Olhares sobre o ESC2014: Noruega

Intérprete(s): Carl Espen
Canção: Silent Storm



André Moreira:
Esta música do Carl Espen dá "cabo de mim". "Silent Storm" é magnanimamente cantado por uma das mais inconfundíveis vozes de sempre a concorrer na Eurovisão. A delicadeza com que é cantada e o toque sublime na melodia quebram a eventual monotonia que a música possa aparentar ter. Gosto realmente da letra e tem tudo para ser bem sucedida na Eurovisão. Penso que a escolha norueguesa pode surpreender e não querendo muito especular, creio que poderá chegar à vitória! 

12 pontos

Eurico Alves: Nada de novo mas simplesmente resulta! Grande balada, tocante e merecedora de um bom lugar. Não me parece que venha a ganhar, aliás, provavelmente será bastante injustiçada na final do dia 10. Ainda assim há melhores…

8 pontos

Fabiana Silva: Não é à toa que Carl Espen está tão bem colocado nas casas de aposta. Ele faz o oposto do que todos imaginam ser 'um tema para o Eurovision'; ele vai contra tudo o que dizem ser 'fórmula de sucesso para o título'. A simplicidade de "Silent storm" cativa e a letra, apesar de não ser de outro mundo, traz uma mensagem forte e que descreve as experiências do interprete. Como ele está cantando sobre ele mesmo, é fácil para o público acreditar naquelas palavras e se identificar com elas. A emoção que Carl transmite se sobrepõe à parte vocal, que não é seu ponto mais forte.

12 pontos

João Diogo: Balada muito intimista por parte da Noruega este ano. Esta música transporta-nos numa viagem pelos momentos menos bons que por vezes vivemos. É tocante, tem uma letra lindíssima e é bem interpretada. Tenho reservas em relação ao Carl pelo facto de não ter muita experiência em palco, o que o pode prejudicar. Espero que corra tudo pelo melhor.

12 pontos

Nelson Costa: Noruega traz este ano uma balada comum, banal até, onde, depois de a ouvir, ficamos na mesma. Não há drama, não há movimento. Nem o intérprete tem carisma (ok, posso estar a ser negativamente influenciado depois do nosso tête-à-tête em Amesterdão). As baladas na Eurovisão têm de provocar, no ouvinte, algum movimento psicológico ou na pele. E aqui nada acontece, nada mexe. Lemento ir contra a corrente da maioria...

3 pontos

Patrícia Gargaté: É bonita e merece um bom lugar. O Carl é muito competente mas ainda assim espero muito mais do que o intérprete no meio do palco a cantar. Gostava de ver um bom cenário e mais interação. Que me surpreenda, tem tudo para isso.

10 pontos

Paulo Morais: A Noruega volta a apostar em grande com Silent storm. Esta balada melancólica, cantada pela belíssima voz do Carl, a ser interpretada de forma intimista vai levar este país à Final, quem sabe até retornar o ESC a Oslo??

12 pontos

Pedro Sá: Não sei o que se passa comigo. O ano passado estava numa de Kedvesem. Agora à primeira não liguei muito a isto…mas de facto é poderosíssimo. De qualquer forma, isto deve ser de estar cada vez mais IDOSO.

12 pontos

Rogério Berrucho: Aqui está uma excelente balada. “Silent Storm” toca cá no fundo e mesmo tendo escrita para ser interpretada em inglês, é daquelas que gostava de ouvir em norueguês, penso que resultaria bastante bem. Carl Espen é um intérprete nato e dá a esta canção uma força ainda maior. Podia ser só um bocadinho mais simpático, mas isso agora não interessa nada!

10 pontos

Sânio Silva: Essa é uma das melhores baladas que já passaram pelo Eurovision. É uma composição belíssima, com um instrumental de muito bom gosto, interpretado por um cantor de muito talento e totalmente despretensioso. Seu visual simples e casual é um ponto muito positivo, que acaba acentuando o clima triste e emocionante da melodia. Forte candidato a vitória.

12 pontos

Total: 103 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

7 comentários:

  1. Uma balada para o topo 5. Como em 2004. Eu não gostaria nada que esta fizesse parte dos vencedores da história eurovisiva; não sou baladista. Acho que a Hungria é superior. O cantor anda de nariz empinado, é antipático. Não lhe faria nada mal um pouco de humildade e simpatia: isso também conta no contacto ou falta dele com o público (neste caso eu que o estou a ver e ouvir). Algo aqui me desagrada porque o "recebo" quase como esquizofrénico... bizarro.

    7 pts. Já é muito.

    R. Neiva

    ResponderEliminar
  2. Este baladeiro está muito ultrapassado e esta balada é das mais enjoativas que têm aparecido em todos os ESC´s a que assisti até hoje. Arrisca-se, e estou a dizer isto muito a sério, a ser o último classificado no conjunto das 2 semifinais. É, por assim dizer, um concorrente sem qualquer lampejo, sem um mínimo assomo de graça. Dou 0 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Uam verdadeira seca!!!

    ResponderEliminar
  4. Não sou muito de baladas, prefiro um estilo assim mais para o rock. Contudo, se uma balada me soar bem, não vou deixar de gostar por causa disso. Neste caso, não é sim nem sopas. Esta é uma música bem interpretada pela grande voz do Carl Espen. Mas, acho o tema um pouco monótono, sem um pico bem evidente, o que o torna capaz de adormecer quem o esteja a ouvir a altas horas da madrugada. Vai passar à final, sem dúvida e deverá chegar ao top 10.

    6 pontos

    ResponderEliminar
  5. O Carl não está ultrapassado e a sua balada não enjoa. Claro que a Noruega vai-se qualificar e ficar num bom TOP10, e porque não, TOP5. Só não vê quem não tem gosto musical nenhum.

    ResponderEliminar
  6. Não seja tão pessimista. Eu não acho que o ESC 2014 seja assim tau mau.

    ResponderEliminar
  7. Às vezes acontece olhar e não ver. Eu sou muito exigente comigo mesmo e, por isso, antes de submeter definitivamente os meus comentários edito e redito, leio e releio e quando me parece que corrigi tudo o que havia para corrigir eis que ao deparar com comentários meus enviados anteriormente reparo que afinal quando olho só vejo algumas vezes. Isto serve para dizer que no sítio da publicação devíamos ter a possibilidade de editar qualquer falha que nos tivesse escapado e ainda de apagar algum que nos deixou de agradar por esta ou aquela razão.

    ResponderEliminar