Olhares sobre o ESC2014: Polónia

Intérprete(s): Donatan & Cleo
Canção: My Słowianie - We Are Slavic



André Moreira: A música já não é nada de especial em Polaco... então em Inglês perde imensa piada! Dado que é um festival da canção não consigo mesmo apontar um ponto positivo que não mesmo a energia das intérpretes e da etnicidade envolvida. Não gosto, com muita pena minha da proposta deste ano vinda da Polónia. 

2 pontos

Eurico Alves: Eu gosto... Foi uma grande jogada da TVP que provavelmente reacendeu o ESC no país com uma canção já por lá tão famosa e com tanto sucesso. Não irá muito longe no ESC mas agrada-me imenso, exceto a parte parada puramente instrumental. Irreverente, moderna, atrevida, quem sabe até polémica. Força Polónia!

8 pontos

Fabiana Silva: Eles são mitos na internet e os mais de 41 milhões de acessos de "My Slowianie" provam que a escolha da TVP não poderia ser mais acertada. O erro é ter inscrito o tema em sua versão bilíngue, pois a parte em inglês soa amadora e a letra não casa bem com a melodia. Contudo, temos que levar em consideração a curiosidade que o fenômeno Donatan & Cleo causa no público, o fato da música ser diferente de tudo o que vamos ouvir nesta temporada e a excelente voz de Cleo. A mistura de rap e música eslava é o maior trunfo dessa produção e, como eles seguirão essa linha na apresentação, só devo dizer: bem-vindos à final!

12 pontos

João Diogo: Temos todos o nosso guilty pleasure e este é o meu. Adoro isto, é catchy, é animada, representa as raízes polacas. Não admira que seja um sucesso naquela região. Espero que façam uma apresentação em palco marcante, ao estilo de Ucrânia 2009 por exemplo. Shake what your mamma gave ya tem de ser a frase deste ESC.

10 pontos

Nelson Costa: Gosto de ver a Eurovisão com temas folk adaptados aos tempos modernos, sonoridades tradicionais mas com olhos nos espetadores internacionais. Aqui está, no fundo, a essência do Festival Eurovisão, na minha opinião.

12 pontos

Patrícia Gargaté: Aqui está uma proposta animada, numa miscelânea de sonoridades perfeita para quem deseja um bom momento de diversão e animação em palco. Menos perfeita para os que procuram um instrumental e letra mais complexos. Pode não ser do agrado de muitos mas por mim ia à final e ficava muito bem classificada. Levem as meninas para o palco, sucesso garantido ;)

10 pontos

Paulo Morais: Inicialmente adorei esta proposta, quando ouvi a versão inglesa fiquei um pouco desiludido, mas entendo, a Polónia sabe que em polaco teria a vida muito dificultada, assim tenta pela via mais segura. É bom ver este país de volta e regressa de uma maneira muito interessante, o vídeo é o máximo, acredito que vai se qualificar para a Final, mas vai estar longe dos lugares cimeiros.

7 pontos

Pedro Sá: Detesto R&B. Isto seria digno de um US Song Contest.

0 pontos

Rogério Berrucho: Se a Polónia voltou para apresentar isto, bem podia ter ficado mais um ano de férias da Eurovisão. Que chachada monumental, ainda por cima com um toque ‘nacionalismo’ parvo da Europa de Leste do tempo da Guerra Fria. Sim, “My Słowianie - We Are Slavic” ouve-se, até é divertida, tem um toque tradicional interessante, mostra umas ‘mamocas’, mas é pouco mais que isto…

5 pontos
                                             
Sânio Silva: Os poloneses retornaram com muita força enviando um hit do youtube para o Eurovision. A música é muito contagiante e animada, e conta com um excelente instrumental e com a voz marcante de Cleo. Ela é uma intérprete muito carismática, e com certeza levará a temática folclórica ao palco com um toque de modernidade, como foi feito em outras apresentações. Um forte candidato a final, e as chances de vitória dependeram de como se portarão no palco.

10 pontos

Total: 76 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

5 comentários:

  1. Há para ali mamocas que devem pesar uma tonelada.Levar com um silicone daqueles na testa deve pôr um galo a cantar. Salada russa eu já tinha ouvido falar mas uma salada polaca é a primeira vez que vejo. Adorei, o ar do campo deve ser muito agradável, com um aroma intenso a fruta.. e é com cada uma! Dou: 0 pontos.

    ResponderEliminar
  2. Surpreendeu-me à primeira audição mas hoje está em pleno declínio no meu gosto:

    4 pts.

    R. Neiva

    ResponderEliminar
  3. Finalmente é bom ver que o EscPt ao contrário de outro blog ñ discriminou esta musica antes pelo contrário(e nem é preciso todos os comentadores gostarem).
    Acho que a Polónia quis apostar tudo o que tinha neste seu regresso...espero que o júri goste de "mamocas" LOOL se ñ acho que a classificação pode ser difícil(no publico a coisa está assim assim). 12Pontos xD

    ResponderEliminar
  4. É atrevida, diferente do que costuma aparecer no festival e bem cómica... o inglês é que para mim estraga tudo... mesmo assim se não passarem à final será um "crime".

    ResponderEliminar