Olhares sobre o ESC2014: Montenegro

Intérprete(s): Sergej Ćetković
Canção: Moj Svijet



André Moreira: O início da música vai prender o espetador ao televisor. Os instrumentos bálticos trazem uma energia diferente de toda a que a precede na competição. Sergej canta com a sua voz suave e afinada e as pessoas lá ouvem, o pior é que quando acaba ... sabe a tão pouco! Aliás a música parece que foi cortada para respeitar os 3 minutos e aquele final passa completamente despercebido. Na minha opinião, e apesar do meu comentário não ser do mais positivo, creio que pela diferença e simplicidade e também porque a música tem qualidade na orquestração, Montenegro mereça passar à final pela primeira vez. Tenho dificuldades em acreditar que isso vá acontecer e temo que o país saia da competição de vez se não passar à final. 

6 pontos

Eurico Alves: Uma grande balada, muito bem produzida e interpretada mas acontece que está muito enraizada aos Balcãs e acaba por não se identificar com os outros países. Por mais que seja uma grande canção, não vai de encontro ao que eu acho que o ESC deveria ser: um festival de música comercial com o seu quê de especial e original.

6 pontos

Fabiana Silva: Obra de arte! A melhor balada balcânica que já passou pelo Eurovision (desbancando até as duas canções de Zeljko Joksimovic). Só vejo um defeito em "Moj svijet": o final é um pouco perdido, como se tivessem cortado um pedaço da música para adequá-la aos três minutos. Sergej é um excelente cantor e não é por acaso que as chances da primeira classificação de Montenegro são enormes. Creio que, pela falta da maioria dos outros países da ex-Yugoslávia na competição, a diáspora irá votar por seu concorrente mais forte, neste caso aquele que mais se assemelha ao estilo que os colocou no mapa eurovisivo.

12 pontos

João Diogo: Apesar do burburinho que surgiu logo após a divulgação desta música e de muitos eurofãs a gabarem, a mim não me enche completamente as medidas. Há partes em que me passa ao lado. O início é bom, mas até ao refrão perde o meu interesse. Espero que seja desta que Montenegro passe à final pois já o merecia o ano passado. A apresentação em palco pode ajudar bastante.

6 pontos

Nelson Costa: Uma balada elegante vinda dos Balcãs, que me apaixonou desde o primeiro instante. É certo que já ouvimos esta estrutura musical mais vezes, mas o que tem qualidade bem que pode voltar ao ESC ano após ano!  Parece que o Montenegro apresenta a receita que já deu certo na Sérvia e na Bósnia, os grandes ausentes deste ano, apostando forte pela primeira vez por um lugar na final.

12 pontos

Patrícia Gargaté: Montenegro envia uma canção bonita mas pouco marcante para o país que se trata. Gostava que passasse à final com a condição de trazer mais que o cantor no palco. Quero ver uma boa performance!

7 pontos

Paulo Morais: A típica baladona balcânica desta vez enviada por Montenegro, pena os seus vizinhos terem desistido desta edição do ESC, menos uns bons votos. Talvez seja desta que este país vai à Final... tudo vai depender da interpretação da canção no palco. O meu voto terá; é uma das minhas favoritas desta edição.

12 pontos

Pedro Sá: Gostei mais da primeira vez que ouvi...ouvindo outra vez isto não é assim nada de especial sequer.

4 pontos

Rogério Berrucho: Aqui sou suspeito, porque adoro baladas balcânicas cantadas na língua de origem. “Moj svijet” é um bom exemplo disso, embora não seja tão forte como outras que já passaram pela Eurovisão. Mesmo assim, gosto bastante e aposto que chega à final com facilidade.

10 pontos

Sânio Silva: Uma das melhores canções da edição, com um arranjo belíssimo, e fazendo honra às baladas balcânicas que tem sido cada vez mais raras no Eurovision – principalmente agora com a saída de países como Sérvia e Croácia. A música tem momentos encantadores, e evoca uma atmosfera nostálgica. É importante que seja apresentada com instrumentos musicais para reforçar seu caráter folclórico. Há grandes chances de vermos Montenegro pela primeira vez na final.

12 pontos

Total: 87 pontos


Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

11 comentários:

  1. Sou apreciador de baladas balcânicas sendo antibaladista em geral e isto não é nada paradoxal: reconheço qualidade nas baladas que vêm daqueles lados. Mas desta vez tenho um travão na mão (porque conheço outras produções superiores no panorama musical dessas regiões) e dou só:

    7 pts.

    R. Neiva

    ResponderEliminar
  2. também gosto muito das baladas dos balcãs, mas esta não é de todo das melhores

    ResponderEliminar
  3. Aquele inicio á Titanic...ahhh que maravilha! xD
    Fora de brincadeiras...ADORO e sim o final é um pouco ...enfim espero que mudem isso no ESC para as pessoas ñ ficarem a pensar que o som foi á vida por exemplo :P

    Espero que finalmente passem á final(pq o ano passado até mereciam)...pois para mim se há balada que merece a final é esta de certeza.

    ResponderEliminar
  4. Incesto, sexo infantil e outros temas afins são muito fortes para o meu âmago e eu desprezo-os completamente no mundo da música. Dou 0 pontos, passa-me ao lado, mas mesmo muito ao lado.
    Varrendo a porcaria, é possível fazer um ótimo top 5 nesta semifinal, tendo em conta que logo à partida excluo interesses políticos:
    1st - Russia
    2nd - Azerbaijan
    3rd -Belgium
    4th -Netherlands
    5th - Moldova
    No tema do Montenegro o melhor comentador para mim foi: Pedro Sá. Parabéns, portanto.

    ResponderEliminar
  5. André Moreira....instrumentos báltico!? Um bocadinho perdido em termos de geografia não!?

    Esta balada é bonita mas definitivamente não é épica como uma grande balada balcanica tem de ser.

    ResponderEliminar
  6. onde anda o incesto, o sexo infantil e temas afins nas letras da Eurovisão este ano?!?

    Explica, Dani Carv, explica.

    ResponderEliminar
  7. O Montenegro, muito caladinho no seu canto, ainda vai ser a grande surpresa deste ano. Oxalá eles metam umas palavras em inglês pelo meio, e não cantem só em jugoslávio.

    ResponderEliminar
  8. DANI CARV, explique lá o seu comentário.

    ResponderEliminar
  9. Explicações só dou aos meus credores quando não lhes pago a tempo. Eu é que fico curioso de saber o que é que depreendem do vídeo que vos é apresentado.

    ResponderEliminar
  10. Música agradável, típica dos balcãs, mas que peca pelo final repentino, o que pode retirar pontos junto do público e dos jurados. Se fosse a Sérvia, teria lugar grantido na final, mas como se trata de Montenegro, o seu apuramento será uma incógnita, o que pode dar esperanças a Portugal.

    7 pontos

    ResponderEliminar
  11. A língua "jugoslávia" não existe; chama-se "serbo-croata", ou só croata ou só sérvio, dependendo aqui fundamentalmente dos caracteres utilizados (latinos ou cirílicos).

    SERBO-CROATA !

    lol

    ResponderEliminar