Olhares sobre o ESC2014: Grécia

Intérprete(s): Freaky Fortune feat. Risky Kidd
Canção: Rise Up




André Moreira: Para comentar esta música vou-me basear na minha primeira audição. O instrumental inicial a lembrar-me uma marcha de tropas coreanas, depois aquele rap estranho até que... WAIT!!! Isto é dance? Não me esqueço que me arrepiei pela criatividade nesta música e pela força na parte dance! Que pena quando ouço pela segunda vez e já não tem o mesmo impacto... Imagino a Grécia a vencer a semi-final, porém na final a desiludir (exatamente porque imagino mais pessoas a terem esta sensação, com a repetição da atuação). As vozes também não são muito seguras ao vivo! Resta saber de que forma os gregos vão aproveitar o momento em Copenhaga. Vão trazer com certeza muito boa disposição. 

8 pontos 

Eurico Alves: A Grécia não deixa de apostar forte no ESC. Desta feita é com uma canção atual, jovial, chamativa e bastante carismática. É uma das que pode proporcionar um grande show no palco de Copenhaga, mesmo não sendo uma obra de arte musical. Os mais conservadores podem achar mau, mas os tempos mudam e isto é do mais fresco que temos.

8 pontos

Fabiana Silva: A Grécia deixou de ser Grécia e agora virou uma cópia da Suécia (Swedish House Mafia). É a música mais repetitiva da competição e, fora de uma pista de dança (depois de uns drinks), ela é irritante. Sobra o rap da introdução e a melodia não vai a lugar nenhum. Pelo menos os dois rapazes sabem cantar, mas posso ver para eles um destino similar ao de "DJ take me away", ou seja, há chances deles não se classificarem. Os fãs podem ter gostado de "Rise up", mas será que eles não vão se cansar da monotonia dessa canção? Será que eles não vão preferir a Macedônia, a Irlanda ou a Romênia, que também vão na onda eletrônica?

1 ponto

João Diogo: Se se queixam que a proposta portuguesa é “pimba”... o que dizer dos gregos? Isto grita foleiro por todos os cantos. Utilizaram uma forma fácil, repetem rise up até à exaustão, tem um rap muito fraquinho. Reconheço que até tem energia mas não passa disso. Devem seguir em frente mas espero que tenham um destino igual ao de 2012.

3 pontos

Nelson Costa: “Rise Up” é moderna, uptempo e contemporânea. A Grécia continua a surpreender! Genericamente fala de revolução, de um modo pop, enquanto os sons tradicionais também não faltam.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Uma das mais catchy do ano, tem tudo para resultar. A Grécia aposta sempre certo e este ano mostrou que vem com tudo. Temos novo hit de verão?

10 pontos

Paulo Morais: Dance grego ao ataque no ESC, nada que já não se estivesse à espera, ouvidas as outras propostas para representar o país. Rise Up está muito bem no concurso, esta edição precisa de canções que mexam a plateia e aqueçam ainda mais as noites no Euroclub. A Final é garantida e uma boa classificação espera uma vez mais os gregos…

8 pontos

Pedro Sá: Infelizmente não teremos a Krystallía com a que seria sem qualquer dúvida a minha favorita do ano. Bem mas eu gosto disto de qualquer forma…

7 pontos

Rogério Berrucho: Hip-hop na Eurovisão normalmente não funciona e “Rise Up” tem algo deste género, mas é também pop dance e até tem tudo para ser um êxito nas pistas de dança no próximo verão. Uma boa performance pode dar a esta canção uma força ainda maior e tem outro fator a ajudar, é a Grécia…

8 pontos

Sânio Silva: A Grécia tem apostado em coisas bem diferentes nos últimos anos, deixando de lado aos poucos os tradicionais pops étnicos. “Rise up” é uma pop dance muito moderno, com um arranjo que lembra os sucessos romenos da atualidade, mas com o espirito bem grego. É interpretado por jovens muito carismáticos, e deve render um ótimo show. A canção em si não é uma grande composição, chega a ser um pouco repetitiva, mas é sem dúvidas um forte candidato e agradará muito os fãs do gênero.

8 pontos

Total: 71 pontos

3 comentários:

  1. Esta é das melhores músicas do ano em termos de energia e em termos de passar para os espectadores que o ESC acompanha a evolução da música e não sai do mais do mesmo. Percebo quem não goste da música mas argumentos como "a Grécia deixou de ser Grécia não me convencem".

    ResponderEliminar
  2. Ora, seja de pista seja de bar, não eurovisiva ou eurovisiva, passe ou não passe à final, para mim a dualidade aqui compõe-se de 2 algarismos:

    10 pts.

    Força aí galera apoiando a Suzy!

    R. Neiva

    ResponderEliminar
  3. Já gostei mais, por isso só dou 6 pontos pela criatividade e um lugar merecido na final. Merecem, até porque é uma rapaziada simpática, digo eu.

    ResponderEliminar