Olhares sobre o ESC2014: Letónia

Intérprete(s): Aarzmnieki
Canção: Cake To Bake



André Moreira: A proposta da Letónia não ficará indiferente a ninguém, ou porque se deteste, ou porque se ache ridículo ou então porque até se perceba a energia da música - "Cake To Bake" é ousado, divertido, arriscado e roubará pontos aos países em disputa de lugares na final, não sendo porém um dos que esteja nesse patamar. Apenas com uma grande surpresa a Letónia escapará do 14º/15º lugar. 

3 pontos

Eurico Alves: Boa canção dentro do seu género, mas inadequadíssima ao ESC. Perfeitamente esquecível, sem capacidade para surpreender e para se destacar. Ficará certamente pela semi-final. Portugal agradece!

1 ponto

Fabiana Silva: A letra de "Cake to bake" é uma aula de história e geografia, mas, infelizmente, os fãs do Eurovision não estão interessados nesse tipo de conhecimento - não durante seu festival favorito. A canção em si é muito divertida e o "cep cep cep kuku" gruda como chiclete. Durante o Dziesma, a peformance do Aarzemnieki foi um pouco fraca, portanto a principal referência que temos deixa a desejar; em outros vídeos, percebemos vocais mais seguros e mais descontração por parte dos membros do grupo. Ainda assim, podemos considerá-los carta fora do baralho.

5 pontos

João Diogo: O instrumental desta música não é mau e até é algo que pode captar à primeira audição, é catchy. No entanto, a letra deita tudo a perder. Pode não ser o cliché do costume sobre o amor e etc. mas este tema para a letra de uma música é, no mínimo, bizarro. A tarefa letã não vai ser piece of cake visto que devem ficar-se pela semifinal.

2 pontos

Nelson Costa: Este é um tema simples mas catchy, com uma letra divertida. Gosto. A simplicidade do tema fá-lo ser especial, pelo menos aos meus ouvidos.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Não está perto de ser a melhor canção do festival mas ao contrário do que se vê por aí não posso dizer que seja abominável. É sim uma canção (talvez demasiado) medíocre, pode ter uma boa performance, mas requer alguma imaginação de forma a tornar a atuação apelativa. Uma passagem à final seria uma grande surpresa para mim.

5 pontos

Paulo Morais: Uma canção diferente, mas que rapidamente se identifica como báltica, adoram este género de músicas. O grupo é engraçado e o refrão entra no ouvido, mas é só mesmo isso. Para mim é mesmo uma das mais fracas do ano e a Final será uma miragem, next year please!

3 pontos

Pedro Sá: Por favor. Isto é absolutamente ABÉLICO. Não via nada tão patético no ESC ao tempo.

1 ponto

Rogério Berrucho: Quando “Cake the bake”, dos Aarzemnieki, foi escolhida, lembro-me de pensar: “Estes letãos estão doidos!”; mas a verdade é que depois de ouvir esta canção várias vezes comecei a gostar, e muito. Despretensiosa,  divertida e animada, é como a Coca-Cola “primeiro estranha-se, depois entranha-se”. Aposto que chegará à final sem dificuldades.

8 pontos

Sânio Silva: Não é uma canção para competir, e o fato de ter vencido a seletiva se deve a falta de critério dos jurados, e a parcela do público que queria prejudicar outros artistas. É uma composição extremamente simples, com um arranjo acústico mediano, mas com um vocal totalmente amador. Não há nada de profissional nessa candidatura, e seria triste que se classificasse ao invés de qualquer outro país da primeira semi-final. 

1 ponto

Total: 39 pontos

 Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

11 comentários:

  1. Pode surpreender pela simplicidade, mas o facto desta semi ser tão forte é uma desvantagem...Se estivesse na 2 semi não tinha duvidas que passaria facilmente à final.

    ResponderEliminar
  2. Já nos comentários sobre a Arménia vi... agora aqui confirmo: o Nelson e o Rogério são os únicos que comentam o que sentem e não se deixam levar pelas casas das apostas nem os tops da internet.

    Sinceramente, e ainda há quem veio do facebook prá ki comentar...

    ResponderEliminar
  3. Ao contrário da canção da Arménia esta não é de modo nenhum pretensiosa. Mas também não é preciso exagerar nessa falta de pretensão: 4 pts. Não me parece que passe.

    Rui Neiva.

    ResponderEliminar
  4. Não gosto da música e acho absolutamente ridículo, a roçar o mau gosto dos nossos "homens de luta"... Mas uma coisa é certa, por muito que eu não goste tenho que admitir que fica no ouvido...

    ResponderEliminar
  5. Adoro. Simples e divertida. 12 pontos

    ResponderEliminar
  6. Eu só quero dizer o seguinte: a pontuação que Fabiana Silva deu à cantiga da Letónia não corresponde nem de perto nem de longe às considerações que ela fez sobre a mesma, seria mais adequado um rotundo zero, que eu só não lhe atribuo porque acho que todos os concorrentes devem ser premiados pelo menos com 1 ponto pelo seu trabalho e pelo entusiasmo que sempre transportam consigo ao participarem neste grandioso evento.

    ResponderEliminar
  7. Tenho de admitir que esta música tem crescido em mim, no entanto continuo a considerá-la umas das piores do ano. Mesmo com um refrão que nos fica na cabeça, sendo a Letónia e estando na semi-final em que está, não tenho dúvidas que esta música não passará à final, e ficará mesmo nos últimos lugares da semi-final. 1 ponto

    ResponderEliminar
  8. @ Helder Antonio "acho absolutamente ridículo, a roçar o mau gosto dos nossos "homens de luta""

    tás mas é maluco, nada tem a bota com a perdigota,ó homem!

    ResponderEliminar
  9. Posso ter opinião diferente, mas não estou maluco, quando digo a roçar o mau gosto dos nossos homens de luta, não quero dizer que sejam do mesmo estilo, mas que na "minha" opinião são tão ridículos ou de mau gosto como eles... Cada um no seu estilo... Ou seja ali: "Não bate a bota com a perdigota"... Fiz me entender??

    ResponderEliminar
  10. ah Hélder, ok desculpa. Estava a comer um biscoito de baunilha (bem saboroso) e não interpretei bem o teu comentário. Desculpa. Percebi agora.

    Anónimo das 11:49

    ResponderEliminar
  11. Aiiii Letónia ano após ano a fazer asneiras para ficar no bottom da semifinal...incrível como eles até têm musicas decentes sempre lá na final nacional e mandam sempre o "lixo"...vá a musica mais fraquinha para ñ ser mázinha!

    ResponderEliminar