Olhares sobre o ESC2014: Arménia

Intérprete(s): Aram MP3
Canção: Not Alone


André Moreira: Aram MP3 será o primeiro a atuar em Copenhaga. "Not Alone" não é uma música tão acessível quanto a têm feito parecer. Em casa as pessoas poderão ficar incomodadas com a repetição das palavras "Not Alone" e com a parte que tem Dubstep conjugado ao instrumental. Tratando-se da  Arménia espero que sejam exigentes com a performance pois será ela que ditará o sucesso ou o flop desta proposta. Irá passar certamente da semi-final e na final irá ficar fora do TOP 5. Não penso, de todo, que será a vencedora.

6 pontos 

Eurico Alves: Canção moderna, comercial, bem produzida e universal. É disto que se quer no ESC e é isto que contraria a ideia de que o certame é foleiro. Aos poucos essa ideia vai mudando e a Arménia contribui e muito para isso este ano. Arrisca-se e bem a ganhar.

10 pontos

Fabiana Silva: A característica mais positiva da proposta armênia é seu intérprete: Aram é muito carismático, sabe dominar o palco e tem um vocal praticamente perfeito, tanto nas notas graves quanto nas mais agudas. "Not alone" peca por sua construção: enquanto a primeira parte tem conteúdo mas não empolga, a segunda tem uma boa melodia, mas é repetitiva e cansativa. Talvez o alvoroço em cima dessa canção seja exagerado, já que ela não é tão surpreendente assim e que, estando na primeira semifinal, terá de enfrentar outros 5 grandes favoritos ao título (como a Suécia).

10 pontos

João Diogo: Fiquei muito surpreendido com a proposta da Arménia para este ano. É uma boa balada, com uns toques eletrónicos que lhe dão força e que permitem à música ter um crescendo que vai prender o telespectador. O Aram parece não comprometer na parte vocal e com uma apresentação em palco que faça jus à música poderemos ter aqui uma grande surpresa nos resultados. A ideia do cantor estar sozinho em palco não me agrada (mas espero que resulte).

12 pontos

Nelson Costa: Uma balada clássica, que puxa ao sentimento e que envolve o ouvinte do princípio ao fim, num crescendo que me agrada. Mais uma produção muito profissional da Arménia e que irá facilmente chegar ao top dos tops. Falta, contudo, algum toque de criatividade e originalidade para tornar este “Not alone” mais apelativo e único.

8 pontos

Patrícia Gargaté: É sem dúvida uma das melhores propostas para esta edição. Para além de estar em primeiro lugar em visualizações no youtube e nas casas de apostas, também está em primeiro no meu top. Prevejo um bom futuro para esta canção e aproveito para deixar uma mensagem a todos os fãs: Esqueçam os países, as regras, as polémicas e aproveitem a música. Aqui há qualidade!

12 pontos

Paulo Morais: E o ESC começa logo com uma das grandes favoritas do ano. Aram traz-nos uma canção bem pensada e bem conseguida. Ao longo dos 3 minutos, Not Alone vai crescendo, o piano no início e no final dá-lhe um toque diferente. A polémica com a Conchita da Áustria poderá roubar-lhe alguns votos dos eurofãs, que na semi são preciosos, mas a Final é certa, talvez até Yerevan 2015…

12 pontos

Pedro Sá: Hmm uma balada interessante...precisa de alguma maior força...que só aparece no final.

5 pontos

Rogério Berrucho: “Not Alone” é uma balada rock bem construída, com boa interpretação de Aram MP3, mas pouco mais que isso, situação que pode ser salva pela atuação ao vivo, uma vez que tem tudo para dar um grande espetáculo. A ver vamos…

5 pontos

Sânio Silva: Ao meu ver, essa é uma das melhores composições do ano. A canção é ousada, começando tranquila com uma arranjo clássico, e no final explode com muito drama e dupstep. Aram Mp3 não apenas tem uma voz excelente, mas também é extremamente carismático. Não é uma surpresa que seja uma das favoritas do ano, e seria um bom vencedor por oferecer à Europa uma canção emocionante, original, e ousada.

12 pontos

Total: 92 pontos

 Atenção: Os textos dos comentadores Fabiana Silva e Sânio Silva encontram-se em português do Brasil dada a origem dos comentadores.

8 comentários:

  1. Não percebo o fanatismo por esta música. Não lhe tiro o mérito de qualidade no entanto penso que não tem a força para agradar as massas. A ver vamos...posso estar enganado.

    GS

    ResponderEliminar
  2. Bah. Não passa de um aborrecimento pretensioso. Aliás, nem consegui acabar de ver a actuação dele em Amesterdão. Tirem-me desse filme e é certo e seguro que não gasto um cêntimo com esta canção. Este tipo de canção não me diz nada. Dentro do estilo prefiro Seal, que é uma referência de nível superior. A prova?

    https://www.youtube.com/watch?v=MU36uzr_ggo

    A esta canção eu daria 3 pts.

    Rui Neiva.

    ResponderEliminar
  3. Uma boa música, talvez top 10...Mas também não vejo que mereça muito melhor...

    ResponderEliminar
  4. Aqui ta a vencedora do esc

    ResponderEliminar
  5. Permitam-me discordar de tantos elogios à volta desta cantiga em que eu não noto nada de especial nem uma originalidade por aí além e os pontos que lhe estão atribuídos pecam também por inflacionados. Os comentadores Pedro Sá e Rogério são para mim os mais equilibrados na avaliação desta cantiga.

    ResponderEliminar
  6. Não compreendo como esta música tem ganho tanto favoritismo, é repetitiva e o dubstep torna a melodia desorganizada, é pouco original, entre outros pequenos pormenores de que não gosto. Espero que não vença, a música não tem força suficiente e há (muito) melhores este ano. Apenas daria 2 pontos

    ResponderEliminar
  7. Também eu ñ percebo o fanatismo...é diferente sim,têm qualidade,é moderna etc mas...falta algo mais.Não sei ñ...mais uma que vinda de um país como a Arménia...é novidade algo assim.

    ResponderEliminar
  8. Tema bonito e bem interpretado, com um dubstep que é a cereja no topo do bolo. É uma música muito atual e que pode fazer sucesso em qualquer parte do mundo. Contudo, é uma canção que peca, e muito, pela constante repetitividade da letra, o que vai certamente ditar, ou não, o seu sucesso no concurso. Séria candidata à vitória.

    8 pontos

    ResponderEliminar