devidos lugares já que também apontou esses erros. Calculo que seja professor de língua portuguesa para me apontar defeitos na minha escrita com tanto à-vontade. Fico à espera das suas lições e se concordar com o que vai dizer não hesitarei em o reconhecer aqui imediatamente.

    ResponderEliminar
  10. Anónimo da 01.39: só sabe citar os outros e ainda por cima tenta ofender sem saber o que diz. Essa da seleção imaginou na hora porque não lhe ocorreu mais nada e o Facebook só é ferramenta do mal para quem se aproveita dela para fins obscuros. Não me conhece minimamente para dizer tantos disparates em tão poucas palavras. "Retribuo-lhe 0 pontos..." onde está o erro? Se alguém dá alguma coisa (2 pts) fica sujeito a ter uma retribuição. E não vou estar com mais explicações porque não costumo perder tempo com desconhecidos.

    ResponderEliminar
  11. Não é preciso ser professor de português para se saber escrever com clareza, sem emproamentos patetas e respeitando as regras básicas.
    (Para quem não costuma perder tempo com desconhecidos estas respostas de 20 linhas são um super LOL, eheheheheh)

    ResponderEliminar
  12. O Eurico Alves deu uma imagem muito positiva da canção russa e eu gostei da forma como ele a descreveu. Os meus parabéns.

    ResponderEliminar
  13. Anonym das 14.16: Pois não, não é preciso que vc. seja um professor de português para conhecer as regras básicas, mas talvez por isso há um erro básico na sua primeira frase e sempre lhe digo que seria melhor consultar um porque eu não lhe vou dizer qual é.
    Escrever claro não significa escrever bem e os emproamentos que vc. vê são fruto da sua imaginação e de facto eu não costumo perder muito tempo com desconhecidos para não empregar aqui outra palavra porque podia soar ofensiva e eu tenho estado a tentar evitar isso, mas há uns que por qualquer razão requerem mais atenção do que outros. Se vc. é o comentador que produziu a 1ª. análise sobre a cantiga russa tem motivos para estar abespinhado mas podia ser mais direto para eu então poder dar-lhe uma resposta diferente. Se se esconde atrás de um anonimato não há nada a fazer.

    ResponderEliminar
  14. Mas como é possível haver quem ache que esse "... to be mine" se refere à Crimeia?! Oxalá a Conchita se esteja a referir a Portugal ao prognosticar "Rise like a Phoenix"...

    ResponderEliminar
  15. Há algo que se chama pontuação. Tente ler o que escreveu, sem pausas. Espero que tenha fôlego. Ora veja:

    Mas, já que faz a sua crítica e como sou muito acessível a todas aquelas que me ensinam qualquer coisa, gostaria que então não ficasse só por aí e me fizesse a sua leitura interpretativa e esclarecedora sobre todas as deficiências de linguagem escrita que foi aqui desenvolvida por mim e com as pontuações nos seus devidos lugares, já que também apontou esses erros.

    Não acha que fica mais correto? Em geral, acho que escreve bem e já dei comigo muitas vezes a concordar consigo. Mas não aceita bem as críticas, pois não? Desculpe ou tente entender opiniões diferentes e verá que também o aceitarão melhor. Ah, não sou o anónimo das 9.26!...

    ResponderEliminar
  16. Sr. anónimo desta vez das 20.34, às vezes as vírgulas ficam esquecidas porque a ânsia de transcrever as ideias que me estão a ocorrer no momento é tanta que vou deixando as vírgulas para trás e depois ao editar o que escrevi vou não só corrigindo os erros que fui fazendo como colocando as vírgulas nos seus lugares. Chego a passar a vista sobre o que escrevi três e mais vezes mas quanto maior é o texto maior é a probabilidade de ficar por corrigir uma ou outra falha.

    ResponderEliminar
  17. Hey, DANI, sou o anónimo que te apontou as falhas de portugues da primeira vez e por uma questão de justiça tenho que dizer que não escrevi a 1ª análise da canção (cantiga, lolada!) russa, nem a 2ª, nem... nenhuma! Afinal não é bonito deixar inocentes arcar com a culpa dos meus pecados, eheheh.

    A tua escrita continua a ser uma desgraça, meio engadanhada, apoplética e pouco fluida, mas isso não é coisa que se corrija assim de um momento para o outro. Tenta ordenar as ideias que te ocorrem e separá-las por frases bem destacadas. Experimenta ler, ler muito, prosa simples em portugues correto! Vais ver que ajuda xD

    ResponderEliminar
  18. Anónimo das 00.29
    Boa-tarde. Seja lá vc. quem for entrou aqui para tentar desestabilizar alguém e se pensa que esse papel que me está a querer impingir vai ser bem aceite por mim está rotundamente enganado. Vc. ainda nem escreveu nada de jeito para eu poder dar algum crédito às parvoíces que diz. Acusa, acusa, vai rebuscar uns adjectivos palermas mas de concreto não disse nada. Onde estão os erros, o que está mal alinhavado? A minha prosa está consentânea com o estilo que eu adoptei, que é por inerência muito pessoal, intimista e não estou a escrever para si nem para ninguém em especial. Ler muita prosa não significa nada porque há péssimos prosadores em várias áreas, desde a política a escritores profissionais que têm uma péssima escrita, só leio aquilo que me atrai estilística e èticamente. Nem sequer tenho que lhe dar satisfações, só lhe estou a dizer isto para não ficar a pensar que me está a deixar derrotado porque eu já vi que vc. é muito convencido mas ao mesmo tempo medroso porque nem destapa a sua máscara. E a partir daqui diga vc o que disser não lhe respondo mais porque nem é para aturar chatos como vc. que eu entrei nesta página. Passe bem e leia bons autores, principalmente contemporâneos. Eu faço ideia o que vc. diria se lesse alguma obra do Nobel da literatura portuguesa.

    ResponderEliminar
  19. ó DANI CARV, eu não falei contigo, falei? Até elogiei ou teu comentário, agora se não sabes ler nem perceber, o problema é teu. Já vi que tem graves lacunas no que se refere à Língua Portuguesa, como disse o outro anónimo.

    Anónimo das 1:39

    ResponderEliminar
  20. Ó DANI, sim senhor, agora escreveste tudo com jeitinho. Tirando uns acentos graves nos advérbios à moda de antigamente e alguns floreados desnecessários que fazem parte do tal estilo, nem eu consigo achar nenhuma falha. Afinal sabes, quando te esforças!

    Já li muitas obras do José Saramago obrigadinho, que por acaso tem um estilo que admiro particularmente. Calculo que tu pendas mais para o Julio Dinis, lol. Ou então para o Rodrigo Guedes de Carvalho, que se vende mais nos supermercados atualmente xD

    ResponderEliminar
  21. BRILHA COMO UMA ESTRELA

    Verso 1

    Olhei o céu
    Desejando numa estrela
    Esperando novo sinal de partida

    Vivendo no extremo
    mais perto do crime
    Passo a linha de fronteira devagar

    Agora talvez haja um lugar
    talvez haja uma oportunidade
    talvez um dia sejas meu

    Agora algo tem que acontecer
    Tornar um dia mais resplandecente
    Temos todos que clamar

    Coro
    Brilha na minha escuridão
    brilha na noite, meu sol nascente
    afasta de mim a loucura
    Podes tu ser uma obra-prima do amor
    Enviar uma mensagem
    A dizer a todo o mundo para mostrar um pouco de amor
    Ninguém vai me derrubar, derrubar
    Tu és o meu sol nascente

    Verso 2
    Continua a procurar em frente
    cavalgando como vento
    abre o teu coração, deixa-me entrar

    A minha vida fica presa num fio
    quando te vejo a sorrir
    o nosso amor durará mil milhas

    ResponderEliminar