Olhares sobre o ESC2014: Holanda

Intérprete(s): The Common Linnets
Canção: Calm After The Storm


André Moreira:
 Estou surpreendido como esta música me é agora tão agradável ao ouvir. Este dueto é uma verdadeira surpresa, os holandeses estão orgulhosos e têm motivos para tal. A composição da música é incrível e aquela que poderia ser considerada monotonia, torna-se algo etéreo após algumas audições. Não é aquele tipo de música que cativa à primeira audição e irá perder imensos votos derivados disso, porém, tem uma qualidade inquestionável. Lembro-me do dia em que disse que esta música não me dizia nada e sei o que digo dela agora. A sonoridade é tão delicada e ao mesmo tempo quente e envolvente que acho merecedora de passar à final e de obter um bom resultado. 

8 pontos 

Eurico Alves: Esta é uma canção muito delicada, bem interpretada mas sem nada de chamativo. Talvez a simplicidade possa ser o mesmo o trunfo… No ano passado resultou mas esta aposta não chega aos calcanhares de “Birds”. É uma boa canção mas não para o ESC... é demasiado banal...

2 pontos

Fabiana Silva: Apesar de ser uma das melhores músicas do ano, não é uma música para o Eurovision. Ao vivo, ela foi muito bem interpretada, mas é parada demais, o que não funciona em um festival no qual se tem 3 minutos para encantar o público. Há boas chances da Holanda ficar fora da final, principalmente pelo fato de faltar um ponto alto para "Calm after the storm", falta o clímax da composição. Eles também são um país que recebe poucos pontos e, como disse em outras análises, a quantidade de favoritos se apresentando na mesma noite faz com que as chances de classificação sejam ainda menores.

10 pontos

João Diogo: A primeira coisa que me apraz dizer é: que enorme retrocesso em relação ao ano passado. Depois da fantástica Anouk, os holandeses apostam numa música bastante calma, com uns toques country mas que me passa completamente ao lado. Há músicas, este ano, que são melhores dentro deste género.

3 pontos

Nelson Costa: Mais uma vez a Holanda a primar pela qualidade no palco da Eurovisão. Uma balada pop, com sons country, que me agrada bastante. Boa prestação vocal dos intérpretes, bastante harmoniosa, tal como o tema. Na minha playlist, sem dúvida! Gostaria de ver a Eurovisão a virar o disco para sons mais clássicos, embora acho dificil que isso venha a acontecer.

12 pontos

Patrícia Gargaté: Esta música tem tão pouco sal! Perdoem-me os fãs mas não consigo ouvir esta música mais do que uma vez sem me sentir aborrecida. Por mim não passava à final, mas não descarto essa possibilidade.

5 pontos

Paulo Morais: Esta canção reflete bem o seu título, transmite-me uma calma fantástica. É uma canção muito bem feita com vozes excelentes. Esta aposta da Holanda é uma aposta de qualidade, não sei se com ela conseguirá chegar à Final, mas merecia.

8 pontos

Pedro Sá: Obviamente viria a seguir a algo mais mexido...e eu estava a contar com algo bem mais interessante daqui. No final isto aparece-me como muito fraquinho. 

4 pontos

Rogério Berrucho: “Calm After the Storm”, interpretado pelo grupo The Common Linnets é cá uma chatice daquelas que me faz saltar a música sempre que a oiço. Não é que seja má, mas apresenta-la depois da espantosa Anouk em 2013, faz comichão no céu da boca. Não me parece que cheguem à final…

3 pontos

Sânio Silva: É uma proposta honesta e despretensiosa. Trata-se de uma linda canção country, seguindo os padrões clássico desse estilo, ao invés de combinar com tendências mais atuais. A melodia é misteriosa, e tem um certo clima nostálgico, e a letra fará muitos se identificarem com o tema. Ambos são artistas com muita experiência ótimos vocalistas, e com uma boa apresentação de palco essa canção pode ir muito longe.

10 pontos

Total: 65 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

3 comentários:

  1. Sou anti-country music (estilo americano), não sou baladista, reconheço que há uma boa tonalidade nesta composição mas aborreço-me a ouvi-la. Este ritmo não corresponde ao meu batimento cardíaco. Quer passe, quer não e eu desejo que não porque há já muitos a disputar o lugar de Portugal na Final, dou-lhe...

    2 pts.

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  2. Esta música soa-me tão bem, tão suave, tão tranquila, sem desafinanços, dá tranquilidade ao meu espírito, é mesmo linda. Dou 12 pontos.

    ResponderEliminar
  3. Ora aqui está uma canção com Qualidade! Não lhe consigo encontrar pontos fracos nem defeitos. Acabei de a ouvir agora pela primeira vez e estou rendido...pena que num Festival como o ESC as hipóteses de sucesso sejam poucas, espero enganar-me. Poderá ser salva pelo júri e depende da sua apresentação em palco.
    Como disse o André Moreira é uma canção quente e envolvente e para mim vale muito mais que 12 pontos...
    É uma canção boa demais para muito espectador do ESC...e muito fã também

    ResponderEliminar