Olhares sobre o ESC2014: Lituânia

Intérprete(s): Vilija Mataciunaite
Canção: Attention






André Moreira: Vilija tem uma música com um instrumental que me agrada imenso. Devo dizer que não é um tema muito fácil de gostar, mas quando se gosta é um verdadeiro vício. Joga a favor o carisma da intérprete de Attention... joga contra o facto de atuar depois de Conchita Wurst. As pessoas estarão ainda a comentar umas com as outras o que acabaram de assistir! A letra não é realmente nada de especial. A meu ver irá disputar com a Geórgia e com a Macedónia a passagem à final. 

7 pontos

Eurico Alves: A Lituânia aposta numa canção moderna mas com uma certa contemporaneidade que não se torna percetível a todos e que chega até a ser, principalmente à primeira audição, esquisita aos nossos ouvidos. Isso é algo que joga muito contra este país que não me parece que passe à final, no entanto tudo está em aberto. Passou em 2012 e a canção nem chegava aos calcanhares desta.

3 pontos

Fabiana Silva: Em trocadilhos bem infames, a última coisa que "Attention" faz é chamar a atenção dos espectadores e, por esse motivo, ela vai down down down na classificação. Algo nesta canção não me cai muito bem: o início é grave demais, o que tira todo o brilho da voz de Vilija; a melodia não é memorável, com exceção da ponte antes de cada refrão (down da-ra-down down). Nem a versão final funcionou e, por estar em uma semifinal com várias canções similares (com batidas eletrônicas), ela se perde nesse meio. Ainda acho que a melhor versão era a de Vaidas, e não a da própria autora do tema.

3 pontos

João Diogo: O refrão até fica na cabeça mas o resto da música é muito fraca. De entre as músicas que têm toques eletrónicos este ano, esta é das mais fracas. Acho que ficará esquecida no momento da votação e muito dificilmente seguirá em frente.

3 pontos

Nelson Costa: Uma canção que chama a atenção desde o primeiro acorde. Vilija tem uma voz e um soul fantásticos que se encaixam na perfeição neste tema, que poderá ir longe neste festival. Contudo, no último minuto, a canção perde alguma força, tornando-se repetitiva. Nota final para a mensagem do tema, oportuna e atual.
6 pontos

Patrícia Gargaté: Espero que esta canção melhore muito a sua performance em palco. Até lhe vejo algum potencial mas tem muito que surpreender até conseguir um bom resultado.
7 pontos

Paulo Morais: A Lituánia organizou a final mais longa deste ano e depois de muitas galas escolheram esta aposta, que dizer?? Demasiado aparato para quase nada, é uma música banalíssima, que ouço e nada me diz, aliás até me aborrece, demasiado flat para cativar o público em 3 minutos, por mim regressava a casa já no dia 8, os meus pontos vão pela cantora e pela tentativa…

3 pontos

Pedro Sá: Objectivamente mau. Objectivamente muito mau.

0 pontos

Rogério Berrucho: Eu queria gostar desta canção porque Vilija Matačiūnaitė merece, mas a verdade é que, se “Amazing “ da Estónia é uma “Euphoria” de marca branca, ”Attention” é uma “Euphoria” versão Loja dos Chineses. Uma canção pop dance nem sempre é boa, há quem ache que sim, mas não, e esta torna-se aborrecida, entediante e nem a boa voz de Vilija compensa isso. Tenho pena…

2 pontos

Sânio Silva: Um pop forte e de impacto, com uma melodia agressiva, e uma letra sexy. É uma proposta bem ousada, mas sua qualidade é inquestionável. Vilija fez apresentações ótimas durante os shows da seletiva lituana, e com certeza fará algo excelente no Eurovision. Ela é uma cantora carismática, com uma canção de muita qualidade e um show impressionante, e mesmo não sendo uma grande favorita, tem tudo para surpreender em Copenhagen.

10 pontos

Total: 44 pontos

5 comentários:

  1. É claro que vai chamar a atenção: a começar pela repetição do título, que é o que nos fica na memória. Esta canção tem muito interesse. E pode ser perfeitamente escutada numa discoteca. Já lá ouvi piores às dezenas na minha vida.

    7 pts.

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  2. Esta canção da Lituânia é daquelas em que eu faço algum esforço para conseguir ouvi-la até ao fim. Se alguém pedisse bis, eu esgueirava-me e ia direitinho para a porta exit. Não basta ter uma cara bonita, saber usar a voz, ser acompanhada por um bailarino skinhead com presença e acrobático. A letra até pode ser trivial, mas a música, essa é que tem de soar bem aos meus ouvidos para eu ter uma impressão positiva. Não me incomoda que vá à final até porque não vejo outra que lhe possa fazer sombra no último lugar de acesso mas não consigo atribuir-lhe mais do que 3 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Nem sei por onde deva começar...Primeiro, o formato da final nacional da Lituânia este ano foi completamente absurdo. Quanto à música é, para mim, a pior deste ano. De facto a cantora de carisma, mas tudo o resto é muito mau para este concurso. Não merece de todo passar à final!!!

    1 ponto

    ResponderEliminar
  4. esta canção vai ficar em último lugar na semifinal e isso é totalmente merecido, porque para além de fraquíssima, a intérprete tem uma das vozes mais irritantes e desinteressantes que já passaram pelo ESC. Assim que berra o seu primeiro "Attention" os meus ouvidos começam a sangrar e tenho de passar à música seguinte.

    ResponderEliminar
  5. Quem me dera a mim que Portugal levasse uma musica assim!

    ResponderEliminar