Olhares sobre o ESC2014: Itália

Intérprete(s): Emma Marrone
Canção: La Mia Città


André Moreira:
Admito que esperava algo mais agradável vindo da Itália. "La Mia Città" é um pop-rock bem cantado e pouco mais que isso. Emma Marrone tem uma voz muito bem colocada. Admiro desde há imenso tempo o trabalho da mesma. Não creio que "La Mia Città" seja das melhores produções da mesma. Depois de "L'essenziale" que é talvez das minhas músicas preferidas de sempre era difícil manter o nível tão alto, apesar de que Emma Marrone poderia tê-lo feito. Acredito que esta música não ficará bem classificada e duvido de um TOP 15, mas a eurovisão surpreende imenso! 

4 pontos ​
  
Eurico Alves: ‘Qualidade’ é a palavra de excelência para descrever a Itália. Embora o tema seja demasiado ‘arrocalhado’, não deixa de merecer todo uma boa classificação na final do ESC, embora não o mereça ganhar.

7 pontos

Fabiana Silva: Depois de ver Arisa ganhando o Sanremo com a incrível "Controvento", tenho quase certeza de que a Itália errou em sua escolha para 2014. O festival da RAI tinha, pelo menos, umas 5 ou 6 músicas melhores e mais competitivas que "La mia città" e, ainda que Emma tenha uma mega fã-clube em seu país, ela pode trazer o pior resultado italiano desde a volta em 2011. Suas habilidades vocais são questionáveis e isso ficou claro durante sua performance na final nacional alemã; sua força e energia no palco não são suficientes para acumular votos. Ano que vem, voltaremos às intermináveis noites de Sanremo, aguardando o anúncio do representante!

6 pontos

João Diogo: Quando a Itália selecionou a Emma Marrone, as minhas expectativas ficaram logo altíssimas por conhecer e gostar do trabalho dela. Talvez por causa disso, tenha ficado um pouco desiludido quando ouvi esta música. A Emma tem músicas muito melhores no seu reportório. No entanto, não deixa de ser uma boa música e que trará mais um bom lugar para Itália. Tem tudo para uma performance que arrase Copenhaga.

10 pontos

Nelson Costa: Uma canção moderna, urbana, pop com um ritmo excitante, muito ao estilo dos Garbage, uma banda que sempre esteve no top da minha track list. A voz de Emma, nas versões estúdio que circulam pela net, é surpreendente mas, o pouco que temos ouvido com voz em direto, deixa-me um pouco inquieto com o que pode vir a acontecer no palco da Eurovisão. A minha pontuação é dada, por isso, à confiança.

12 pontos

Patrícia Gargaté: Ora aqui está a amada de muitos. Não é que não goste desta canção mas é outra das que não me lembro frequentemente. Não a considero sequer uma potencial vencedora e se o for ficarei mesmo muito desiludida.

8 pontos

Paulo Morais: Gosto desta proposta italiana, uma canção que me leva desde o seu início, sinto como se estivesse num carrocel, numa viagem louca, mas com boa onda. A Emma tem carisma e uma voz que me agrada no italiano, aguardo por uma apresentação diferente, bem apostada esta escolha interna…

12 pontos

Pedro Sá: Como tem sido costume desde o regresso, excelente.

12 pontos

Rogério Berrucho: Ora bolas, a Itália leva um mau tema; pelo menos para mim. Não é comum… É um pop rock bem construído, melódico, mas que não encaixa bem com o idioma italiano, nem no meu ouvido. É inegável que Emma é uma excelente intérprete e uma boa atuação pode ‘salvar a honra do convento’.

6 pontos

Sânio Silva: Atualmente, Emma é uma das grandes promessas da música italiana. Eles tem investido em grandes nomes do mercado musical interno, mas mais uma vez erraram na escolha da canção. “La mia città” é um rock cheio de energia, bombástico desde o primeiro segundo, mas que é ainda bem comum em comparação a outras canções do gênero e da própria Emma. Ao vivo, a música fica mais interessante, mas ainda não é suficiente para levar o Eurovision para Roma.

7 pontos

Total: 84 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

3 comentários:

  1. Concordo que a Emma tem temas muito melhores que este, por exemplo o vencedor do Sanremo de 2012 "non è l'inferno"... Mas daí a dizer que ela tem dotes vocais questionáveis e que não tem força e energia em palco é o cúmulo da falta de pesquisa ou informação... As dezenas ou centenas de concertos não podem nunca ser reduzidos a uma actuação menos boa na Alemanha... Se gastar dinheiro a votar em alguma música será mesmo nesta... Se bem que também ficaria contente com uma vitória da Noruega... A ver vamos...

    ResponderEliminar
  2. Na final alemã é que eu vi o quanto lhe era difícil assumir esta canção que ao princípio me pareceu escolha desastrosa, depois canção audível, logo a seguir de execução perigosa em palco para a voz da cantora, e agora me parece definitivamente de deixar de lado:

    5 pts.

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  3. A proposta italiana está bastante sobrevalorizada, assim como a cantora que ainda não me convenceu de que sabe cantar esta música. Mas claro que Portugal a vai pontuar altíssimo, não porque a música mereça, mas porque é enviada por Itália.

    ResponderEliminar