Olhares sobre o ESC2014: Portugal

Intérprete(s): Suzy
Canção: Quero Ser Tua


André Moreira: Após uma série de baladas, o regresso de Portugal ao palco da Eurovisão. Suzy tem uma proposta cativante para os países nórdicos e de leste que gostam destas sonoridades. Na minha opinião "Quero Ser Tua" é orelhudo e pode ser imensamente trabalhado em palco. Necessita de investimento para a performance desta música começando pela pirotecnia - para o tornar mais atraente e apelativo ao voto - e terminando no guarda-roupa de toda a equipa envolvida em palco. Suzy tem de manter uma postura mais tranquila e desinibida (aquela que apresentou na eurovision party), porém, com mais segurança na voz. Por mim Portugal merece passar à final. 

6 pontos

Eurico Alves: Esta canção, a par da da Catarina, Raquel e Zana, poderia representar muito bem Portugal no ESC2014, sendo que, tal como já havia dito, “Nas Asas da Sorte” continua a ser o meu tema de eleição do FC2014, ainda que esta vitória me tenha sabido muito bem quanto mais não seja pela reação que pude ver de muita gente no Convento do Beato. Ver a cara de fãs que sabem perder merece todo o respeito; por outro lado ver caras de aziados maldosos só faz pensar “bem feito”! São atitudes dessas que mancham o FC. Joga a nosso favor o facto de termos países como Espanha, França, Bélgica e Holanda a votar em nós, mas não nos podemos esquecer que esta é de longe a mais difícil semifinal do ano. “Quero Ser Tua” tem bastante potencial e não tenho dúvida que surpreenderá em Copenhaga, pois tem por trás uma autêntica máquina de profissionais e é ainda interpretada por uma cantora com carisma e uma voz brutal, sendo que neste tema acaba por não a poder mostrar mas mostra outras valências como conseguir aguentar a canção até ao fim sem se espalhar ao comprido porque há muitas questões técnicas em jogo, como o caso da respiração exigida numa canção tão rápida e ritmada. É uma lufada de ar fresco, destaca-se pela diferença e passará certamente à final. Tem muita qualidade e é importante que não a confundamos com o comum e desleixado pimba que se ouve nas tardes de domingo na tv. Comparando com outras canções do ESC, vejo esta participação com uma elevada probabilidade de seguir o mesmo percurso da Moldávia em 2012... esperemos que vá ainda mais longe!

7 pontos

Fabiana Silva: Assumo que gosto de pimba e essa semifinal tem tantas baladas que é bom ter alguém pra nos fazer dançar. "Quero ser tua" me lembra a época áurea do Kaoma (1990), mas a RTP precisa urgentemente melhorar a apresentação - colocando uns dançarinos de lambada e tirando os tambores. Concordo que Catarina Pereira era finalista certa, mas ainda acredito que Suzy pode ser a surpresa da noite: só há quatro canções mais animadas dentre as 16 concorrentes e, com um show empolgante, quem sabe ela não tira o lugar de algum classificado certo? Ela é muito carismática e parece muito solta no palco, além de cantar bem.

7 pontos

João Diogo: Portugal destaca-se de todas as outras músicas eurovisivas. A nossa música é a única deste género, o que é um ponto muito favorável. No entanto, se queremos seguir para a final temos de mudar imensas coisas. Começando pela música que precisa de novos arranjos, de se tornar mais forte, não soar tanto a maquete e a algo produzido em computador. A Suzy precisa de ter uma atitude completamente diferente em palco: precisa de estar constantemente a sorrir, a interagir com as câmaras, a dançar (ao ritmo da música e não de forma exagerada nas partes em que não canta), deve optar por um vestido mais alegre (preto nunca!! mas que continue curto), deve estar incluída na coreografia que os bailarinos fazem e, claro, ter uma boa prestação vocal (acho que este ponto será fácil de atingir). Os bailarinos deviam ter uma coreografia muito diferente daquela que tiveram no FC. Passar a música toda a tocar nos bombos não faz sentido. Devem ter uma coreografia do género da de 2007. Os bombos gigantes podem manter-se como adereços e seria interessante projetar alguma coisa neles como efeitos de luzes, por exemplo. O homem do batuque deve assumir um papel mais secundário, mais próximo do que as backsingers têm. Esta música pede cores quentes nos led’s como o vermelho e o laranja. O uso de jatos de fogo (no segundo wa wa wé wua wé) e fogo-de-artifício depois do “tua” prolongado e no final seriam uma boa adição à nossa apresentação. Estou convencido que se o Emanuel fizer um bom trabalho na nova versão da música, a apresentação em palco for totalmente renovada e os planos de câmara bem pensados, temos hipóteses de seguir em frente.

6 pontos

Nelson Costa: Desde o 1.º ensaio do festival da canção, escrevi que este poderia ser o tema representante de Portugal na Eurovisão; “Quero ser tua”, a par de “Nas asas da sorte” de Zana, foram os melhor comentados pelos eurofãs estrangeiros. Mais uma vez não nos enganámos! Portugal traz um tema que poucos poderiam rotular como sendo de um outro país qualquer. É música popular portuguesa com certeza, com um toque de sons afro e agora, na versão eurovisiva, também mais brasileira. Com melhorias na performance (embora espero que não pequem por exageros circenses) e no meio de tantas baladas, não tenho grandes dúvidas que chegará à final. Gostaria de ver aqui algumas frases noutras línguas como gesto de simpatia para os ouvintes.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Independentemente das conotações portuguesas, “Quero ser Tua” é uma boa canção para o ESC. Num ano em que quase todos os países decidiram enviar algo mais “radio-friendly” e despersonalizado (que não representa as raízes locais), Portugal envia um “Quero Ser Tua” com um mix entre música popular portuguesa e ritmos africanos, o que pode resultar. É caso para dizer Uauaue ua ue.

8 pontos

Paulo Morais: Sempre disse que este género de canção deveria ir ao ESC representar aqui o nosso cantinho, porque é um género leve, festivo e divertido. Chega de canções melodramáticas repletas de saudades e amores perdidos, venha daí a festa! É uma boa aposta para Copenhaga, que com 3 minutos de cor, alegria e vida vão levar Portugal até à Final. Eu acredito!

10 pontos

Pedro Sá: Uma lufada de ar fresco no meio disto tudo. E sejamos honestos: das poucas canções este ano com potencial de ficar no ouvido e ter sucesso. Estou-me nas tintas para se é pimba. O pimba vende.

6 pontos

Rogério Berrucho: Isto de levar ritmos africanos à Eurovisão é um enorme risco, há exemplos disso, e nós estamos dispostos a corrê-lo. “Quero ser tua” não é uma má canção, ao seu género é harmoniosa, mas necessita de muito trabalho de transformação para lá chegar, embora saibamos que em 2007, com “Dança Comigo”, Emanuel transformou uma música medíocre numa excelente canção eurovisiva, que só não chegou à final por 3 míseros pontos, ainda por cima porque Portugal deu os 12 pontos à 10.º classificada.
Assim, acredito que a sonoridade chegue a uma qualidade eurovisiva e que a atuação se transforme num espetáculo europeu e não tanto africano, que o coro seja sincronizado com tudo o resto e não esteja à parte, parecendo fazer parte de outra canção, e que Suzy brilhe em Copenhaga. E há mais a dizer, “Quero ser tua” entalada entre o esperado flop “Maybe (Forse)”, de São Marino, e o chatíssimo “Calm After the Storm”, da Holanda, ajuda bastante…

8 pontos

Sânio SilvaEu acredito que essa é a melhor proposta de Portugal desde 2009. Ao meu ver, alguns países devem ter mais confiança na sua música nacional, ao invés de tentar seguir padrões de outros países caindo na mediocridade. Particularmente, não escutaria “Quero ser tua” no meu iPod, mas acho que é uma excelente canção dentro do estilo. O ritmo lembra um pouco a tão famosa lambada, Suzy é muito boa no palco, e com alguns ajustes na apresentação pode ser um dos candidatos mais interessantes dessa semi final. Apesar de ser uma proposta de qualidade, creio que os jurados a prejudiquem como fizeram com Montenegro no ano passado.

10 pontos

Total: 78 pontos

 Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

11 comentários:

  1. Gostei muito das análises... A questão de ser ou não ser pimba é vista pela generalidade do painel sem preconceitos... Sinceramente acho que colocaram a canção que nos representa no lugar que merece face às outras propostas.

    ResponderEliminar
  2. Belos comentários! Também estou confiante na passagem de Portugal à final.

    ResponderEliminar
  3. A minha preferida também não era esta, mas para ser sincero a Susy tem vindo a cativar-me e a impressionar com o seu carisma e boa voz... Apesar das críticas negativas de que é "vítima", ds quais são maioritariamente de Portugueses apoiantes doutra cantora, acho que tudo vai depender da actuação em palco...Boa sorte... Espero que passe à final...

    ResponderEliminar
  4. A sério, 78 pontos? Alguém está maluco, não?

    ResponderEliminar
  5. SUUUZZYYY !!!

    Os meus 12 pontos em 2014!

    Os comentadores disseram tudo, a meu ver, que poderia ser dito.

    O único conselho que gostaria de acentuar refere-se ao controlo da voz da nossa querida Suzy: que não chegue nem cansada nem estressada ao palco, porque isso se pode ouvir na vibração das cordas vocais; que cante tranquila.

    O resto dos conselhos dados pelos comentadores acima publicados parece-me pertinente.

    Eu acredito! E vou votar por telefone em "Eu Quero Ser Tua"!

    12 pts.

    R. Neiva

    ResponderEliminar
  6. Será desta que vou ver Portugal a usar pirotecnia (fogo) ? Espero que sim... Sempre ouvi dizer que os olhos são os primeiros a "comer" ou seja, o uso da pirotecnia pode favorecer nos no televoto , já que somos o país que se destaca pelo estilo.
    Concordo com todos os comentários e também sou fã de outra cantora.

    A Susy está a mostrar empenho e trabalho.

    Estou confiante numa passagem à final !

    ResponderEliminar
  7. Uma coisa é "Quero Ser Tua" foi uma das mais comentadas nao pelo positivo foi mais pro negativo as que receberam mais comentarios positivos obvio que foi a Catarina que era a favorita dos estrangeiros e a Zana acho que voces tem de ver o twitter os estrangeiros nao gostaram desta nossa escolha especialmente depois do concerto na Holanda.

    ResponderEliminar
  8. Portugal tem hipóteses de passar à final e revisitando a história do Eurofestival em que dá a impressão que por vezes quem devia ficar em último fica em primeiro e vice-versa posso adiantar desde já que também pode aspirar ao 1º lugar, aliás como todas as músicas concorrentes, é para isso que lá estão, concerteza. Só precisa de pouca coisa: melhoria na voz, melhoria na encenação, na coreografia, nos adereços, nos arranjos orquestrais, na letra, e por fim, para haver melhores hipóteses ainda, mudar a canção e a intéprete. Só assim podemos ter uma grande esperança. Não, nem tanto, estou a brincar. Este tipo de música pede muita garra na voz, sorriso fácil e espontâneo, não forçado, no rosto, um corpo que balance o quanto baste, sem grandes exageros, o suficiente para mostrar elegância nos gestos e não o convite para uma noite bem passada. Voz eu já vi que ela tem mas tenho a impressão que se tem andado a poupar, se assim é, estou de acordo para não lhe acontecer o mesmo que já se passou com outros intérpretes que não se cuidaram e chegaram com a voz desgastada no dia em que se deviam apresentar nas condições ideais.
    Como é Portugal, como é a Suzy, como é o Emanuel, como é uma música alegre e dançante, com ritmo e balanço como eu gosto, como eu tenho esperança mesmo muito para além do minuto 90, eu dou...12 pontos.

    ResponderEliminar
  9. Vi muitos estrangeiros que queriam a Catarina mas também tenho visto uma boa recepção a esta musica por parte desses mesmo estrangeiros e como quem importa aqui são eles,pq são quem vota só temos é de estar satisfeitos e definitivamente pensar que até temos chances(quanto mais ñ seja por o motivo já muito usado:temos algo animado e a semifinal é cheia de baladas) se o publico gosta devemos esperar que o júri também goste LOOL.
    Todos os conselhos dados pelos comentadores tb são bastante pertinentes(vestuário,actuação etc etc)...mas quanto isso acho que vamos ser surpreendidos pela positiva(espero eu).

    Como disse o Pedro Sá...O Pimba Vende,logo vamos esperar que venda tb lá fora!

    ResponderEliminar
  10. 78 pontos???????? Se assim é nem quero imaginar se levássemos a Catarina ou a Zana, estávamos em 1º no que toca à pontuação certamente lool
    Somos mesmo tugas, ou amamos ou odiamos o que é nosso, nunca temos meio termo, imparcialidade nem vê-la. A unica coisa que vi foi nacionalismo.

    ResponderEliminar
  11. anonimo das 19.18: a canção da catarina era uma copia de canta por mim. Os comentarios eram todos sobre isso (exceto os fãs dela). AZana teria sido a justa vencedora, e 90% dos coments estrangeiros diziam isso.

    ResponderEliminar