Olhares sobre o ESC2014: Irlanda

Intérprete(s): Can-Linn feat. Kasey Smith
Canção: Heartbeat

André Moreira: A proposta da Irlanda é a que menos gosto este ano. "Heartbeat" faz o meu coração parar de tão banal. Can-Linn tem uma voz agradável, mas não faz nada de extraordinário com ela que me faça dizer: "Uau isto é bom"! Estou realmente desiludido com a proposta. Não sei até que ponto esta música poderá passar à final (não acredito muito nessa mesma passagem). Não gostei do estilo Céltico e não me parece que vai marcar pela diferença. 


1 ponto

Eurico Alves: A Irlanda aposta muito bem este ano, mas sei que a canção não será bem recebida como devia. Bem interpretada, comercial e moderna… É tudo o que se quer no ESC e é o que o faz andar para a frente. É uma grande aposta ainda que perca força quando é cantada ao vivo. Sendo uma das minhas favoritas este ano, não é suficientemente boa como a Ucrânia, por isso:

10 pontos

Fabiana Silva: A Irlanda concorre diretamente com a Eslovênia pela vaga de pop-eletrônico com elementos étnicos e sua recepção foi melhor entre os fãs do que a de "Round and round". Particularmente, "Heartbeat" só tenta ser étnica e ela tem mais a influência dos compositores suecos do que dos instrumentos irlandeses. Ao contrário do que se esperava, a parte vocal foi muito boa durante a final nacional e aí já é meio caminho andado; deveremos ter dançarinos tradicionais no palco, o que chama ainda mais a atenção do público. O que falta mesmo é uma música mais criativa!

5 pontos

João Diogo: Apesar de na final nacional não me ter convencido muito, esta música tem subido cada vez mais no meu gosto. Não é nenhuma bomba mas poderia passar facilmente nas rádios de todo o mundo. Espero que dispensem a river dance da final nacional. Melhor proposta irlandesa em anos!

7 pontos

Nelson Costa: Aqui está uma canção que gosto de ouvir no Festival Eurovisão: moderna, urbana, mas com elementos tradicionais. Gosto do tema desde o primeiro segundo! Mantém-se fiel às suas origens “Irish”, mas sem entrar em clichés. Por outro lado, a emoção das vozes passa para o ouvinte. Pelo menos, em mim entrou cá dentro!

10 pontos

Patrícia Gargaté: Falta tanto nesta música. A primeira vez que a ouvir fiquei a espera do momento “wow” mas só ouvi uhhuhhuhh’s desnecessários. Bastante comercial e quem sabe até não possa surpreender, mas por agora ainda não.
6 pontos
Paulo Morais: É uma canção que ouço e agrada-me, gosto da introdução das sonoridades irish. Com uma boa performance chegará à Final. É uma aposta razoável por parte deste país que detém o record do primeiro lugar no ESC, mas ainda não será desta que vai levar mais um troféu para casa.

7 pontos

Pedro Sá: Eu sou suspeito porque um dos compositores é o Jonas Gladnikoff…mas acho que ele já fez melhor que isto, muito honestamente…esta é a típica canção que me passa totalmente ao lado.

2 pontos

Rogério Berrucho: O país com mais vitórias no ESC aposta em “Heartbeat“, uma canção pop bastante internacional e fora do ambiente baladeiro tradicional deste país, o mesmo estilo que normalmente lhe deu bons resultados. Can-Linn é segura, tem boa voz, mas tudo o que esta música tem de bom pode ser perdido por ser tão igual a tanta coisa, por estar entalada entre a Grécia e Israel. Se a atuação não levar uma volta, não me parece que se safe muito bem…

6 pontos

Sânio Silva: É uma canção pop de péssima qualidade que apenas se destaca pelos elementos étnicos. A cantora tem uma voz comum, e não consegue dar vida a canção que já não tinha nenhum potencial. A apresentação no Eurosong foi de péssimo gosto, e acho difícil que melhore muito para o Eurovision. A parte pop do arranjo deixa muito a desejar, e a faz a música parecer alguma concorrente de uma seletiva nacional de 2006 ou 2007.

3 pontos

                                                            Total: 57 pontos
 
Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

4 comentários:

  1. Não era a canção que eu desejava que ganhasse, mas depois de a ouvir neste vídeo comecei a gostar dela e assim continuo. Se o desempenho da Linn não se afastar muito do que oiço aqui é mais que provável venha a ter um lugar na final. Vou fazer força para que isso aconteça. Está em 4º lugar no meu top e na edição anterior quem estava neste posto na minha lista dos 10 + acabou em 3º na final, mas as coisas dificilmente se repetem.

    ResponderEliminar
  2. A potência máxima da Eurovisão, o bicho papão de vitórias... desta vez fez-se pequenino. Traz uma cançoneta banal "passe-partout" que parece que se ouviu tantas vezes em 30 anos de rádio-escuta... Afinal de contas também há más finais nacionais irlandesas. A canção não é feia, mas depois do "cheesecake" da Bielorrússia digamos que esta é insossa. E até parece uma canção maltesa de há alguns anos.

    4 pts.

    R. Neiva

    ResponderEliminar
  3. Aqui está uma das minhas favoritas! Gosto de praticamente tudo neste tema, desde os acordes celtas no refrão à voz da cantora. Contudo, a letra deixa um pouco a desejar, o que faz com que a música pare em alguns momentos. Para mim vai à final e gostava que entrasse no top 10.

    10 pontos

    ResponderEliminar
  4. A Irlanda volta a estar na corrida. 10 pontos.

    Mesmo que a canção não fosse boa, merece alta pontuação pela peixeirada que se passou em direto durante a sua final nacional. Portugal devia aprender com os Irlandeses e partir para a peixeirada quando isso fosse necessário.

    Pedro Sá: porque és suspeito? BBF do Jonas?

    ResponderEliminar