Olhares sobre o ESC2014: Estónia

Intérprete(s): Tanja
Canção: Amazing



André Moreira:
Não esperava pela vitória da Tanja na Estónia. A primeira sensação que tive foi que se tratava de uma wannabe de Loreen, porém, com o avançar do tempo, a música começou a conquistar-me. A sonoridade é realmente catchy, a atuação impactante e nota-se que a cantora sente-se muito confortável na interpretação do tema. Penso que passará da semi-final e poderá ser uma das surpresas na final. 

7 pontos 

Eurico Alves: Muito se fala de esta ser uma cópia da canção vencedora do ESC2012. Não é totalmente descabida a comparação mas apenas existe porque são ambos temas marcantes. No entanto, nenhum deles me fascina e não vejo um grande futuro em Copenhaga quanto à canção que representará a Estónia. Irá à final mas não se destacará (pelo menos assim o espero).

5 pontos

Fabiana Silva: Amazing é o que a maioria dos eurofãs gosta: electropop para se jogar na pista de dança. Não é meu tipo de música preferido, mas vejo alguns pontos fortes na proposta de Tanja. O maior deles é a coreografia, que, com certeza, chama a atenção por seus passos complicados e por seus levantamentos. Também é louvável o fato da cantora conseguir manter a afinação enquanto dança, principalmente nas notas longas e agudas. Quanto à música em si, já vimos muitas iguais (a semelhança com "Euphoria" é visível) e talvez elas estejam perdendo a força na competição.

6 pontos

João Diogo: Gosto bastante deste tema! Apesar de ser um pouco vazia de conteúdo, é boa dentro do género. A prestação vocal da Tanja vai deixar todos boquiabertos e espero que leve até ao palco do ESC a coreografia que fez na final nacional (ou até uma mais arrojada). A letra é um bocado sofrível (“I want you to be amazing lie”, isto não faz sentido).

10 pontos

Nelson Costa: Este tema “Amazing” é mesmo amazing aos meus ouvidos. Mas foi preciso ouvi-lo algumas vezes para gostar cada vez mais… Falta, contudo, um instrumental com mais power para o tornar mais marcante.

10 pontos

Patrícia Gargaté: Todos os anos existem canções “onde é que eu já ouvi isto antes” e este ano não é exceção. A aposta nesse género surge por parte da Estónia. Apesar de não pertencer ao meu lote de canções favoritas, pode muito bem ter uma passagem à final, uma vez que é um género que agrada a grande parte do público do ESC. Por mim ficava pela semifinal.

7 pontos

Paulo Morais: A Tanja deveria ter concorrido em 2012 e fazer frente à Loreen! Agora tudo soa assim um pouco a dejá vu. Apesar das inspirações na Euphoria, gosto desta canção. Bailar e cantar parece não ser difícil para a cantora... espero sinceramente que tudo o que mostrar em Copenhaga seja suficiente para saltar para a Final.

12 pontos


Pedro Sá: Ah disto eu gosto. Pop. Dance. Moderno.

12 pontos


Rogério Berrucho: "Amazing" faz-me lembrar outras músicas; aliás quando a ouvi a primeira vez pensei: “Onde é que eu já ouvi isto?”. É uma mistura de temas e termos vitoriosos na Eurovisão, e eu gosto, embora tenha a sensação que se trata de uma “Euphoria” de ‘marca branca’ e que Tanja é um sucedâneo de Loreen. Mesmo assim, dará com certeza um grande espetáculo e, com a ajuda dos vizinhos passará à final e arrisca-se a um lugar no pódio…
 
10 pontos

Sânio Silva: Ao contrário do que muitos dizem, não vejo essa apresentação como uma cópia do que foi feito por Loreen em 2012. Vejo Tanja com uma atuação bem teatral, uma coreografia bem elaborada com passos que refletem bem a mensagem da canção. Ao meu ver, Loreen não dançou ao interpretar “Euphoria”, foram apenas movimentos que lembravam mais uma luta do que uma dança, a proposta dos estonianos é muito mais profissional nesse aspecto. A canção em si é uma típica música pop/dance, que pode ser ouvida facilmente no rádio, e mesmo pecando na originalidade é bem envolvente.

8 pontos

Total: 87 pontos

Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

3 comentários:

  1. Nem mais,Sânio Silva disse exactamente o que eu penso, por isso não vou acrescentar mais nada. Seria realmente uma grande surpresa para mim se não a visse na final.

    ResponderEliminar
  2. A coreografia é a força desta música que vai ter o apoio dos eurofans e vai ser canção obrigatória em repetição constante no Euroclube de Copenhaga. Pertence ao estilo de música de Euphoria mas musicalmente é-lhe inferior. Já gostei mais do que gosto, está em queda nas minhas preferências e dou-lhe 8 pts.

    Claro que passa à Final! Tal como a Suécia!

    Rui Neiva

    ResponderEliminar
  3. Na verdade a coreografia é mais "Try" da Pink a musica é que lembra a Loreen.
    Vai passar mas se calhar leva com um lugar tipo o de "Glorious" no ano passado(estas musicas passam de moda tão depressa como as pessoas as adoram e amam).
    Num ano é novidade no outro alguém que venha com algo idêntico é logo acusado disto e daquilo e a malta deixa de gostar...vá-se lá entender.
    7Pontinhos vá pq vindo da Estónia até é uma novidade...mas preferia a Sandra Nurmsalo.

    ResponderEliminar